Filed under: Sem categoria
“Davi pôs guarnições na Síria de Damasco, e os siros ficaram por servos de Davi e lhe pagavam tributo; e o Senhor dava vitórias a Davi, por onde quer que ia” (v.6).
De pastor de ovelhas a guerreiro vitorioso, Davi multiplicou suas conquistas bélicas sob uma bandeira infalível: “O Senhor dava vitórias a Davi por onde quer que ia” (v.14). Filisteus, siros, moabitas e as demais nações impenitentes tiveram de submeter-se ao seu jugo e “lhe pagavam tributo” (v.2). Entretanto, tudo o que recebia, Davi “consagrou ao Senhor, juntamente com a prata e o ouro que já havia consagrado de todas as nações que sujeitara” (v.11).
Além de ser instrumento de juízo aos povos pagãos, Davi também atuava como juiz em Israel, pois “julgava e fazia justiça a todo o seu povo” (v.15). Mas seu reinado não se baseava apenas em sua própria figura. Havia uma espécie de cúpula que o auxiliava na administração da nação, e “seus filhos eram seus ministros” (v.18). Assim, “ganhou Davi renome” (v.13), prosseguindo com paciência na expansão dos limites de Israel.
Quando guiava suas ovelhas pelos pastos ou afugentava animais selvagens; quando dedilhava sua harpa sob as copas das árvores, o filho mais novo de Jessé não imaginava que o Senhor o elevaria como príncipe sobre o Seu povo. Esse mesmo desconhecimento ocorre com muitos a quem o Senhor oferece talentos. “Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva” (2Co.10:18). Como aconteceu com Davi e com os servos fiéis da parábola (Mt.25:14-30), estes estão chamados a multiplicar os recursos confiados pelo Céu.
No emaranhado deste grande conflito, não são as disputas políticas, sociais ou religiosas que encerrarão o tempo de graça que ainda nos é franqueado. Temos uma parte a desempenhar na luta contra o pecado, mas nenhum esforço humano desligado do poder divino obterá a vitória. Somente por meio de Cristo e de Sua perfeita justiça, revestidos de Sua armadura (Ef.6:10-18), podemos ser bem-sucedidos por onde quer que formos. Cristo em nós é a nossa única segurança contra Satanás e seu exército.
Consagre-se a Cristo agora! E você vencerá, um dia de cada vez, as batalhas que o preparam para o dia do triunfo derradeiro. Pois eis que o vitorioso e eterno Rei vem vindo!
Pai de amor e bondade, graças Te damos porque tens lutado e vencido nossas lutas! Que neste grande conflito contra o mal sejamos mais do que vencedores em Cristo Jesus. Por isso, Pai, consagramos a nossa vida a Ti e clamamos que nos encha do Teu Espírito! Pela graça e pelos méritos de Jesus nós Te oramos, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, vencedores em Cristo!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário