Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS – texto resumido by Jeferson Quimelli
17 de abril de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1160 palavras

1 Este versículo é a base teológica de Gênesis e, por extensão, das Escrituras. Deus (em contraste com o ateísmo) criou sozinho (em contraste com o politeísmo) e exerce domínio sobre a criação (em contraste com o panteísmo). Os leitores são lembrados que a matéria teve um início (em oposição ao materialismo) e que a realidade suprema é Deus (não a humanidade). Bíblia de Estudo Andrews.

No princípio. O título hebraico do livro provém de suas primeiras palavras (bereshith – “no princípio”). Por todo o livro, nota-se que o propósito do livro é tratar de “princípios”. Nenhuma razão existe para que se estabeleça uma data para a criação do mundo ou do universo com base neste versículo. Bíblia Shedd.

2 Sem forma e vazia. Mais precisamente, “desolada e vazia”, tohu wabohu. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 189.

O Espírito de Deus pairava. “Espírito”, ruah. Em harmonia com o uso bíblico, o Espírito de Deus é o Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade. Desse ponto em diante, ao longo de toda a Escritura, o Espírito de Deus tem o papel de agente divino em todos os atos criadores, quer na Terra, na natureza, na igreja, na nova vida ou no novo homem. CBASD, vol. 1, p. 189.

5 Houve tarde a manhã, o primeiro dia. […] o primeiro dia da criação, indicado pela expressão hebraica “foi tarde, foi manhã, dia um”, consistiu de um dia de 24 horas. CBASD, vol. 1, p. 190- 192.

6 Firmamento. As “águas sobre o firmamento”(v. 7) geralmente são consideradas pelos comentaristas como sendo vapor d’água. As condições da Terra originalmente perfeita eram diferentes das de hoje. CBASD, vol. 1, p. 192.

12 A terra, pois, produziu. A vegetação do terceiro dia brotou do solo. Isso não significa que o poder para produzir plantas vivas estava no solo. A ideia de geração espontânea é tão alheia às Escrituras como o é à ciência. CBASD, vol. 1, p. 192.

14 Haja luzeiros […] Sejam eles para sinais. Isto é, marcarão o ano para o serviço de Deus (Lv 23.4) e o bem do homem. Bíblia Shedd.

Alguns têm pensado, equivocadamente, que os corpos celestes têm também o propósito de determinar o destino individual das pessoas. Astrólogos têm recorrido ao v. 14 para justificar sua prática. Contudo, a Bíblia condena tão vigorosamente [ver Jr 10:2; Is 47:13, 14] qualquer forma de adivinhação e leitura da sorte, que deve ser enfaticamente rechaçada a ideia de que Deus designou o sol a lua e as estrelas para servirem de guia aos astrólogos na predição do destino e dos negócios humanos. CBASD, vol. 1, p. 193.

20 Seres viventes. O original desta frase, nefesh hayyah, faz uma clara distinção entre os animais e a vegetação criada dois dias antes. CBASD, vol. 1, p. 194.

21, 22 Criou … multiplicai-vos. O poder de Deus demonstrado na criação de toda criatura do nada (ex nihilo), continua em forma derivada na procriação autônoma de suas criaturas. A fertilidade não é divina, como muitas religiões dos tempos do AT entenderam, mas é uma graciosa extensão do poder de Deus a suas criaturas. Bíblia Shedd.

25 Segundo a sua espécie. Estas palavras inspiradas contradizem a teoria da evolução, a qual declara que as formas mais elevadas de vida se desenvolveram das inferiores, e sugere ainda ser possível produzir matéria viva a partir da terra inanimada. Ao passo que estudos científicos confirmam a declaração bíblica de que todos os organismos vivos são feitos da terra, pois não contém nenhum elemento além dos que a terra possui, os cientistas nunca conseguiram produzir, a partir da matéria inanimada, uma única célula capaz de viver e reproduzir sua espécie. CBASD, vol. 1, p. 196.

Deus viu que a sua obra era boa. Às vezes, as pessoas se sentem culpadas por se divertirem ou por se sentirem bem com uma realização. Isso não precisa ser assim. Assim como Deus se sentiu bem com a sua obra, nós podemos ficar satisfeitos com a nossa. No entanto, não deveríamos nos sentir bem com a nossa obra se Deus não estiver bem com ela. O que você está fazendo que agrada tanto a você quanto a Deus? Life Application Study Bible Kingsway. 

26 Façamos o homem [ser humano]. A terceira pessoa do plural era quase unanimemente considerada pelos teólogos da igreja primitiva como um indicador das três pessoas da Divindade. … A palavra “homem” [ser humano], no hebraico, é ‘adam, o próprio vocábulo que Deus empregou ao dar nome ao pai da raça humana (Gn 5:2). CBASD, vol. 1, p. 197.

À nossa imagem. “O homem deveria ter a imagem de Deus, tanto na aparência exterior como no caráter”(PP, 45). Essa imagem era especialmente evidente em termos de sua natureza espiritual. Ele se tornou uma “alma vivente”, ou seja, um ser vivo dotado de livre-arbítrio, uma personalidade autoconsciente. Essa natureza refletia a santidade divina do Criador até que o pecado empalideceu tal semelhança. É somente através de Cristo, o resplendor da glória de Deus e a “expressão exata do Seu ser”(Hb 1:3), que a natureza humana é novamente transformada à imagem de Deus (Cl 3:10; Ef 4:24). CBASD, vol. 1, p. 197.

Homem e mulher. Um novo elemento é introduzido na informação dada sobre a criação do homem ao se mencionar a diferença de sexos. As duas palavras, “homem”e “mulher”, são traduções de adjetivos hebraicos [‘ish e ‘ishah] que indicam os dois sexos. CBASD, vol. 1, p. 198.

A sexualidade faz parte do plano divino e seria o veículo para a concretização da bênção expressa no v. 28. Além disso, nem homem nem mulher sozinhos correspondem à imagem de Deus, mas juntos formam a humanidade completa. Bíblia de Estudo Andrews.

Deus criou o homem e a mulher à sua imagem. Nem o homem nem a mulher são feitos mais à imagem de Deus do que o outro. Desde o princípio, a Bíblia coloca tanto o homem quanto a mulher no ápice da criação de Deus. Nenhum dos sexos é exaltado, nem menosprezado. Life Application Study Bible Kingsway. 

29 Todas as ervas. Não era a vontade de Deus que o homem matasse animais para alimento, ou que os animais devessem ser predadores uns dos outros. Consequentemente, a destruição violenta e muitas vezes dolorosa da vida por parte do ser humano e dos animais é resultado da entrada do pecado no mundo. […] O fato de nenhum animal de qualquer tipo comer carne, no princípio, pode ser inferido dos anúncios proféticos de Isaías 11:6-9 e 65:25 sobre as condições da nova terra, onde a cessação do pecado e a completa transformação do mundo no reino de Deus serão acompanhadas pelo fim da matança de qualquer das criaturas de Deus. CBASD, vol. 1, p. 199.

29, 30 Eis que vos tenho dado todas as ervas […] para mantimento. Deus é apresentado como um provedor beneficente que cuida das necessidades alimentares de seres humanos e animais. Somente depois do dilúvio a carne passou a fazer parte da dieta humana (Gn 9:3) e, mesmo então, com restrições (Lv 11; Dt 14). Bíblia de Estudo Andrews.

Esta avaliação [“era muito bom”] não reflete apenas o sexto dia, mas “toda” a criação, inclusive a matéria. Portanto, a sugestão de que a matéria é má e o espírito é bom cria uma falsa dicotomia. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.