Reavivados por Sua Palavra


1Samuel 9 — Rosana Barros by Ivan Barros
17 de dezembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo” (v.2).

“Havia um homem de Benjamim, cujo nome era Quis […] homem de bens” (v.1). Ele tinha um filho chamado Saul, que a Bíblia apresenta como sendo tanto o mais belo quanto o maior em estatura de todo o Israel. Recebendo ordens de seu pai para ir em busca de jumentas extraviadas, Saul percorreu um longo caminho com um dos servos da casa. Frustradas as suas expectativas e preocupado com o tempo ausente de casa, decidiu voltar. Mas o moço que com ele estava o convenceu a procurar ali “um homem de Deus” que era “muito estimado” (v.6), a fim de saber o caminho que deveriam seguir. Este homem era o profeta Samuel.

Um dia antes, o Senhor já havia revelado a Samuel sobre a chegada de Saul e sobre o propósito de consagrá-lo como o primeiro rei de Israel. Samuel levou Saul e o moço para comerem com ele, e acalmou o coração de Saul a respeito das jumentas de seu pai, garantindo que já tinham sido encontradas. E mais do que isso, lhe proferiu as seguintes palavras: “E para quem está reservado tudo o que é precioso em Israel? Não é para ti e para toda a casa de teu pai?” (v.20). Certamente, as palavras do profeta e o fato de ter lhe dado “lugar de honra entre os convidados” (v.22), devem ter deixado Saul um tanto confuso. No dia seguinte, Samuel disse a Saul que despedisse o seu servo e que esperasse, porque ele lhe revelaria “a palavra de Deus” (v.27).

Israel havia pedido um rei e, apesar das futuras consequências desastrosas de tal escolha, não hesitaram em desafiar a autoridade do Senhor. E Deus daria ao povo exatamente o que pediu, à imagem e à semelhança dos reis das demais nações. Notem que Saul era filho de um homem rico, além de possuir uma beleza incomparável e um porte físico invejável. Percebem o quadro do governante perfeito? Alto, bonito e rico. Saul, portanto, era uma daquelas pessoas cuja presença intimidava. Onde chegava, se destacava. Eis o rei perfeito, aos olhos humanos!

Porém, quando Samuel proferiu a Saul aquelas palavras de ânimo e de bênção no versículo vinte, eis a resposta de Saul: “Porventura, não sou benjamita, da menor das tribos de Israel? E a minha família, a menor de todas as famílias da tribo de Benjamim? Por que, pois, me falas com tais palavras?” (v.21). Percebemos aqui o que se escondia para além da aparência. Saul revelou humildade. Por onde passava, os olhares se voltavam para a sua beleza encantadora e altura imponente. Mas, dentro do coração, revelou virtude maior do que a exterior. Como sua história teria sido diferente se não tivesse permitido que um dia o orgulho o dominasse!

Todos sofremos, nem que seja um pouco, dessa síndrome de Israel. Temos prazer na contemplação do belo. E não há nada de errado nisso. Mas ao julgarmos pela aparência, podemos cometer erros graves. Olhamos, avaliamos e assinamos a sentença, tirando conclusões com base em nossa visão limitada. O Senhor nos convida a olhar para Ele e para a Sua Palavra. Quando olhamos para o Céu antes de olharmos para as pessoas, conseguimos contemplar o nosso semelhante como alguém por quem Cristo deu a vida. E, com a visão no Céu, com nossos olhos fixos em Jesus, o nosso caráter é transformado e passamos a valorizar a verdadeira beleza, que é aquela “de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe.3:4).

Não se iluda pelo vislumbre das coisas deste mundo, mas permita que a terna mão de Cristo toque seus olhos e os mantenha fixos nEle. Saul tinha beleza, altura e riqueza transitórios. Jesus tem uma eternidade de bênçãos a nos oferecer. Se você abrir a porta do seu coração para Cristo, Ele abrirá os seus olhos e “a alegria do coração [será] banquete contínuo” (Pv.15:15). Seja a nossa beleza aquela que vem de um coração governado pelo Espírito Santo.

Nosso amado Deus, os reis desta Terra vem e vão, mas Tu és o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Por isso, Rei eterno, Te pedimos que o Senhor governe a nossa vida e que a Tua Palavra continue iluminando a nossa jornada rumo ao Lar. Porque, por mais que este mundo ainda tenha coisas belas, o mal tem causado um grande estrago, e nós aspiramos pela pátria superior. Volta logo, Jesus! E, até lá, mantém os nossos olhos em Ti e nas coisas lá do alto. Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, belos aos olhos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#1SAMUEL9 #1SAMUEL09 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.