Reavivados por Sua Palavra


1Samuel 30 — Rosana Barros by Ivan Barros
7 de janeiro de 2026, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Então, Davi e o povo que se achava com ele ergueram a voz e choraram, até não terem mais forças para chorar” (v.4).

Excluído da batalha pelos príncipes filisteus, Davi e seus homens retornaram a Ziclague. Contudo, ao chegarem, depararam-se com um cenário desolador: a cidade estava em cinzas, e suas famílias e pertences haviam sido levados. Não restou ninguém. Mas a destruição maior ocorreu no coração daqueles homens. Os valentes de Davi, acostumados à guerra, choravam agora como crianças desconsoladas. Alguma vez na vida você já chorou assim? Chorou até sentir que suas forças acabaram?

Em 2010, conheci o que de fato é o pranto quando meu filho mais novo foi levado para a UTI com apenas quatro dias de vida. Em 2020, também perdi um bebê (gravidez ectópica), uma dor que me fez chorar como se não houvesse consolo. É um choro que esgota as forças, como se o corpo todo chorasse — uma entrega total do ser ao sofrimento. Além de ter perdido tudo, Davi ainda enfrentou a fúria de seus próprios homens, que falavam em apedrejá-lo. No entanto, em meio ao caos, “Davi se reanimou no Senhor, seu Deus” (v.6) e fez o que nunca deveria ter deixado de fazer: consultou ao Senhor.

Revestido da força divina e encorajado pela promessa de vitória, Davi avançou. Duzentos de seus homens, exaustos, não conseguiram prosseguir e ficaram para trás. Guiados por um servo egípcio encontrado no caminho, Davi e os quatrocentos restantes localizaram os inimigos, recuperaram tudo o que havia sido roubado e ainda tomaram despojos valiosos. Como o Senhor havia prometido: “Não lhes faltou coisa alguma, […] tudo Davi tornou a trazer” (v.19).

Davi estava colhendo os frutos amargos de suas escolhas anteriores, mas a misericórdia do Pai alcançou o Seu filho arrependido. A bondade de Davi para com o servo estrangeiro e, posteriormente, sua decisão em relação aos soldados que guardaram a bagagem, revelam um coração que reconhecia que a vitória não veio por braço humano, mas pelo poder do Senhor dos Exércitos. Ao dividir os despojos igualmente com os que ficaram para trás, Davi ilustrou a essência da graça divina.

Talvez hoje você sinta que a única coisa que faz é carregar uma “bagagem de sofrimento”, sentindo-se indigno de receber qualquer benção. Mas deixa eu lhe contar uma coisa: ninguém é digno por mérito próprio. Houve apenas um Homem que pisou nesta terra, que verdadeiramente foi justo: Jesus Cristo, o Justo (1Jo.2:1). No exército de Deus, aqueles que estão na linha de frente devem ser escudo para os que estão abatidos. O Senhor não faz acepção de pessoas; Ele chama guerreiros e valentes, mas também chama cuidadores de bagagem. Nesta batalha espiritual, os soldados vencem usando a armadura de Deus (Ef.6:10-18), e os carregadores de bagagem recebem apenas o que podem suportar.

Não importa o que digam ou o que façam “os maus e filhos de Belial” (v.22); Deus ampara todos os que se dedicam ao Seu serviço. Seja na vanguarda ou na retaguarda, somos amados com o mesmo amor infinito. Ainda que os sofrimentos desta vida nos deixem sem forças, o Senhor deseja nos reanimar e nos recriar, a fim de que possamos todos participar das “partes iguais” (v.24) do reino eterno. Percebam que havia gente má no meio do exército de Davi, como também existe gente má no meio do povo de Deus hoje. A nossa parte, amados, é agir como Davi agiu, com justiça e misericórdia, independentemente da maldade dos outros. Que o nosso coração esteja guardado em Deus para que, naquele grande Dia, ele faça parte dos despojos que o Senhor levará para Sua casa.

Nosso Deus e Pai, graças Te damos porque mesmo quando estamos distraídos com situações em que não deveríamos nos envolver, e mesmo colhendo os resultados desastrosos disso, o Senhor ainda assim nos estende a Tua misericórdia e nos apresenta uma solução. Ajuda-nos a, como Davi, reconhecermos a cada instante que é o Senhor quem vence as batalhas por nós, e, assim, sermos misericordiosos com nossos irmãos como Tu és conosco. Depositamos em Tuas mãos o nosso coração. Purifica-o para Ti! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, alvos da misericórdia de Deus!

Rosana Garcia Barros

#1SAMUEL30 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.