Reavivados por Sua Palavra


1Reis 10 — Rosana Barros by Ivan Barros
11 de fevereiro de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis” (v.1).

Em um tempo em que não existiam redes sociais nem jornais impressos, as notícias se espalhavam através do famoso boca a boca. Ao que tudo indica, Sabá ficava na região do Mar Vermelho, e aquele pode ter sido o primeiro povo a receber a notícia de que Israel havia atravessado o mar a seco. Desde então, a fama daquela nação de religião monoteísta só cresceu. As informações sobre Israel eram sempre consideradas cruciais e, a partir do momento em que a nação se tornou uma monarquia, os interesses comerciais e políticos aumentaram.

A ascensão de Salomão ao trono causou grande alvoroço entre as nações. O que esperar do filho do poderoso guerreiro Davi? Na expectativa de construir pontes e evitar confrontos, os reis da Terra enviavam presentes e propunham casamentos para selar acordos de paz. Tendo conhecimento dos milagres realizados em Israel no passado, a rainha de Sabá não poderia perder a oportunidade de ver um milagre com os seus próprios olhos. Finalmente, ela poderia tirar a prova se tudo o que havia ouvido (provavelmente desde a infância) era verdadeiro e se Salomão satisfaria suas expectativas.

Com perguntas difíceis e questionamentos que nem os maiores sábios de seu reino conseguiram responder, a rainha “compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente” (v.2). Diante de respostas concretas, sábias e inquestionáveis; de um reino cuja glória refletia até na comida à mesa e nas vestes de seus criados (v.5); e de um templo majestoso que recebia holocaustos de verdadeira adoração, a rainha de Sabá “ficou como fora de si” (v.5). Ela ficou maravilhada! Tudo o que ouvira sobre aquele povo era verdade, e a realidade sobre Salomão superava em muito os relatos que haviam chegado aos seus ouvidos.

Sabem, amados, há muitos e muitos anos, a humanidade tem ouvido falar de pessoas, famílias e de um povo cujo Deus é o Senhor. Através da Bíblia temos acesso ao relato da criação, de como ela foi maculada pelo pecado, de como Deus elegeu um povo como Seu porta-voz na Terra, da promessa de um Salvador, do grande conflito no qual estamos todos envolvidos, de como Cristo veio e deu a Sua vida para nos resgatar, e, por fim, da Sua derradeira promessa: “voltarei e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:3). Todavia, ao invés de fazer como fez a rainha de Sabá, muitos têm se contentado apenas com o ouvir falar.

O meu comentário diário, bem como os demais, são apenas como as notícias que chegavam a Sabá através de mensageiros. A forma mais poderosa de receber as boas-novas é ter uma audiência particular com o Rei dos reis todos os dias. Abra a Palavra como quem busca respostas; para Deus, nada é profundo demais que Ele não possa explicar. Às vezes, não é o que queremos ouvir, mas é sempre o que precisamos entender. Prepare-se para uma viagem diária ao trono da graça em seus momentos de comunhão pessoal, levando o presente que Ele pede: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Pv.23:26).

Em breve, teremos uma reação semelhante à da rainha de Sabá ao atravessarmos os portais de pérola, pois “como está escrito: nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Co.2:9). O conhecimento de Deus, as edificações, a comida que era servida, as roupas que usavam e a forma como adoravam, tudo era muito diferente das demais nações. O estilo de vida peculiar de Israel deixou a rainha deslumbrada. Enquanto aguardamos o retorno de Cristo, amados, que o mundo veja em nós não uma fama baseada em coisas perecíveis, mas um modo de vida cristão genuíno, “com respeito ao nome do Senhor” (v.1).

Pai nosso que habita nos Céus, a Tua Palavra é uma fonte inesgotável de boas notícias e nós queremos beber dessa fonte todos os dias, de modo a Te encontrar e Te conhecer mais e mais. Dá-nos vislumbres diários da beleza do Teu caráter para que, pela contemplação, sejamos transformados à Sua semelhança. Tem misericórdia de nós, Senhor! Transforma o nosso desânimo em alegria e o nosso cansaço em resistência, para que perseveremos na fé até o fim. Clamamos, em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, aqueles que amam a Deus!

Rosana Garcia Barros

#1REIS10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.