Filed under: Sem categoria
“Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele, por certo, aborrecível para com o seu povo em Israel; pelo que me será por servo para sempre” (v.12).
Davi conquistou a confiança do rei Aquis de tal forma que este lhe concedeu uma cidade e acreditava em tudo o que ele dizia e fazia. Contudo, Davi saía a pelejar contra os inimigos de Israel, dando a entender ao rei de Gate que havia combatido contra o próprio povo de Israel. Para Davi, seu segredo parecia guardado no silêncio das cidades que ele destruía. Entretanto, veremos a partir do capítulo 29 os resultados desastrosos dessa trama de fingimento. Como diz o ditado: “A mentira tem perna curta”.
Da primeira vez que Davi enganou o rei Aquis, fingindo-se de louco, sua intenção era apenas salvar a vida e fugir do território inimigo. Desta vez, porém, Davi sustentou uma mentira após outra, enquanto Aquis pensava ter conquistado um guerreiro vassalo. Esse artifício levou Davi a um falso conforto que durou “um ano e quatro meses” (v.7), mas as consequências dessa escolha durariam muito mais. Ninguém que use a mentira como estratégia sai ileso. Mais cedo ou mais tarde, ela revela sua origem, pois Satanás é o “pai da mentira” (Jo.8:44).
No versículo 11, lemos sobre Davi: “Este era o seu proceder por todos os dias que habitou na terra dos filisteus”. Qual tem sido o nosso procedimento diante do mundo? Proceder vai além de palavras; é comportamento e conduta. Uma vida fingida é, em si, uma grande mentira. Davi permitiu que o medo de Saul falasse mais alto do que sua confiança em Deus. Na primeira vez, ele fingiu ser louco; desta vez, cometeu uma real loucura espiritual ao tentar resolver as coisas por meio do engano.
Deus espera “que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade” (Jo.4:24). A Bíblia diz que Deus é a verdade (Jr.10:10), o Espírito Santo é a verdade (1Jo.5:6), Jesus é a verdade (Jo.14:6), que a Palavra de Deus é a verdade (Jo.17:17), que a Lei de Deus é a verdade (Sl.119:142 e 151). Ou seja, tudo que é a verdade é eterno. E tudo que está ligado à mentira, está fadado à destruição: Satanás (Ap.20:10) e os mentirosos (Ap.21:27). Dizer uma mentira já causa prejuízos, mas viver uma mentira pode causar prejuízos eternos.
Os olhos do Senhor “estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas obras” (Jr.32:19). Segundo o proceder de Davi entre os filisteus, ele colheria frutos de grande aflição. Todavia, o Senhor “não aflige e nem entristece de bom grado os filhos dos homens” (Lm.3:33). Mas tem prazer no “pecador que se arrepende” (Lc.15:7). A Palavra de Deus é a lâmpada da verdade que aquece e ilumina a nossa jornada nesse mundo frio e sombrio. Não podemos esperar andar na verdade sem buscar na fonte da verdade o conhecimento tão necessário para permanecer em fidelidade e integridade diante do Senhor. O amor de Cristo é derramado em nosso coração por meio do Espírito Santo, e o Espírito Santo realiza essa obra por intermédio das Escrituras, e através das Escrituras obtemos o conhecimento que salva (Leia Jo.17:3).
Ellen White escreveu: “Por amor de Cristo, o Senhor perdoa aos que O temem. Não vê neles a vileza do pecador. Neles reconhece a semelhança de Seu Filho, em quem eles creem. […] Ele salva os homens, não em pecado, mas do pecado; e os que O amam manifestarão seu amor pela obediência” (O Desejado de Todas as Nações, CPB, p.667 e 668). Todos nós pecamos, mas em Cristo, por Sua obra redentora, somos mais que vencedores (Rm.8:37). Que o nosso proceder, “seja em palavra, seja em ação”, que o façamos “em nome do Senhor Jesus [que é a verdade], dando por Ele graças a Deus Pai” (Cl.3:17).
Neste novo ano, tome a firme resolução de entreter mais comunhão com Deus através do estudo da Bíblia e de uma vida consagrada à oração. Se fizermos isso, só temos a ganhar. Jesus está às portas, amados! E, à semelhança de Noé e dos profetas, nós temos uma verdade presente para apresentar ao mundo. Que o Espírito Santo nos ensine a andar com o Senhor assim como “andou Enoque com Deus” (Gn.5:24).
Pai de amor eterno, graças Te damos porque o Senhor não nos abandonou na escuridão da mentira, mas através da Tua Palavra nos fez enxergar a luz da verdade! Nós queremos andar na Tua luz e ser a luz do mundo. Livra-nos de darmos ouvidos ou de praticarmos a mentira! Mas nos ensina, mediante a sabedoria da Tua Palavra, a andarmos em santidade e pureza de coração. Tão perto como estamos da volta do nosso Redentor, que a nossa vida, cheia do Teu Espírito, seja o cumprimento da Tua palavra profética, iluminando a Terra com a Tua glória. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, arautos da verdade!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário