Filed under: Sem categoria
844 palavras
1 Faleceu Samuel. Morre aos 89 anos de idade, em 1014 a.C. Samuel criou [estabeleceu] duas instituições: a monarquia e o ensino. Bíblia Shedd.
2 Carmelo. Cidade localizada quase dois quilômetros ao norte de Maom, no topo das montanhas (CBASD, vol 2, p. 617).
Entre Zife e Maom. Não é o monte sobre o qual Elias matou os profetas de Baal (1Rs 18.20) (Bíblia Shedd). [Na verdade, a contenda se deu no alto do Carmelo, mas os profetas foram mortos em baixo, no riacho de Quisom, 1Rs 18:40.]
3 Nabal. Literalmente, “tolo”, “sem juízo”(CBASD, vol 2, p. 617). “Néscio,mau” (25);
Abigail, “Motivo de alegria”. Bíblia Shedd.
Da casa de Calebe. Da tribo de Judá, mas originalmente um quenizita/quenezeu (Gn 15:19; Js 14:14). Andrews Study Bible.
O estilo da narrativa sugere que a riqueza de Nabal é mais importante para ele do que seu nome ou sua mulher. Andrews Study Bible.
4 tosquiava as suas ovelhas. A época de tosquia era uma festa de abundância e de alegria, onde todos comiam e bebiam em conjunto, indistintamente, de graça (Bíblia Shedd).
8 Davi, teu filho. Um sinal de respeito e humildade (ver 24:11, 16). Andrews Study Bible.
Dá, pois, a teus servos e a Davi, teu filho, qualquer coisa que tiveres à mão. Davi pensava receber algo em troca por ter protegido os servos de Nabal e guardado os seus rebanhos. Bíblia Shedd.
10 Quem é Davi… filho de Jessé? Expressão de desprezo e insulto. Bíblia Shedd.
Palavras de confronto, lembrando Faraó, que disse rudemente: “Quem é o SENHOR”? (Ex 5:2). Andrews Study Bible.
11 meu pão. O original hebraico também pode ser significar “minha comida”. Andrews Study Bible.
minha água. O texto grego (LXX) diz: “meu vinho”. Bíblia Shedd.
16 um muro. Metáfora para proteção. Andrews Study Bible.
18 cinco medidas. Aproximadamente 1 bushel (35 l). Andrews Study Bible.
Abigail revela diplomacia, tato e responsabilidade. Com presentes e palavras humildes vence a fúria dos homens exaltados de Davi. Bíblia Shedd.
19 vá adiante de mim. Abigail envia um presente na tentativa de conseguir a simpatia de Davi, exatamente como Jacó fez em relação a Esaú (Gn 21:13). Andrews Study Bible.
22 faça Deus o que Lhe aprouver aos inimigos de Davi. No texto grego (LXX) se lê: “Faça o que lhe aprouver (a Davi)”. A frase aos inimigos de Davi não vem no texto hebraico (TM [Texto Massorético]) e esta parece ser uma interpolação [colocada por algum copista] para desviar a maldição contra Davi, para seus inimigos (Bíblia Shedd).
24 a seus pés. Uma postura comum de petição. Andrews Study Bible.
25 homem de Belial (ARA; NVI: “insensato”). “Malvado, tolo” (1.16; 10.27). Bíblia Shedd.
Nabal, o “insensato”, morava perto do Carmelo, onde Saul levantara um monumento à sua própria honra (1Sm 15.12) e cometera o ato que o levou à sua rejeição (1Sm 15.26). […] O caráter geral de Nabal, sua atitude de desdém para com Davi, embora este lhe tivesse protegido os rebanhos, e sua morte súbita pela mão de Deus – todas essas coisas formam um paralelo com Saul (a cujo “rebanho” Davi também protegera). Dessa maneira, o autor consegue caracterizar, de modo indireto, Saul como insensato (1Sm 13.13; 26.21) e prenunciar o seu fim (Bíblia de Estudo NVI, Vida).
27 foste pelo Senhor impedido. Abigail não atribuiu o crédito à própria genialidade, mas ao Senhor, por impedir Davi de realizar seu propósito impensado. As palavras por ela proferidas só poderiam vir de alguém profundamente religioso (CBASD, vol 2, p. 617).
29 a tua vida será atada no feixe dos que vivem. Lê-se por: “A tua vida será guardada junto com os que são do Senhor Deus”. A palavra vida, em hebraico , significa “alma” (nephesh) e alguns comentaristas judaicos, tanto antigos como modernos, veem nisso a imortalidade – a vida no além. Por sua vez, a palavra tseror, que significa “feixe, escrínio, saquitel”, aponta para um lugar seguro onde se guardam coisas precisas e pode simbolizar o livro da vida (Is 4.3; Dn 12.1). … Costumavam os hebreus gravar sobre os túmulos de seus mortos as cinco letras iniciais (tsnbh) da frase: “Que sua alma seja guardada no escrínio (livro) da vida”. A ideia de separar a alma do corpo não é hebraica, vem da filosofia grega. Para os hebreus, alma e vida são sinônimos. Bíblia Shedd. [ou: “Metáfora para uma vida longa em segurança”. Andrews Study Bible.]
30 Abigail reconhece em Davi o futuro rei de Israel. Bíblia Shedd.
34 como vive o SENHOR… Este juramento [de Davi] anula o anterior. Andrews Study Bible.
35 A atitude diplomática de Abigail evitou um inútil derramamento de sangue. Foi mais forte que Davi e seus guerreiros. Bíblia Shedd.
36-38 Admite-se que a morte de Nabal foi um colapso cardíaco proveniente de bebida ou acesso de fúria que o acometeu. Bíblia Shedd. [ou: “Nabal ficou paralisado devido a um AVC.” Andrews Study Bible.]
39 Davi não se regozija com a morte de Nabal, mas sim por Deus ter evitado que ele viesse a cometer um mal. Bíblia Shedd.
42 a recebeu [Abigail] por mulher. Abigail era mulher rica e inteligente. E sendo ainda formosa e poetisa, combinava com Davi – poeta guerreiro (Bíblia Shedd).
43 Ainoã. Terceira mulher de Davi, foi quem lhe deu o primogênito: Amnom (2Sm 3.2) (Bíblia Shedd).
44 Mical. A primeira mulher de Davi, estéril, foi dada a outro homem por vingança de Saul (Bíblia Shedd).
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário