Reavivados por Sua Palavra


1Samuel 17 — Rosana Barros by Ivan Barros
25 de dezembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; eu, porém, vou contra ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (v.45).

Israel vivia em estado de guerra contra os filisteus. Como se não bastasse essa pressão constante, surgiu dentre os inimigos uma “arma secreta” que, revelada aos oponentes, causou grande terror e alvoroço. Aquela gigantesca máquina humana e o seu desafio fizeram Saul perceber que estava diante de uma batalha aparentemente perdida. Parecia ser apenas uma questão de tempo para que o exército dos filisteus avançasse e tornasse aquele vale o símbolo de sua vitória. Sem a certeza da presença de Deus, Saul temeu perder a própria vida diante daquele desafio literalmente gigante.

Por quarenta dias, Israel ouviu os insultos de Golias e a zombaria dos inimigos, sob uma covardia que os abatia e os debilitava. Mas a bondade e a misericórdia do Senhor não permitiriam que a insensatez e a dura cerviz de Saul eliminassem da Terra o povo que havia elegido como ascendência do verdadeiro Rei. Davi não foi ungido apenas para ocupar o lugar do primeiro monarca de Israel, mas para erguer na terra um monumento ao verdadeiro Deus, que jamais seria esquecido. Desprezado por seus irmãos e ignorado por seu povo, sua vitoriosa atuação ilustrava a vida Daquele que seria conhecido como o Filho de Davi.

Até ali, diante de Saul, Davi era apenas o tocador de harpa que acalmava os seus sentidos e o seu fiel escudeiro. Mas, tendo visto o cumprimento de sua fama — “forte e valente, homem de guerra” (1Sm.16:18) — a curiosidade do rei foi aguçada: “Pergunta, pois, de quem é filho este jovem” (v.56). Na vitória de Davi sobre Golias “no vale de Elá” (v.2), posso quase ouvir, no tanger da harpa, o ecoar do salmo: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo” (Sl.23:4).

Saul tentou vestir Davi com sua armadura e enviá-lo à batalha com armas falíveis. Mas “Davi tirou aquilo de sobre si” (v.39) e foi à peleja com suas vestes de pastor, que lhe ensinaram as mais preciosas lições de confiança, coragem e obediência. Não há figura que represente a Deus perante o Seu povo de forma mais fiel do que a de um pastor de ovelhas. Ao cuidar das necessidades básicas do rebanho, ao conduzi-lo em segurança e ao não deixá-lo à própria sorte — mesmo pondo em risco a própria vida — Davi adquiriu uma força moral e espiritual que nenhum gigante nesta Terra poderia abalar.

Amados, um dia, Jesus enfrentou o maior dos gigantes por cada um de nós: a morte. Não fosse o Seu sacrifício, o vale da sombra da morte seria o nosso fim. Todavia, Ele “se levantou de madrugada”, “deixou as ovelhas” aos cuidados do Senhor e “partiu”, como Deus “lhe ordenara; e chegou” (v.20) a esta Terra envolta em um grande conflito. Diante de um povo incrédulo, Sua missão foi questionada: “Por que desceste aqui?” (v.28). Mas, como o nosso Bom Pastor, Ele “tomou o seu cajado na mão” (v.40) e, com fé e oração, não desistiu de provar a todo o mundo “que o Senhor salva” (v.47).

Muito em breve, o inimigo cairá derrotado “com o rosto em terra” (v.49), e Jesus esmagará a sua cabeça de uma vez por todas (Gn.3:15). O herói dos filisteus foi morto para não mais viver; o nosso Herói foi morto, mas venceu a morte para que tenhamos vida, e vida “em abundância” (Jo.10:10). Permita que o Cristo ressuscitado seja o Pastor de sua vida e, certamente, Ele estará com você no vale deste mundo escuro até que o leve para habitar “na Casa do Senhor para todo o sempre” (Sl.23:6).

Nosso amado Pai Celestial, graças Te damos porque Jesus veio ao vale deste mundo escuro vencer as nossas lutas e, por Sua vitória, somos mais que vencedores. Guia-nos, nosso bom Pastor, pois queremos habitar na casa do Senhor para todo o sempre! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia e um feliz Natal, ovelhinhas de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#1SAMUEL17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.