Reavivados por Sua Palavra


Josué 16 – seg, 05.11.12 by Jeferson Quimelli
4 de novembro de 2012, 23:39
Filed under: Estudo devocional da Bíblia

Texto bíblico –> Josué 16

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/16/):

Caleb confia na Promessa de Deus

Como vimos no capítulo anterior e agora, em Josué 16, Josué e Calebe foram os únicos que restaram de todos os adultos que escaparam do Egito, atravessaram o Mar Vermelho e vaguearam pelo deserto com Israel por 40 anos. Josué concedeu Hebrom a Calebe, a cidade que tanto havia aterrorizado os espias por conta dos gigantes anaquins que ali viviam, 45 anos atrás. Confiando no Senhor, o idoso mas vigoroso Caleb, de 85 anos de idade, expulsou os anaquins e depois marchou contra Quiriate-Sefer. Otniel, seu sobrinho, tomou a cidade e reivindicou Acsa, a filha de Calebe como recompensa.

 Infelizmente muitos outros em Israel não tiveram a mesma fé de Calebe. Os membros da tribo de Judá (judaítas) não conseguiram desalojar os jebuseus de Jerusalém, e 16:10 relata que os efraimitas não desalojaram os cananeus. “Ao permitirem os estrangeiros permanecerem no meio deles, os efraimitas se expuseram a um perigo espiritual. A história posterior da tribo mostra que ela caiu tão completamente na idolatria que Deus, por intermédio de um profeta, declarou: ‘Efraim está entregue aos ídolos: é deixá-lo’ Os 4:17).” (CBASD, Vol. 2, p. 260). Nos capítulos que se seguem, lemos que os manassitas não foram capazes de ocupar algumas de suas cidades, porque os cananeus “estavam decididos a viver naquela região” (17:12 NVI), e os danitas tiveram muita dificuldade em tomar posse de seu território.

 Se eles tivessem tido fé e se esforçado, o Senhor lhes teria dado a vitória como deu a Calebe. Deste modo foi preparado o caminho para a apostasia futura.

 E o que dizer a nosso respeito? Teremos fé e coragem suficientes para expulsar de nossa vida tudo aquilo que desagrada a Deus e dificulta a nossa plena posse da promessa de Deus? Se nos apegarmos ao Senhor a nossa vitória será certa, assim como aconteceu com Calebe.

Ralph Neall

Professor aposentado e missionário

Trad JAQ – Rev JDS



Josué 15 – domingo, 04.11.12 by Jeferson Quimelli
4 de novembro de 2012, 2:33
Filed under: Estudo devocional da Bíblia

Texto bíblico –> Josué 15

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/15/):

Deus cumpre Sua promessa
Israel havia conquistado suficiente terra em Canaã para distribuir para as nove tribos e meia restantes. Rúben, Gade e metade de Manassés já haviam recebido as suas porções a leste do Jordão. 
Josué viu a distribuição da terra como uma obrigação sagrada, pois marcou o cumprimento da promessa feita a Abraão 430 anos antes (Gên. 12:2, 3).
 
Abraão, Isaque e Jacó esperavam herdar Canaã desde o rio do Egito até o Eufrates, mas Gên. 13:14-17 mostra que Deus tinha planos muito maiores. Ele disse a Abraão que olhasse para o norte, sul, leste e oeste, porque Ele lhe daria toda a terra que pudesse ver. Abraão teria tido problemas para esticar uma cerca em torno de tudo isso, porque quando ele saísse em qualquer direção, tão longe quanto pudesse ver, ele veria ainda mais longe!
Paulo disse que era o plano de Deus que Abraão fosse “o herdeiro do mundo” (Rm 4:13).
A promessa é para nós também: “E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:29 NVI).
 
Graças a Deus por Sua promessa!
 
Ralph Neall
Professor aposentado e missionário


Josué 15 – domingo, 04.11.2012 by Jeferson Quimelli
4 de novembro de 2012, 2:11
Filed under: Sem categoria
1 A sorte da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias, caiu para o sul, até ao limite de Edom, até ao deserto de Zim, até à extremidade do lado sul.
2 Foi o seu limite ao sul, desde a extremidade do mar Salgado, desde a baía que olha para o sul;
3 e sai para o sul, até à subida de Acrabim, passa a Zim, sobe do sul a Cades-Barnéia,
4 passa por Hezrom, sobe a Adar e rodeia Carca; passa por Azmom e sai ao ribeiro do Egito; as saídas deste limite vão até ao mar; este será o vosso limite do lado sul.
5 O limite, porém, para o oriente será o mar Salgado, até à foz do Jordão; e o limite para o norte será da baía do mar, começando com a embocadura do Jordão,
6 limite que sobe até Bete-Hogla e passa do norte a Bete-Arabá, subindo até à pedra de Boã, filho de Rúben,
7 subindo ainda este limite a Debir desde o vale de Acor, olhando para o norte, rumo a Gilgal, a qual está à subida de Adumim, que está para o sul do ribeiro; daí, o limite passa até às águas de En-Semes; e as suas saídas estarão do lado de En-Rogel.
8 Deste ponto sobe pelo vale do Filho de Hinom, do lado dos jebuseus do Sul, isto é, Jerusalém; e sobe este limite até ao cimo do monte que está diante do vale de Hinom, para o ocidente, que está no fim do vale dos Refains, do lado norte.
9 Então, vai o limite desde o cimo do monte até à fonte das águas de Neftoa; e sai até às cidades do monte Efrom; vai mais este limite até Baalá, isto é, Quiriate-Jearim.
10 Então, dá volta o limite desde Baalá, para o ocidente, até ao monte Seir, passa ao lado do monte de Jearim do lado norte, isto é, Quesalom, e, descendo a Bete-Semes, passa por Timna.
11 Segue mais ainda o limite ao lado de Ecrom, para o norte, e, indo a Siquerom, passa o monte de Baalá, saindo em Jabneel, para terminar no mar.
12 O limite, porém, do lado ocidental é o mar Grande e as suas imediações. São estes os limites dos filhos de Judá ao redor, segundo as suas famílias.
13 A Calebe, filho de Jefoné, porém, deu Josué uma parte no meio dos filhos de Judá, segundo lhe ordenara o SENHOR, a saber, Quiriate-Arba, isto é, Hebrom; este Arba era o pai de Anaque.
14 Dali expulsou Calebe os três filhos de Anaque: Sesai, Aimã e Talmai, gerados de Anaque.
15 Subiu aos habitantes de Debir, cujo nome, dantes, era Quiriate-Sefer.
16 Disse Calebe: A quem derrotar Quiriate-Sefer e a tomar, darei minha filha Acsa por mulher.
17 Tomou-a, pois, Otniel, filho de Quenaz, irmão de Calebe; este lhe deu a filha Acsa por mulher.
18 Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; e ela apeou do jumento; então, Calebe lhe perguntou: Que desejas?
19 Respondeu ela: Dá-me um presente; deste-me terra seca, dá-me também fontes de água. Então, lhe deu as fontes superiores e as fontes inferiores.
20 Esta é a herança da tribo dos filhos de Judá, segundo as suas famílias.
21 São, pois, as cidades no extremo sul da tribo dos filhos de Judá, rumo do território de Edom: Cabzeel, Éder, Jagur,
22 Quiná, Dimona, Adada,
23 Quedes, Hazor, Itnã,
24 Zife, Telém, Bealote,
25 Hazor-Hadata, Queriote-Hezrom (que é Hazor),
26 Amã, Sema, Molada,
27 Hazar-Gada, Hesmom, Bete-Palete,
28 Hazar-Sual, Berseba, Biziotiá,
29 Baalá, Iim, Ezém,
30 Eltolade, Quesil, Horma,
31 Ziclague, Madmana, Sansana,
32 Lebaote, Silim, Aim e Rimom; ao todo, vinte e nove cidades com suas aldeias.
33 Nas planícies: Estaol, Zorá, Asná,
34 Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enã,
35 Jarmute, Adulão, Socó, Azeca,
36 Saaraim, Aditaim, Gedera e Gederotaim; ao todo, catorze cidades com suas aldeias.
37 Zenã, Hadasa, Migdal-Gade,
38 Dileã, Mispa, Jocteel,
39 Laquis, Boscate, Eglom,
40 Cabom, Laamás, Quitlis,
41 Gederote, Bete-Dagom, Naamá e Maquedá; ao todo, dezesseis cidades com suas aldeias.
42 Libna, Eter, Asã,
43 Ifta, Asná, Nezibe,
44 Queila, Aczibe e Maressa; ao todo, nove cidades com suas aldeias.
45 Ecrom com suas vilas e aldeias;
46 desde Ecrom até ao mar, todas as que estão do lado de Asdode, com suas aldeias.
47 Asdode, suas vilas e aldeias; Gaza, suas vilas e aldeias, até ao rio do Egito e o mar Grande com as suas imediações.
48 Na região montanhosa: Samir, Jatir, Socó,
49 Daná, Quiriate-Sana, que é Debir,
50 Anabe, Estemoa, Anim,
51 Gósen, Holom e Gilo; ao todo, onze cidades com suas aldeias.
52 Arabe, Dumá, Esã,
53 Janim, Bete-Tapua, Afeca,
54 Hunta, Quiriate-Arba (que é Hebrom) e Zior; ao todo, nove cidades com suas aldeias.
55 Maom, Carmelo, Zife, Jutá,
56 Jezreel, Jocdeão, Zanoa,
57 Caim, Gibeá e Timna; ao todo, dez cidades com suas aldeias.
58 Halul, Bete-Zur, Gedor,
59 Maarate, Bete-Anote e Eltecom; ao todo, seis cidades com suas aldeias.
60 Quiriate-Baal (que é Quiriate-Jearim) e Rabá; ao todo, duas cidades com suas aldeias.
61 No deserto: Bete-Arabá, Midim, Secaca,
62 Nibsã, Cidade do Sal e En-Gedi; ao todo, seis cidades com suas aldeias.
63 Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje.

Texto de hoje do blog da Bíblia (http://revivedbyhisword.org/en/bible/jsh/15/):
Deus cumpre Sua promessa
Israel havia conquistado suficiente terra em Canaã para distribuir para as nove tribos e meia restantes. Rúben, Gade e metade de Manassés já haviam recebido suas porções a leste do Jordão. 
Para Josué a distribuição da terra como uma obrigação sagrada, pois assinalava o cumprimento da promessa feita a Abraão 430 anos antes (Gên. 12:2, 3).
Abraão, Isaque e Jacó esperavam herdar Canaã desde o rio do Egito até o Eufrates, mas Gên. 13:14-17 mostra que Deus tinha planos muito maiores. Ele disse a Abraão que olhasse para o norte, sul, leste e oeste, porque Ele lhe daria toda a terra que pudesse ver. Abraão teria tido problemas para esticar uma cerca em torno de tudo isso, porque quando ele saísse em qualquer direção, tão longe quanto pudesse ver, ele veria ainda mais longe!
Paulo disse que era o plano de Deus que Abraão fosse “o herdeiro do mundo” (Rm 4:13).
A promessa é para nós também. Este mundo pertence a Deus e Ele o dará àqueles que O amam. “E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:29 NVI).
Graças a Deus por Sua promessa!
Ralph Neall
Professor aposentado e missionário
Trad JAQ – Rev JDS
Fonte dos mapas: Atlas Bíblico, CPAD.