Filed under: Sem categoria
“O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio” (v.2).
Enquanto Judá e seus irmãos sofriam as consequências de seu plano maligno, José estava coberto pela mão de Deus. A partir de hoje veremos a impressionante história de um jovem que decidiu ser fiel a Deus mesmo diante das circunstâncias mais desfavoráveis, tornando-se assim um grande homem de Deus. Não podemos esquecer que José enfrentou uma longa jornada até o Egito, onde foi vendido como uma mercadoria. A Bíblia não revela o que ele teve de sofrer até alcançar a posição de um servo próspero e benquisto por seu senhor egípcio. No entanto, é muito provável que tenha enfrentado as dificuldades de um escravo até conquistar a confiança de Potifar.
Ainda assim, é perceptível a fidelidade de José e sua firme decisão de confiar no Senhor em todos os momentos; José logo se destacou, e sua fé em Deus não era oculta, já que o próprio Potifar reconheceu “que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos” (v.3). Além de próspero e excelente administrador, “José era formoso de porte e de aparência” (v.6); qualidades que logo foram apreciadas pela mulher de Potifar, que “todos os dias” (v.10), convidava José para um encontro em sua cama. Ora, seria fácil para ele enganar seu senhor e, certamente, por ser a mulher de um oficial do Egito, se tratava de uma bela mulher.
José, porém, possuía algo de que tanto o mundo carece hoje: ele tinha o senso constante da presença de Deus; José era temente a Deus. E o fato de não dar ouvidos ao que aquela mulher lhe dizia todos os dias, deixa isso bem claro. José demonstrou ser fiel aos mandamentos de Deus, amando o próximo (nesse caso, Potifar) e amando a Deus. Podemos perceber isso em sua famosa declaração: “como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?” (v.9). Sua consideração por Potifar e seu temor a Deus são claramente demonstrados em sua resposta e na reação em fugir da armadilha sensual daquela mulher. E mesmo assumindo o risco de morte e sendo preso injustamente, José permaneceu resiliente, de forma que, mesmo na prisão, “o Senhor era com ele, e tudo o que ele fazia o Senhor prosperava” (v.23).
Será que temos tido a mesma firme resolução diante da insistência diária de um inimigo que tenta nos seduzir? A mensagem que precisa ser pregada a todo o mundo em nossa geração diz: “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Ap.14:7-8). Temer a Deus e dar glória a Ele é viver o padrão de José. É a decisão de honrar a Deus em tudo o que fazemos, de forma que isso revele quem de fato nós somos. Não eram simplesmente as obras de José que se destacavam, mas a essência daquele servo de Deus, resultando em que tudo o que realizava tinha a inconfundível assinatura de Deus.
O livro de Apocalipse descreve uma mulher, a meretriz, chamada Babilônia, que tem seduzido as nações com o “vinho do furor da sua prostituição” (Ap.18:3). E o chamado de Deus àqueles que ainda estão lhe dando ouvidos, é: “Retirai-vos dela, povo Meu” (Ap.18:4). Ou seja, fujam dela! Como José, somos chamados a fugir dos encantos enganadores da meretriz e estarmos firmes, unidos à mulher pura e resplandecente (Ap.12:1), que é uma representação da igreja de Cristo. E nessa escolha, amados, acabamos sofrendo a fúria de um inimigo que não suporta a perseverança dos santos (Ap.12:17;14:12). Mas, se semelhante a José, que mesmo na prisão “fazia tudo quanto se devia fazer ali” (v.22), permanecermos fiéis ao Senhor fazendo o que precisa ser feito segundo a guia do Espírito Santo, com certeza o inimigo terá de contemplar a nossa prosperidade mesmo em meio à adversidade.
Se o deserto lhe alcançou por causa da sua fidelidade, não se preocupe. Como diz um provérbio beduíno, que li um dia desses: “Se você tem um destino certo, até o deserto se torna uma excelente estrada” (Rodrigo Silva, Descobertas da Fé, devocional diário, CPB, p.138).
Pai Celestial, existem muitas situações que acontecem e não entendemos o porquê. Mas ao estudarmos a Tua Palavra percebemos que nem tudo precisamos entender, e que isso fortalece a nossa fé. Enche-nos do Espírito Santo para que sejamos tementes a Ti e Te glorifiquemos com a nossa vida! E dá-nos força e coragem para perseverarmos, ainda que severamente provados! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, servos fiéis do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis39 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário