Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 29 – Rosana Barros by Ivan Barros
15 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, por amor a Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (v.20).

O relato de hoje daria uma linda história de amor como foi a de Isaque e Rebeca, não fosse o registro a partir do versículo vinte e três. Tudo parecia estar dando certo. Após o sonho revelador que teve na viagem, Jacó chegou ao poço onde encontrou Raquel, e em seguida foi bem acolhido por seu tio Labão. Jacó se apaixonou por Raquel e propôs trabalhar durante sete anos a fim de desposá-la. Findo o prazo, Jacó reivindicou sua mulher de acordo com o que haviam combinado. Mas ao invés de Raquel, Labão lhe entregou sua filha Lia. Um engano que Jacó só percebeu “ao amanhecer” (v.25).

Nesse jogo de interesses, Jacó acabou sendo enganado de forma muito parecida a que enganou seu pai. Ele, o filho mais novo, enganou seu pai cego para receber a bênção de seu irmão mais velho. Lia, a filha mais velha, deitou-se com ele em hora escura, que Jacó não podia ver, no lugar de sua irmã mais nova. Fica claro que Jacó sofreu um tipo de juízo pelo que havia feito. Ainda assim, o Senhor olhou para o sofrimento de Lia, a preterida, e a fez fecunda. Lia deu à luz a Levi, que daria origem à tribo sacerdotal, e a Judá, a tribo da qual viria o Messias.

Sentindo-se desprezada por seu marido, Lia via no nascimento de seus filhos a chance de obter o amor de Jacó. Seus três primeiros filhos foram ansiosamente aguardados com esse propósito. Mas algo aconteceu na quarta gestação. O olhar de Lia se volveu de Jacó para Deus: “Esta vez louvarei o Senhor” (v.35). Justamente no nascimento daquele que apontava para Cristo, Lia entendeu que independentemente de Jacó não amá-la como amava a Raquel, havia um Deus no Céu que abria a sua madre porque muito a amava.

O amor é um dom de Deus. Quando, porém, amamos alguém e esse amor não é correspondido, experimentamos um pouco da dor que Deus sente diante dos filhos que O desprezam. Talvez Jacó não tratasse mal a Lia. Talvez ele procurasse agir como um bom marido, cumprindo suas obrigações como tal, mas, parafraseando o que escreveu o apóstolo Paulo, “se não tiver amor”, do que adianta (1Co.13:2)? Lia ainda cometeria erros em prol dos ciúmes que tinha de sua irmã, mas após o nascimento de Judá ela percebeu que era amada por Alguém bem maior, e a partir dali, resolveu fazer a vontade de Deus, sendo uma boa esposa.

Talvez você esteja vivendo o mesmo drama de Lia, um amor não correspondido. Mas o Senhor lhe diz hoje, que há libertação se você olhar para cima. Há um Deus no Céu que te ama incondicionalmente. Ele deseja abrir a madre do seu coração, para que você dê “muito fruto” (Jo.15:8). Se o amor de Deus estiver em nós, ó amados, seremos felizes mesmo que o mundo nos odeie (Leia Jo.15:18-19)! O grande milagre do amor não está em sermos amados por pessoas, mas está em amá-las ainda que elas não nos amem; uma obra que só o Espírito Santo pode realizar em nós (Rm.5:5). Escolha, hoje, olhar para cima e permitir que o Espírito do Senhor preencha o seu coração com o único amor que verdadeiramente satisfaz.

Pai amado, a Tua Palavra diz que o Senhor nos ama com amor eterno, e também diz que o Senhor pôs a eternidade em nosso coração. Ora, somente o que é eterno pode preencher a eternidade. Por isso, Pai, preenche o nosso coração com o Teu amor e, independentemente das circunstâncias, estaremos sempre satisfeitos. Em nome do Teu amado Filho Jesus, nós Te pedimos e já Te agradecemos, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, amados pelo Pai Celestial!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis29 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.