Reavivados por Sua Palavra


2Samuel 15 — Rosana Barros by Ivan Barros
23 de janeiro de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Seguiu Davi pela encosta das Oliveiras, subindo e chorando; tinha a cabeça coberta e caminhava descalço; todo o povo que ia com ele, de cabeça coberta, subiu chorando” (v.30).

Como uma víbora do deserto, Absalão aguardava o momento certo para dar o bote. Estrategista político, seduzia o povo com sua beleza e um discurso agradável. Fazia promessas, cumprimentava a todos com simpatia e os beijava; “assim, ele furtava o coração dos homens de Israel” (v.6). De tal forma que “tornou-se poderosa a conspiração, e crescia em número o povo que tomava o partido de Absalão” (v.12).

Quando Davi soube do ocorrido, percebeu imediatamente que precisava fugir. Com ele, partiram todos os que lhe permaneceram fiéis. A lealdade de Itai, um estrangeiro, evoca a fidelidade de Rute para com Noemi: ambos colocaram em risco a própria vida por amor a quem os havia acolhido. Sob a constante tensão de um filho que ousou desafiar a autoridade e o governo do pai, houve grande comoção em Israel: “Toda a terra chorava em alta voz” (v.23).

A reação de Davi diante daquela situação foi de profunda humilhação perante o Senhor e conformidade com a vontade divina: “eis-me aqui; faça de mim o que melhor Lhe parecer” (v.26). É provável que Davi ainda carregasse a culpa por seus erros passados — um fardo doloroso e difícil de suportar. Além disso, seu coração de pai estava dilacerado; por isso, andava “subindo e chorando”, e não havia entre o povo que o seguia quem não chorasse também.

Muitos hoje angariam a simpatia e a confiança alheia com palavras lisonjeiras e promessas tentadoras. Para alcançar seus objetivos, projetam uma imagem que não condiz com o conteúdo. Assim como Absalão, furtam o coração dos incautos e daqueles que, “na sua simplicidade” (v.11), ainda não perceberam a malícia em que estão envolvidos. Pior do que ser enganado por um político secular, que tem o poder limitado de nos prejudicar, é ser ludibriado por um “político” religioso, cujo engano pode custar o prejuízo eterno.

A Bíblia, amados, é a pura revelação de Deus e a única regra de fé e prática que deve reger nossa vida. Somente pela comunhão com Deus, através das claras verdades de Sua Palavra, podemos distinguir uma “campanha” para angariar membros e recursos de um sermão pregado com a autoridade de um “assim diz o Senhor”. Enquanto multidões abarrotam lugares visando apenas resolver suas demandas terrenas, Deus procura Seus verdadeiros adoradores que, “subindo e chorando”, “gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela” (Ez.9:4).

De que lado estamos hoje? Da falsidade e facilidade, ou da verdade e perseverança? O Senhor há de recompensar Seus servos fiéis que têm sofrido sob os golpes do pecado. Ele nos prometeu: “Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl.126:6). As únicas promessas em que devemos depositar nossa total confiança são as da Palavra de Deus. Jamais seremos enganados por fábulas humanas se nossa confiança estiver firme no Senhor, pois “Ele permanece fiel” (2Tm.2:13).

Nosso amado Deus, louvado seja o Teu nome por quem Tu és, por Tua bondade, graça e fidelidade para conosco! Como necessitamos do Espírito Santo a cada passo! Entendemos, Pai, que vivendo nos últimos dias, estamos em tempo de urgência. Precisamos tocar a trombeta do Teu evangelho eterno em todo o mundo. O inimigo tem feito a sua campanha sedutora, e só estaremos seguros se estivermos firmes no sólido alicerce da Tua Palavra. Ó, Senhor, que a Tua Palavra seja o nosso alimento e espada! Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, fiéis servos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#2SAMUEL15 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.