Reavivados por Sua Palavra


Josué 07 — Rosana Barros by Ivan Barros
27 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do Senhor e fez loucura em Israel” (v.15).

Antes do Senhor entregar Jericó nas mãos dos israelitas, Josué foi muito claro ao declarar: “Tão somente guardai-vos das coisas condenadas”, para não tornar “maldito o arraial de Israel e o confundais” (Js.6:18). Ou seja, o povo não poderia levar para si os despojos daquela cidade, muito provavelmente pela idolatria e licenciosidade que ali existia (exceto do que o Senhor ordenou que tomassem para Seu tesouro). Porém, Acã, da tribo de Judá, “tomou das coisas condenadas […] [e] a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel” (v.1). A desobediência daquele homem provocou o luto de cerca de 36 famílias, que perderam seus homens na trágica batalha contra a cidade de Ai.

É difícil aceitar que por causa do pecado de uma pessoa todo o povo fosse prejudicado e toda uma família perecesse. São chocantes os versos que descrevem a condenação de Acã e de sua família (v.24-25). Mas não foi assim que o pecado entrou no mundo, amados? “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores” (Rm.5:19). Isto me leva a uma conclusão muito séria: as minhas escolhas geram consequências que não se restringem apenas a mim. Elas podem provocar muita dor e tristeza a outros também. Israel foi à luta e voltou derrotado por causa do pecado de apenas um homem.

Querer se eximir da responsabilidade foi o que fez Acã, a ponto de permitir que Deus mandasse convocar tribo por tribo, família por família e homem por homem, até, finalmente, chegar ao culpado. Se o Senhor simplesmente o tivesse castigado sem que Acã confessasse, ou sem as provas de sua desobediência, colocaria em dúvida o Seu julgamento justo. O mais triste de tudo é que Acã envolveu sua família naquela trama, trazendo ruína à toda sua casa. Meus amados irmãos, precisamos atender à advertência do apóstolo Paulo: “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (2Co.13:5). Deus ordenou mais uma vez que Seus filhos se santificassem: “Santificai-vos para amanhã” (v.13). Deus deu a Acã um dia inteiro de prazo para se arrepender e confessar o seu pecado, mas ele não o fez. Permitiu que a desconfiança tomasse conta de todo o povo e não temeu o Deus que tudo vê.

Deus é misericórdia, amados! Ele nos oferece oportunidades de arrependimento e confissão. E Ele nos apela, hoje: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm.12:2). O Senhor nos diz como disse a Josué: “Levanta-te! Porque estás prostrado assim sobre o rosto?” (v.10). Israel havia pecado e violado a aliança do Senhor (v.11). Não adianta chorar e se lamentar, quando você sabe o que é preciso fazer e não o faz. Infelizmente, Acã não confessou seu pecado em atitude de arrependimento. Encurralado num constrangimento que ele mesmo provocou, só lhe restou admitir o que havia feito.

Deus está sacudindo Sua igreja e preparando para Si um povo santo. Esse processo tende a ser cada vez mais seletivo, até que atinja o ápice de seu cumprimento: “Porque eis que darei ordens e sacudirei a casa de Israel entre todas as nações, assim como se sacode trigo no crivo, sem que caia na terra um só grão” (Am.9:9). Acã representa a classe dos que fazem parte do povo de Deus, que estão no meio dele, que são até mesmo participativos na obra, mas que violam a aliança do Senhor com coisas condenadas, praticando “loucura em Israel” (v.15). Deus não irá tolerar essas coisas por muito mais tempo, amados! Quem estiver conturbando a igreja de Deus está com os dias contados! Toda a oportunidade de perdão tem sido ofertada. Mas o Senhor sacudirá a Sua igreja e, aos “Acãs”, “a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre” (Ap.21:8).

Agora, é o tempo de tomar a firme decisão que tomou Josué: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Js.24:15). Porque, por um só homem entrou o pecado no mundo, mas graças a Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, porque por Sua justiça, “muitos se tornarão justos” (Rm.5:19). “Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia” (1Co.10:12), pois a sua queda pode significar a queda de sua família e de muitas outras pessoas. Com maior carinho e compaixão que teve Josué por Acã, o Espírito Santo clama aos transgressores: “Filho meu [filha minha], dá glórias ao Senhor, Deus de Israel, e a Ele rende louvores; e declara-me, agora, o que fizeste; não mo ocultes” (v.19). Fé, confissão e arrependimento são os passos que precisamos dar na direção de um Deus que está sempre pronto a nos perdoar.

Senhor, nosso Deus, trocar o Senhor e a Sua vontade pelas coisas contaminadas deste mundo é realmente uma loucura. E pior fica quando nossas escolhas se tornam qual lepra, prejudicando Tua igreja e a Tua obra. Como corpo de Cristo, precisamos andar em conformidade com Tua Palavra, nos ajudando mutuamente e sendo um cheiro de vida para a vida, e não de morte para a morte. Ajuda-nos, Pai, pois necessitamos do Espírito Santo nos renovando e regenerando a cada dia! Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, alvos da misericórdia do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#JOSUÉ07 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.