Reavivados por Sua Palavra


1Reis 09 — Rosana Barros by Ivan Barros
10 de fevereiro de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste perante Mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o Meu nome para sempre; os Meus olhos e o Meu coração estarão ali todos os dias” (v.3).

Em Gibeão, o Senhor falou com Salomão em sonho e o abençoou com sabedoria e inteligência. Provavelmente, Deus apareceu pela segunda vez a Salomão também em sonho — desta vez para responder à sua oração na solenidade do templo, confirmar a aliança estabelecida com seu pai, Davi, e deixar-lhe uma advertência acerca das terríveis consequências da desobediência e da idolatria. A sucessão do trono e a segurança da nação dependiam de um governo estabelecido sobre o sólido fundamento do “assim diz o Senhor”.

Os demais negócios de Salomão consistiam em acordos comerciais e políticos em nível internacional, além da organização da nação e de seus subordinados. Três vezes por ano, ele oferecia sacrifícios e queimava incenso “sobre o altar perante o Senhor” (v.25), buscando sempre engrandecer o seu reino. Contudo, seu estilo de vida começava a dar os primeiros passos rumo à perda de prestígio, especialmente no norte de Israel, quando decidiu pagar ao rei de Tiro com vinte de suas cidades.

Há um perigo fatal oculto por trás da fama e da riqueza, amados. Mesmo cheio de sabedoria e de inteligência, Salomão abriu brechas em seu coração que o contaminaram. Com as alianças internacionais através de casamentos em jugo desigual, surgiu a idolatria; e, com o acúmulo de riquezas e a paz nacional, veio o comodismo. Esses dois vilões — a idolatria e o comodismo — quase custaram a vida eterna do homem mais sábio da Terra.

Às vezes, não é preciso ter muito dinheiro ou uma vida devassa para cair nos mesmos pecados. Basta ter os olhos e o coração nessas coisas para tornar a vida em densas trevas. Deus espera que Seus filhos andem diante dEle “com integridade de coração e com sinceridade” (v.4). Assim como Ele santificou o templo e pôs ali o Seu nome, “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts.4:3). Como templos do Espírito Santo, somos chamados a olhar para onde o nosso Sumo Sacerdote está hoje, intercedendo por nós no Santíssimo, para que vivamos a ordem divina: “Sede santos, porque Eu sou santo” (1Pe.1:16).

Jesus não vem buscar um povo perfeccionista, mas sim um povo santo: homens, mulheres e crianças que buscam viver conforme a vontade do Senhor, “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). Crentes fiéis que, reconhecendo sua condição de pecadores e destituídos da glória de Deus, permitem que o Espírito Santo realize Sua obra diária até que seja completada no Dia de Cristo.

Não se trata apenas de aparência, meus irmãos; trata-se de essência. A aparência de santidade exige esforço para ser notada, mas a essência exala naturalmente “o bom perfume de Cristo” (2Co.2:15). É um milagre que só o Espírito Santo pode realizar mediante a fé no que Cristo fez por nós. Jesus disse: “Todo aquele que vem a Mim, e ouve as Minhas palavras, e as pratica, Eu vos mostrarei a quem é semelhante” (Lc.6:47). Simples assim! Até que Cristo volte e nos livre deste corpo mortal e corrupto, clamemos pelo batismo do Espírito Santo, para que os olhos e o coração do Senhor estejam sobre nós “todos os dias” (v.3).

Pai amado, nós queremos Te agradecer por Tua paciência conosco, por cuidar de nós, mesmo que não sejamos merecedores disso! Não estamos livres de cometer os mesmos pecados de Salomão. Por isso, clamamos pelo batismo do Espírito Santo, nos concedendo um coração íntegro e sincero diante de Ti, para que a nossa vida exale a boa fragrância de Cristo para a Tua glória, Pai! E o fazemos no nome e nos méritos de nosso Senhor e Salvador, Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, bom perfume de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#1REIS09 #1REIS9 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.