Filed under: Sem categoria
“De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da Terra que tinham ouvido da sua sabedoria” (v.34).
O filho de Davi, que aos olhos humanos poderia parecer o menos promissor, foi exaltado por Deus como o mais sábio monarca de Israel. Salomão construiu um grande império, estabeleceu uma nação próspera e tornou-se o homem mais afamado de sua época. Mantinha um governo bem estabelecido e organizado mediante uma administração dividida em doze territórios. Dentre seus oficiais principais, o ministro “era amigo do rei” (v.5), e dois de seus doze intendentes eram casados com suas filhas.
O receio de Salomão diante da responsabilidade de liderar Israel não era sem razão, visto que o povo era “numeroso como a areia que está ao pé do mar” (v.20). Para tão sublime tarefa, o Senhor o capacitou na medida equivalente, dando-lhe “sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência, como a areia que está na praia do mar” (v.29). Em matéria de aconselhamento, composição musical e conhecimento científico, Salomão superava os parâmetros do mundo antigo, pois “era mais sábio do que todos os homens” (v.31).
Em meio a tanta prosperidade, Judá e Israel “comiam, bebiam e se alegravam” (v.20), habitando em segurança (v.25). Contudo, essa aparente tranquilidade custaria um alto preço: Salomão submeteu o povo a pesados tributos e ao trabalho forçado para erguer o templo e seus palácios. Eram as consequências que o Senhor já havia predito por intermédio do profeta Samuel: “vós lhe sereis por servos” (1Sm.8:17).
É fundamental que a igreja de Deus seja organizada. O Senhor dividiu Israel em doze tribos; Salomão organizou seu reino em doze repartições; Jesus convocou doze discípulos para auxiliá-Lo em Seu ministério. O povo de Deus precisa, hoje, de ministros que sejam “amigos do Rei” do Universo e líderes que amem a igreja do Senhor como sua própria família; que não sejam conhecidos pela fama, mas por obras que testemunhem do propósito altruísta de seu chamado e de sua consagração a Deus. Salomão fez um pedido legítimo e Deus espalhou “a sua fama por todas as nações em redor” (v.31). O que não fará o Senhor através de Sua igreja nestes últimos dias, se esta estiver em unidade no propósito legítimo de pregar o evangelho eterno “aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6)?
Ao vislumbrar a Cidade Santa, João a descreveu como a cidade dos doze fundamentos, das doze portas e da “árvore da vida, que produz doze frutos” (Ap.22:2). O número doze aponta, portanto, para a totalidade celestial. Nem todos fomos chamados para assumir a posição de liderança na obra de Deus, mas todos fomos chamados, primariamente, como discípulos de Jesus Cristo. Não é um nome de destaque nesta Terra que vai nos garantir entrada na Nova Jerusalém, mas um nome inscrito “no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap.21:27). Perseveremos, portanto, como discípulos de Jesus e o Espírito Santo nos capacitará a iluminar a Terra “com a Sua glória” (Ap.18:1), “pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg.5:8).
Ao vislumbrar a Cidade Santa, João descreveu os doze fundamentos, as doze portas e a “árvore da vida, que produz doze frutos” (Ap.22:2). O número doze aponta, portanto, para a totalidade e perfeição celestial. Nem todos fomos chamados para assumir a posição de liderança na obra de Deus, mas todos fomos chamados, primariamente, como discípulos de Jesus Cristo. Não é um nome de destaque nesta Terra que garante entrada na Nova Jerusalém, mas ter o nome inscrito “no Livro da Vida do Cordeiro” (Ap.21.:27). Perseveremos como discípulos de Jesus, e o Espírito Santo nos capacitará a iluminar a Terra “com a Sua glória” (Ap.18:1), “pois a vinda do Senhor está próxima” (Tg.5:8).
Santo Deus, só o Senhor tem a sabedoria de que necessitamos para vivermos com prudência em meio a um mundo em colapso. Por isso Te pedimos sabedoria suficiente para andarmos aqui como Teus servos prudentes que manejam bem a Palavra da verdade e que cumprem com fidelidade a obra de um evangelista. Queremos vê-Lo voltar em nossa geração! Capacita-nos para a última obra de pregar o Teu evangelho em todo o mundo, para testemunho a todas as nações! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, servos do Rei do Universo!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário