Filed under: Sem categoria
634 palavras
9.1 – 20.26 Esses capítulos, junto com 1Rs 1.1-2.46, são muitas vezes mencionados como a “história da Corte de Davi” e aclamados como um dos exemplos mais primorosos de narrativa histórica que o mundo antigo já produziu. Seus pormenores íntimos e precisos marcam-nos como obra de uma testemunha ocular [e não de quem ouviu de “segunda mão”]. Bíblia de Estudo NVI Vida.
O cap.9 é posterior ao incidente do cap 21.1-14. Bíblia Shedd.
1 que eu use de bondade…? Davi não se esqueceu da sua promessa a Jônatas (v. 1Sm 20.15, 42). Bíblia de Estudo NVI Vida.
2 Ziba. Homem desleal e ambicioso (16.1-4; 19.24-30). Bíblia Shedd.
3 da bondade de Deus. Isto é, da bondade motivada por Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 695.
Ainda há um filho. Parece que Mefibosete, com medo de perder a vida, havia se escondido tão bem, que seu paradeiro era conhecido apenas por alguns dos amigos mais íntimos da casa de Saul. CBASD, vol. 1, p. 695, 696.
4 Maquir. Segundo parece, um rico benfeitor de Mefibosete que posteriormente socorreu Davi (17.27). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Mais tarde, Davi colheria os frutos da bondade demonstrada à casa de Saul, pois, quando fugia de Absalão, Maquir, filho de Amiel, reagiu com liberalidade ao fornecer as provisões necessárias a ele e a seu exército (2Sm 17:27-29). CBASD, vol. 1, p. 696.
5, 6 Mefibosete teve medo de visitar o rei, que queria tratá-lo como um príncipe. Apesar de Mefibosete temer por sua vida e se sentir indigno, isso não significa que ele deveria recusar as dádivas de Davi. Quando Deus graciosamente nos oferece perdão de nossos pecados e um lugar no Céu, nós podemos nos sentir indignos, mas receberemos estas dádivas [gifts, no original] se as aceitarmos. Uma recepção ainda mais calorosa do que a que Davi concedeu a Mefibosete espera por todos que recebem as dádivas de Deus através de Jesus Cristo, não porque as merecem, mas por causa da promessa de Deus (Efésios 2:8, 9). Life Application Study Bible Kingsway.
prostrando-se, com o rosto em terra. Mefibosete percebeu que sua vida estava à mercê do rei. CBASD, vol. 1, p. 696.
7 Não temas. Davi sabia que, enquanto qualquer descendente de Saul estivesse vivo, seu próprio trono poderia estar em risco. No entanto, sua natureza generosa, juntamente com a promessa que fizera a Jônatas, o motivaram a ter uma atitude de bondade e misericórdia. CBASD, vol. 1, p. 696.
comerás pão sempre à minha mesa. A expressão não precisa ser tomada literalmente. O sentido básico é que aquele a quem fosse mostrado tal favor devia, daí por diante, ser sustentado pela generosidade do rei – em outras palavras, devia receber uma pensão vitalícia. Nesse sentido é que os 400 profetas do poste-ídolo comiam “da mesa de Jezabel” (1Rs 18:19). CBASD, vol. 1, p. 696.
8 cão morto como eu (NVI). Expressão de profunda humildade. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Os cães selvagens do antigo Oriente se alimentavam das carniças da comunidade, e eram olhados com repugnância. Um cão morto era a coisa mais desprezível que se podia imaginar. CBASD, vol. 1, p. 697.
10 quinze filhos e vinte servos. O número de homens trabalhando nas terras mostra que as propriedades eram extensas. O número também indica o poder de Ziba e sua ameaça em potencial para Mefibosete (16:3; 19.26). Bíblia de Genebra.
11 como um dos filhos do rei. Por seu grande amor por Jônatas, Davi fez de Mefibosete seu filho adotivo. Andrews Study Bible.
12 Quando Davi começou a reinar, Mefibosete tinha cinco anos (4.4). Mas ele agora já tem um filho pequeno, Mica, que continuará a descendência de Jônatas (1Cr 8.35). Bíblia Shedd.
Tanto quanto se sabe, Mefibosete teve apenas um filho, Mica, mas a posteridade de Mica foi numerosa (1Cr 8:35-40; 9:40-44). CBASD, vol. 1, p. 697.
13 Ele era coxo. Devido a esta deficiência, Mefibosete foi impedido de sair de Jerusalém quando da insurreição de Absalão. Foi o ato de Mefibosete permanecer em Jerusalém que deu plausibilidade à acusação de que ele era desleal (2Sm 16:3; 19:25-27). CBASD, vol. 1, p. 697.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário