Filed under: Sem categoria
“Também conservei em Israel sete mil, todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou” (v.18).
A solidão é um dos piores males que existem: promove medo, angústia e pode resultar em depressão ou em outras doenças emocionais. Foi o que aconteceu com Elias. Após o milagre no monte Carmelo, Jezabel ameaçou sua vida. Talvez o profeta quisesse apenas voltar para casa e finalmente descansar. Então, ele se retirou para longe; só que, desta vez, não foi por ordem divina, mas por conta própria. Elias “se foi ao deserto” (v.4) e, debaixo de um zimbro, entregou-se ao sono e chegou a pedir a morte. Isso mesmo: o fiel servo de Deus pediu para morrer! O Senhor, porém, enviou Seu anjo para reanimá-lo, pois “o anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra” (Sl.34:7). Deus tinha um plano para Elias que ele jamais poderia imaginar.
Por mais que um servo de Deus encontre dificuldades na jornada da vida, Deus jamais o desampara. Ele está sempre disposto a suprir nossas necessidades de acordo com cada situação. Elias estava tão exausto que comeu o pão, bebeu a água e voltou a dormir. Pela segunda vez, “o anjo do Senhor tocou-o” (v.7). Alimentado novamente, recobrou as forças a ponto de caminhar quarenta dias e quarenta noites até chegar a “Horebe, o monte de Deus” (v.8). Existe uma diferença vital entre ir ao deserto por conta própria e ser levado a ele pelo Espírito de Deus. O próprio Cristo foi “levado pelo Espírito ao deserto” (Mt.4:1) para vencer. Percebem a diferença, amados?
Elias enfrentou a jornada, e, no fim, encontrou o monte de Deus; Jesus venceu o deserto da tentação, e, no fim, participou de um banquete servido por anjos de Deus. Talvez você esteja passando pelo deserto, ou talvez seu deserto tenha acabado e você nem percebeu, entrando na “caverna” do medo. Muitas vezes focamos no problema, enquanto a Solução está ao nosso lado perguntando: “Que fazes aqui?”. Elias chegou ao monte de Deus, mas sentiu-se só. Por duas vezes dormiu, e por duas vezes externou sua queixa ao Senhor.
Sentimentos que nos fazem desmoronar, ventos de dúvida (ventania), temores que abalam (terremoto) ou o calor da emoção (fogo), nada disso nos ajuda a perceber o cuidado de Deus. Mas, num “cicio tranquilo e suave” (v.12), o Senhor Se manifesta a todo aquele que nEle crê. Ele não nos chamou para nos escondermos na caverna da solidão, do desânimo, do medo, da frustração. Por duas vezes Elias dormiu, então duas vezes o anjo o tocou e o alimentou. Por duas vezes Elias lamentou a sua solidão, e por duas vezes Deus lhe perguntou: “Que fazes aqui, Elias?” Quantas vezes for necessário, Deus enviará o Seu anjo em nosso favor, nos consolará com o Seu toque e nos fortalecerá com o Seu alimento. Quantas vezes for preciso, Deus nos convidará a sairmos da caverna para vivermos os Seus propósitos.
Elias já estava no monte santo, mas seus sentimentos negativos o impediam de ver isso. Será que não vivemos o mesmo? Hoje, o Senhor nos diz: “Filho(a), saia da caverna! Tenho propósitos lindos em sua vida! Você só precisa confiar em Mim. Eu prometo cuidar de você”. Se você se sente sozinho e deprimido? Deus oferece o mesmo tratamento de Elias: Ele deseja tocar você (v.5), dar o alimento que vivifica (v.6), indicar o caminho (v.8), falar ao seu coração (v.13), te ouvir (v.10, 14), te usar como Seu instrumento (v.15-17) e se ainda estiver achando pouco, Ele te apresenta pessoas que o ajudarão a seguir em frente (v.18).
Onde estão os joelhos que não se dobraram ao príncipe deste mundo? Os “sete mil” hoje são os fiéis que buscam viver a verdade. Elias passou por perseguição, e “todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). Mas Deus promete suprir nossas necessidades e, em nossa fraqueza, nos tornar fortes. O convite é para mudarmos o foco: tirar os olhos das dificuldades e olhar para o Autor da Vida.
Portanto, amados, não há o que temer diante de terremotos, ventanias e fogo. No final, o Senhor nos envolverá com a brisa suave de Sua paz e nos dará segurança eterna. Saia da caverna e venha para a luz! “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma” (Mt.10:28). Mas seguros na salvação que já nos foi garantida, façamos parte da geração, ungida pelo Espírito Santo, que abalará a Terra com a proclamação do evangelho eterno. “E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim” (Mt.24:14).
Santo Deus, neste dia da preparação também queremos Te pedir preparo para o tempo do fim. Queremos Te pedir perseverança, fé e amor em um mundo em grave crise espiritual. Queremos Te pedir o Espírito Santo nos concedendo o poder diário para vencermos as tentações e andarmos segundo a Tua vontade. Queremos Te pedir sabedoria a cada passo de nossa jornada Contigo. E Te louvamos, ó Deus, pois tens cuidado de nós! Oramos, em nome de Jesus, Amém!
Perseveremos, vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, fiéis da Terra!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário