Filed under: Sem categoria
685 palavras
1 O meu coração se rejubila no SENHOR. Ana [… ] Adquiriu uma nova visão do poder de Deus, evidente por Seu controle sobre as forças ocultas da natureza, neutralizando em silêncio as forças do mal que a desanimavam e derrotavam, fazendo com que um ambiente negativo contribuísse imensamente à profundidade e plenitude de sua alegria. Ana entendeu de uma nova maneira a aliança feita com seus antepassados, de que os filhos de Deus se tornariam uma bênção para todas as nações. A canção de Ana foi uma profecia inspirada referente a Davi e ao Messias (PP, 572). A experiência de Ana pode ter resultado na maior bênção que poderia se manifestar na vida de Penina. Deus estava tão ávido por salvar Penina como por redimir Ana. E haveria maneira melhor de fazer isso co que mostrando a exaltação de uma alma que confiava nEle e não pagava mal com mal? CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 488.
3 Contém o princípio de não falar mal de seu semelhante. Bíblia Shedd.
nem saiam coisas arrogantes. Aqueles que, como Penina, se sentem fortes pelo próprio poder sofrem ao colher o fruto de seu egoísmo, que é a morte espiritual. Deus, porém, é capaz de dar vida até mesmo aos que estão espiritualmente mortos. Cristo ofereceu a Judas as mesmas oportunidades que Pedro teve. No entanto, um se entregou e o outro não. CBASD, vol. 2, p. 488, 489.
4 arco. Símbolo de poder e força. Na época, o arco era a arma mais poderosa (2Sm 1.18). Bíblia Shedd.
5 sete filhos. Sete, o símbolo da perfeição e da plenitude, representa uma família numerosa e feliz. Bíblia Shedd.
7 O SENHOR empobrece e enriquece. Ana reconheceu que sua salvação do opróbrio viera de Deus, que a engrandecera muito acima da zombaria de penina. … Encontrou inspiração para compor uma canção muito acima do alcance de sua experiência e, sob a orientação do Espírito Santo, apontou para a alegria dos remidos quando estiverem sobre o mar de vidro entoando um “novo cântico” (Ap 14:3). A felicidade de Ana não foi um deleite egoísta, mas uma compreensão ampliada do caráter de Deus, como aquela que levou os “filhos de Deus” a rejubilar diante da criação do mundo (Jó 38:7). … Ana tinha o Céu no coração, pois aprendera a amar o mundo como Cristo o ama (ver DTN, 331, 641). CBASD, vol. 2, p. 489.
8 colunas, para os gregos teriam o seu sentido real; para os hebreus, cuja linguagem é pitoresca, as colunas têm um sentido abstrato; simbolizam os princípios que regem o mundo. Bíblia Shedd.
25 o SENHOR os queria matar. Literalmente, “agradava ao Senhor levá-los a morrer”. Eles rejeitaram o controle protetor de Deus, escolheram o próprio caminho egoísta e abandonaram deliberadamente o conselho do Céu. Ao mandar embora o anjo do Senhor (Sl 34:7), selaram sua condenação. Foram os filisteus que os mataram (1Sm 4:10, 11); no entanto, Deus permitiu a morte porque tinham se recusado a segui-Lo. “Deus não fica em relação ao pecador como executor da sentença contra a transgressão; mas deixa entregues a si mesmos os que rejeitam Sua misericórdia, para colherem aquilo que semearam” (GC, 36). CBASD, vol. 2, p. 491.
31 cortarei o teu braço. “Acabarei com o teu poder”. Os descendentes de Eli, da casa de Itamar (1Cr 6:3), perderam os seus direitos (1Rs 2.27) para com os casa de Eleazar (1Rs 2.35). Bíblia Shedd.
33 morrerão na flor da idade. Indica que todos morrerão moços e de modo violento (4.11; 22.18). Bíblia Shedd.
35 um sacerdote fiel. As Escrituras não indicam o sacerdote em quem se cumpriu esta profecia. Alguns eruditos pensam que se refere a Zadoque, da linhagem de Eleazar, a quem Salomão deu o sacerdócio quando Abiatar, descendente de Itamar, foi deposto por colaborar com Adonias na tentativa de tomar o posto de Salomão (1Rs 2:27, 35). Outros acreditam que se refere a Cristo, e outros ainda que a profecia se cumpriu em Samuel e em sua obra. Porém, a lição importante dessa declaração reside no fato de que o ser humano não pode impedir o cumprimento final do desejo de Deus de restaurar Sua imagem no coração da humanidade. CBASD, vol. 2, p. 492.
36 Os descendentes de Eli chegaram a mendigar por um emprego no templo, para não morrerem de fome. Bíblia Shedd.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário