Reavivados por Sua Palavra


Josué 19 – quinta, 08.11.12 by Jeferson Quimelli
7 de novembro de 2012, 17:41
Filed under: Estudo devocional da Bíblia

Texto bíblico –> Josué 19

Texto de hoje do blog da Bíblia:

(http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/19/)

Josué finalmente recebe sua herança

Josué era um homem de Deus, um forte líder militar, e um sábio governador do povo. Esta grandeza também se manifestava em ser ele um homem humilde, disposto a solicitar a sua porção de terra depois de todos os outros. Ele poderia ter escolhido a sua terra antes de qualquer um e ninguém faria objeções. Mas ele era um líder servidor e se mostrou como deixou um exemplo digno de ser seguido pelos demais.

A fonte da grandeza de Josué, manifestada desde o seu fiel trabalho como espia, era reconhecer que Deus era a fonte de toda a bênção, seja ela a vida ou a terra. Israel pertencia ao Senhor. O proprietário original e legítimo do povo e da terra de Israel era o próprio Senhor.

Isto é verdade também acerca do nosso país. Se rastrearmos a posse da terra a partir de hoje, chegaremos aos proprietários europeus, e os que possivelmente estavam aqui antes deles e, então, chegaremos a Deus. Nós não somos os verdadeiros donos: somos inquilinos, e o Senhor vai nos perguntar como temos usado a sua propriedade e para qual finalidade.

Ralph Neall

Professor aposentado e missionário



Josué 19 – quinta, 08.11.2012 by Jeferson Quimelli
7 de novembro de 2012, 17:38
Filed under: Sem categoria
1 Saiu a segunda sorte a Simeão, à tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias, e foi a sua herança no meio da dos filhos de Judá.
2 Na herança, tiveram: Berseba, Seba, Molada,
3 Hazar-Sual, Balá, Ezém,
4 Eltolade, Betul, Horma,
5 Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa,
6 Bete-Lebaote e Saruém; ao todo, treze cidades com suas aldeias.
7 Aim, Rimom, Eter e Asã; ao todo, quatro cidades com suas aldeias.
8 E todas as aldeias que havia em redor destas cidades, até Baalate-Ber, que é Ramá do Neguebe; esta era a herança da tribo dos filhos de Simeão, segundo as suas famílias.
9 A herança dos filhos de Simeão se tirou de entre a porção dos filhos de Judá, pois a herança destes era demasiadamente grande para eles, pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles.
10 Saiu a terceira sorte aos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias. O limite da sua herança ia até Saride.
11 Subia o seu limite, pelo ocidente, a Marala, tocava em Dabesete e chegava até ao ribeiro que está defronte de Jocneão.
12 De Saride, dava volta para o oriente, para o nascente do sol, até ao limite de Quislote-Tabor, saía a Daberate, e ia subindo a Jafia;
13 dali, passava, para o nascente, a Gate-Hefer, a Ete-Cazim, ia a Rimom, que se estendia até Neá,
14 e, rodeando-a, o limite passava, para o norte, a Hanatom e terminava no vale de Ifta-El.
15 Ainda Catate, Naalal, Sinrom, Idala e Belém, completando doze cidades com suas aldeias.
16 Esta era a herança dos filhos de Zebulom, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.
17 A quarta sorte saiu a Issacar, aos filhos de Issacar, segundo as suas famílias.
18 O seu território incluía Jezreel, Quesulote, Suném,
19 Hafaraim, Siom, Anacarate,
20 Rabite, Quisião, Ebes,
21 Remete, En-Ganim, En-Hada e Bete-Pasês.
22 O limite tocava o Tabor, Saazima e Bete-Semes e terminava no Jordão; ao todo, dezesseis cidades com suas aldeias.
23 Esta era a herança da tribo dos filhos de Issacar, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.
24 Saiu a quinta sorte à tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias.
25 O seu território incluía Helcate, Hali, Béten, Acsafe,
26 Alameleque, Amade e Misal; e tocava o Carmelo, para o ocidente, e Sior-Libnate;
27 volvendo-se para o nascente do sol, Bete-Dagom, tocava Zebulom e o vale de Ifta-El, ao norte de Bete-Emeque e de Neiel, e vinha sair a Cabul, pela esquerda,
28 Ebrom, Reobe, Hamom e Caná, até à grande Sidom.
29 Voltava o limite a Ramá e até à forte cidade de Tiro; então, tornava a Hosa, para terminar no mar, na região de Aczibe;
30 também Umá, Afeca e Reobe, completando vinte e duas cidades com suas aldeias.
31 Esta era a herança da tribo dos filhos de Aser, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.
32 Saiu a sexta sorte aos filhos de Naftali, segundo as suas famílias.
33 Era o seu limite desde Helefe, do carvalho em Zaananim, Adami-Nequebe, Jabneel, até Lacum e terminava no Jordão.
34 Voltava o limite, pelo ocidente, a Aznote-Tabor, de onde passava a Hucoque; tocava Zebulom, ao sul, e Aser, ao ocidente, e Judá, pelo Jordão, ao nascente do sol.
35 As cidades fortificadas eram: Zidim, Zer, Hamate, Racate, Quinerete,
36 Adamá, Ramá, Hazor,
37 Quedes, Edrei, En-Hazor,
38 Irom, Migdal-El, Horém, Bete-Anate e Bete-Semes; ao todo, dezenove cidades com suas aldeias.
39 Esta era a herança da tribo dos filhos de Naftali, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.
40 A sétima sorte saiu à tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias.
41 O território da sua herança incluía Zorá, Estaol, Ir-Semes,
42 Saalabim, Aijalom, Itla,
43 Elom, Timna, Ecrom,
44 Elteque, Gibetom, Baalate,
45 Jeúde, Benê-Beraque, Gate-Rimom,
46 Me-Jarcom e Racom, com o território defronte de Jope.
47 Saiu, porém, pequeno o limite aos filhos de Dã, pelo que subiram os filhos de Dã, e pelejaram contra Lesém, e a tomaram, e a feriram a fio de espada; e, tendo-a possuído, habitaram nela e lhe chamaram Dã, segundo o nome de Dã, seu pai.
48 Esta era a herança da tribo dos filhos de Dã, segundo as suas famílias; estas cidades com suas aldeias.
49 Acabando, pois, de repartir a terra em herança, segundo os seus territórios, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles.
50 Deram-lhe, segundo o mandado do SENHOR, a cidade que pediu, Timnate-Sera, na região montanhosa de Efraim; reedificou ele a cidade e habitou nela.
51 Eram estas as heranças que Eleazar, o sacerdote, e Josué, filho de Num, e os cabeças dos pais das famílias repartiram por sorte, em herança, pelas tribos dos filhos de Israel, em Siló, perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação. E assim acabaram de repartir a terra.
Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/19/):
Josué finalmente recebe sua herança
Josué era um homem de Deus, um forte líder militar, e um sábio governador do povo. Esta grandeza também se manifestava em ser ele um homem humilde, disposto a solicitar a sua porção de terra depois de todos os outros. Ele poderia ter escolhido a sua terra antes de qualquer um e ninguém faria objeções. Mas ele era um líder servidor e se mostrou como deixou um exemplo digno de ser seguido pelos demais.


A fonte da grandeza de Josué, manifestada desde o seu fiel trabalho como espia, era reconhecer que Deus era a fonte de toda a bênção, seja ela a vida ou a terra. Israel pertencia ao Senhor. O proprietário original e legítimo do povo e da terra de Israel era o próprio Senhor.

Isto é verdade também acerca do nosso país. Se rastrearmos a posse da terra a partir de hoje, chegaremos aos proprietários europeus, e os que possivelmente estavam aqui antes deles e, então, chegaremos a Deus. Nós não somos os verdadeiros donos: somos inquilinos, e oSenhor vai nos perguntar como temos usado a sua propriedade e para qual finalidade.

Ralph Neall
Professor aposentado e missionário


Josué 18 – quarta, 07.11.2012 by Jeferson Quimelli
7 de novembro de 2012, 1:30
Filed under: Sem categoria
1 Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles.
2 Dentre os filhos de Israel ficaram sete tribos que ainda não tinham repartido a sua herança.
3 Disse Josué aos filhos de Israel: Até quando sereis remissos em passardes para possuir a terra que o SENHOR, Deus de vossos pais, vos deu?
4 De cada tribo escolhei três homens, para que eu os envie, eles se disponham, e corram a terra, e façam dela um gráfico relativamente à herança das tribos, e se tornem a mim.
5 Dividirão a terra em sete partes: Judá ficará no seu território, ao sul, e a casa de José, no seu, ao norte.
6 Em sete partes fareis o gráfico da terra e mo trareis a mim, para que eu aqui vos lance as sortes perante o SENHOR, nosso Deus.
7 Porquanto os levitas não têm parte entre vós, pois o sacerdócio do SENHOR é a sua parte. Gade, e Rúben, e a meia tribo de Manassés já haviam recebido a sua herança dalém do Jordão, para o oriente, a qual lhes deu Moisés, servo do SENHOR.
8 Dispuseram-se, pois, aqueles homens e se foram, e Josué deu ordem aos que iam levantar o gráfico da terra, dizendo: Ide, correi a terra, levantai-lhe o gráfico e tornai a mim; aqui vos lançarei as sortes perante o SENHOR, em Siló.
9 Foram, pois, os homens, passaram pela terra, levantaram dela o gráfico, cidade por cidade, em sete partes, num livro, e voltaram a Josué, ao arraial em Siló.
10 Então, Josué lhes lançou as sortes em Siló, perante o SENHOR; e ali repartiu Josué a terra, segundo as suas divisões, aos filhos de Israel.
11 Saiu a sorte da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias; e o território da sua sorte caiu entre os filhos de Judá e os filhos de José.
12 O seu limite foi para o lado norte desde o Jordão; subia ao lado de Jericó, para o norte, e subia pela montanha, para o ocidente, para terminar no deserto de Bete-Áven.
13 E dali passava o limite a Luz, ao lado de Luz (que é Betel), para o sul; descia a Atarote-Adar, ao pé do monte que está do lado sul de Bete-Horom de baixo.
14 Seguia o limite, e tornava ao lado ocidental, para o sul do monte que está defronte de Bete-Horom, para o sul, e terminava em Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim), cidade dos filhos de Judá; este era o lado ocidental.
15 O lado do sul começava na extremidade oriental de Quiriate-Jearim e seguia até à fonte das águas de Neftoa;
16 descia o limite até à extremidade do monte que está defronte do vale do Filho de Hinom, ao norte do vale dos Refains, e descia pelo vale de Hinom do lado dos jebuseus, para o sul; e baixava a En-Rogel;
17 volvia-se para o norte, chegava a En-Semes, de onde passava para Gelilote, que está defronte da subida de Adumim, e descia à pedra de Boã, filho de Rúben;
18 passava pela vertente norte, defronte da planície, e descia à planície.
19 Depois, passava o limite até ao lado de Bete-Hogla, para o norte, para terminar na baía do mar Salgado, na desembocadura do Jordão, ao sul; este era o limite do sul.
20 Do lado oriental, o Jordão era o seu limite; esta era a herança dos filhos de Benjamim nos seus limites em redor, segundo as suas famílias.
21 As cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias, eram: Jericó, Bete-Hogla, Emeque-Quesis,
22 Bete-Arabá, Zemaraim, Betel,
23 Avim, Pará, Ofra,
24 Quefar-Amonai, Ofni e Gaba; ao todo, doze cidades com suas aldeias.
25 Gibeão, Ramá, Beerote,
26 Mispa, Cefira, Mosa,
27 Requém, Irpeel, Tarala,
28 Zela, Elefe, Jebus (esta é Jerusalém), Gibeá e Quiriate; ao todo, catorze cidades com suas aldeias; esta era a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.



Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/18/):
O Senhor Decide
Após Canaã ter sido conquistada, ainda havia sete tribos que não tinham recebido suas heranças. Josué sugeriu que se escolhessem três homens de cada uma das sete tribos e que eles viajassem através da terra e retornassem com um relatório. Eles deveriam descrever o que vissem e sugerir como a grande área deveria ser dividida, e assim eles o fizeram. Josué, então, lançou sortes perante o Senhor em Siló e dividiu a terra respeitando os resultados do sorteio. O importante é que a decisão de como a terra deveria ser dividida não veio nem de Josué, nem de Eleazer ou de qualquer homem, mas eles dependeram inteiramente do Senhor para isto.
Foi assim que os discípulos também fizeram quando precisaram encontrar um discípulo para substituir Judas (Atos 1:15-26). Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos 120 crentes reunidos para a oração e disse: “Judas era um de nós, mas traiu o Senhor, e depois se enforcou. Precisamos encontrar alguém que tenha estado conosco desde o início e testemunhado a ressurreição do Senhor para substituir Judas.” O grupo, então, concordou em dois nomes: José, também chamado de Justo, e Matias. Então eles oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou” (Atos 1: 24,25 NVI). Eles lançaram sortes e a sorte caiu em Matias, que se tornou o décimo segundo apóstolo.
Porque eles lançaram sortes? Tanto Josué quanto os apóstolos viviam situações em que não havia consenso e foram inspirados naquele momento a buscar um processo de escolha que deixasse certeza absoluta da orientação divina, sem qualquer influência humana. Mais importante: havia unanimidade entre o povo de que fora o próprio Deus quem inspirara o processo e estava no controle.
O principal hoje é orarmos fervorosa e humildemente a fim de descobrirmos a vontade de Deus e que esta se cumpra. Se o Senhor orientar claramente para lançarmos sortes, devemos faze-lo. Se Ele nos orientar para levarmos o assunto para um grupo de pessoas consagradas decidirem a respeito, assim o façamos. Precisamos confiar na liderança do Senhor. Ele irá orientar e direcionar a Sua igreja, assim como fez no passado.

Ralph Neall
Professor aposentado e Missionário
Trad JAQ – Rev JDS 


Josué 18 – quarta, 07.11.12 by Jeferson Quimelli
7 de novembro de 2012, 0:54
Filed under: Estudo devocional da Bíblia

Texto Bíblico –> Josué 18

 Texto de hoje do blog da Bíblia:

O Senhor Decide

Após Canaã ter sido conquistada, ainda havia sete tribos que não tinham recebido suas heranças. Josué sugeriu que se escolhessem três homens de cada uma das sete tribos e que eles viajassem através da terra e retornassem com um relatório. Eles deveriam descrever o que vissem e sugerir como a grande área deveria ser dividida, e assim eles o fizeram. Josué, então, lançou sortes perante o Senhor em Siló e dividiu a terra respeitando os resultados do sorteio. O importante é que a decisão de como a terra deveria ser dividida não veio nem de Josué, nem de Eleazer ou de qualquer homem, mas eles dependeram inteiramente do Senhor para isto.

 

Foi assim que os discípulos também fizeram quando precisaram encontrar um discípulo para substituir Judas (Atos 1:15-26). Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos 120 crentes reunidos para a oração e disse: “Judas era um de nós, mas traiu o Senhor, e depois se enforcou. Precisamos encontrar alguém que tenha estado conosco desde o início e testemunhado a ressurreição do Senhor para substituir Judas.” O grupo, então, concordou em dois nomes: José, também chamado de Justo, e Matias. Então eles oraram: “Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou” (Atos 1: 24,25 NVI). Eles lançaram sortes e a sorte caiu em Matias, que se tornou o décimo segundo apóstolo.

 

Porque eles lançaram sortes? Tanto Josué quanto os apóstolos viviam situações em que não havia consenso e foram inspirados naquele momento a buscar um processo de escolha que deixasse certeza absoluta da orientação divina, sem qualquer influência humana. Mais importante: havia unanimidade entre o povo de que fora o próprio Deus quem inspirara o processo e estava no controle.

 

O principal hoje é orarmos fervorosa e humildemente a fim de descobrirmos a vontade de Deus e que esta se cumpra. Se o Senhor orientar claramente para lançarmos sortes, devemos faze-lo. Se Ele nos orientar para levarmos o assunto para um grupo de pessoas consagradas decidirem a respeito, assim o façamos. Precisamos confiar na liderança do Senhor. Ele irá orientar e direcionar a Sua igreja, assim como fez no passado.

 

Ralph Neall

Professor aposentado e missionário

Trad JAQ – Rev JDS