Filed under: Sem categoria
“Dá, pois, ao Teu servo coração compreensivo para julgar o Teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?” (v.9).
De todos os dons que o Senhor concede aos que O buscam, a sabedoria é a promotora da justiça. O discernimento entre o bem e o mal não exime o homem de pecar, nem o autoriza a contemplar o mal sob o pretexto de conhecê-lo. No entanto, quando o mal se manifesta, temos duas escolhas: rejeitá-lo ou aceitá-lo. Salomão iniciou seu reinado casando-se com a filha de Faraó e “sacrificava ainda nos altos e queimava incenso” (v.3). Apesar de suas fraquezas, seu maior desejo era edificar um reino justo no temor de Deus, e o Senhor lhe concedeu a oportunidade de realizá-lo.
Vendo o amor que Salomão Lhe devotava, o Senhor apareceu a ele em sonho e disse: “Pede-Me o que queres que Eu te dê” (v.5). Que privilégio ter diante de si a Majestade dos céus e Seus celeiros abertos, prontos para derramar bênçãos sem medida! Do pedido de Salomão dependia o bem-estar de toda a nação. Ao pedir um coração compreensivo para julgar, o Senhor lhe concedeu um singular “coração sábio e inteligente” (v.12). Uma dádiva que nos alcança até hoje através dos livros de Provérbios, Cantares e Eclesiastes.
Competia a Salomão, porém, obedecer às leis de Deus para desfrutar de longevidade. Como fora com Davi, Deus desejava ser com ele, mas a sabedoria recebida precisava manifestar-se em suas obras. Seu veredito na disputa entre as duas meretrizes tornou-se afamado e sua sabedoria aclamada em todo o Israel. No entanto, seu poder de influência não poderia ser maior do que seu desejo de servir a Deus e prestar-Lhe honra. Salomão era sábio, mas suas escolhas nem sempre refletiram isso, pois o benefício dos dons depende estritamente do uso que fazemos deles.
Cientes dessa verdade, temos nós buscado diligentemente o melhor aproveitamento dos dons espirituais? Diante da diversidade de presentes do Céu, Paulo aconselha: “procurai, com zelo, os melhores dons” (1Co.12:31). Não se trata de buscar o benefício próprio, mas o que Deus deseja realizar em nós para o bem do próximo. Salomão pediu sabedoria para julgar o povo com prudência. Quando agimos com genuíno altruísmo, o Senhor vai além da nossa imaginação e nos diz: “até o que Me não pediste Eu te dou” (v.13).
Há sempre uma janela de oportunidade aberta aos que, de coração sincero, desejam viver a vontade de Deus. O Espírito Santo está pronto para conceder o “coração compreensivo” (v.9) necessário para trabalhar em prol daqueles que perecem no pecado. Precisamos ser missionários da cruz de Cristo, embaixadores do reino onde habita a justiça. Nossa vida, escondida em Cristo, deve revelar o Seu caráter, de modo que as pessoas sintam profundo respeito ao verem que há em nós “a sabedoria de Deus, para fazer justiça” (v.28). A sabedoria não é nossa, mas de Deus; assim como a justiça pertence ao “Senhor, Justiça Nossa” (Jr.23:6).
Amados, se andarmos nos caminhos do Senhor, guardando Seus mandamentos, Ele prolongará nossos dias pela eternidade. Isso não é barganha ou mérito, mas o ato de seguir as pegadas do Mestre até chegar onde Ele está, e de onde nos diz: “E eis que venho sem demora, e Comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” (Ap.22:12). Como Salomão, peçamos um coração sábio, pois “os que forem sábios resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn.12:3). Permita que o Espírito viva em você para ser uma sábia testemunha de Jesus, “esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (2Pe.3:12).
Querido Pai do Céu, o Teu chamado para cada um de nós consiste em primeiro estarmos dispostos a ser guiados pelo Espírito Santo em nossos pedidos e anseios. Como necessitamos de um coração compreensivo nestes dias finais e decisivos! Por isso, clamamos, Senhor, que nos conceda a sabedoria necessária para conduzirmos muitos à justiça! Concede-nos um coração puro e movido pela alegria de povoar o reino dos céus! Nós Te amamos! Volta logo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, sábios de Deus!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário