Reavivados por Sua Palavra


AMÓS 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
19 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

612 palavras

1 Vi o Senhor. O profeta recebe um vislumbre da Majestade do Céu, retratada como pronta a punir o povo rebelde (ver Is 6:1; Ez 10:1). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1084.

Junto ao altar. Alguns interpretam este “altar”como aquele do culto ao bezerro em Betel, e o Senhor colocando-Se ali com o propósito de condenar e julgar. Outros creem que … aqui se trata do altar de holocausto em Jerusalém. CBASD, vol. 4, p. 1084.

Fere. Isto, provavelmente, refira-se ao anjo destruidor (ver 2Sm 24:15, 16; 2Rs 19:35). CBASD, vol. 4, p. 1084.

Capitéis. Do heb. kaftor. Provavelmente aqui kaftor descreve um capitel ou coluna. CBASD, vol. 4, p. 1084.

Umbrais. Este ataque seria tão forte que a estrutura do edifício se abalaria e enfraqueceria; os umbrais seriam sacudidos, e a estrutura, destruída. CBASD, vol. 4, p. 1084, 1085.

Matarei. A estrutura em colapso é retratada como ferindo ou matando as pessoas, com as ruínas caindo sobre elas. CBASD, vol. 4, p. 1085.

Até ao último deles. Ou, aqueles que sobreviveriam à destruição. Eles não teriam chance de escape, pois seriam mortos à espada. CBASD, vol. 4, p. 1085.

6 Câmaras. “Câmaras” designam poeticamente o lugar de habitação de Deus. CBASD, vol. 4, p. 1085.

7 Como os etíopes. Israel estava em igualdade com outras nações. Os israelitas eram o povo escolhido somente sob condição de obediência à vontade de Deus (ver com. [CBASD] de Êx 19:5, 6; Mt 3:7-9). Israel permanecia como escolhido de Deus à medida que escolhesse a Deus. Quando o povo se apartava de Deus, tornava-se estranho para Ele. CBASD, vol. 4, p. 1085.

Filisteus. A menção dos filisteus e siros pode ter chamado a atenção de Israel para o fato de que eles, como filhos de Jacó, não eram os únicos que receberam o privilégio de viver na terra prometida. Na verdade, tanto os siros como os filisteus habitavam no território que Deus prometera 1a semente de Abraão (Gn 15:18). Israel havia falhado em seguir adiante pela fé para possuir toda a terra. então, nos dias de Amós, o povo rebelde do norte devia saber que viver na terra prometida não significava necessariamente a aprovação de Deus; pois, seu vizinhos pagãos também moravam lá. CBASD, vol. 4, p. 1085.

Caftor. Provavelmente deve ser identificado com a ilha de Creta (ver com. [CBASD] de Gn 10:14). CBASD, vol. 4, p. 1085.

11 O tabernáculo. Um ‘tabernáculo que cai” é uma figura trágica que representa o estado espiritual de Israel antes do cativeiro. Com a queda do Israel étnico, o cumprimento desta passagem deve ser encontrado em Cristo, o Israel que surgiu da oportunidade perdida pelo Israel literal (ver Mt 23:37, 38; At 13:44-48…). CBASD, vol. 4, p. 1086.

Levantando-o das suas ruínas. Referência às ruínas da casa de Davi e à promessa do Messias que viria da linhagem desse monarca. O livro de Amós termina com palavras de restauração. Bíblia de Estudo Andrews.

13 Eis que vêm dias. Os v. 13 a 15 descrevem, em linguagem impressionante, as muitas bênçãos que poderiam ter sido recebidas pelo Israel literal …, mas que seriam dadas a todos os que compusessem o verdadeiro Israel de Deus (ver PR, 300). CBASD, vol. 4, p. 1086.

O que lavra. O “lavrador”alcançaria o “ceifeiro”, porque semeadura e colheita seguiriam uma à outra sem pausa. Tão abundante seria a colheita e a vindima que, figurativamente falando, não haveria tempo de se fazer a colheita completa antes que a semeadura seguinte começasse. CBASD, vol. 4, p. 1086.

14 Reedificarão. A referência principal desta frase era ao retorno dos judeus do exílio, do final dos 70 anos de cativeiro (ver 2Cr 36:22, 23; Jr 29:10-14). No entanto, este versículo também aponta para o futuro, para as cenas finais do grande conflito entre Cristo e Satanás, quando os “cativos”resgatados do pecado habitarão em eterna paz e felicidade (ver Is 65:21, 22; Pr, 300). CBASD, vol. 4, p. 1086.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.