Reavivados por Sua Palavra


RUTE 4 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
8 de dezembro de 2025, 0:30
Filed under: Sem categoria

RUTE 4 – Qualquer sociedade tem sua legislação. Qualquer cidadão de bem deveria respeitar as leis civis de seu país (Romanos 13:1-7; Tito 3:1; 1 Pedro 2:13-17) – tendo exceção apenas quando contrasta com princípios divinos (Atos 5:29).

Israel possuía uma lei chamada levirato, a qual consistia no casamento do irmão do marido falecido com a viúva a fim de suscitar descendência para seu irmão morto. Na ausência de irmão disponível para casar, um parente próximo poderia fazê-lo (Deuteronômio 25:5-10). Tal casamento levirato só ocorreria caso o primeiro marido falecesse sem deixar filhos; do contrário, era proibido casar-se com a cunhada (Levítico 18:16; 20:21; Mateus 14:3-4).

A lei do levirato ia além do marido falecido. Viúva e sem filho, Rute não tinha um cunhado legal para cumprir o voto do levirato. Por isso, a oportunidade de casar-se com a moabita fora oferecida ao parente mais próximo de seu marido morto. Ao recusar-se a casar e redimir Rute, liberou Boaz para ser o goel/libertador, e casar-se com a nora de Noemi e “comprar” a sua terra.

“O parente mais chegado se mostrou indisposto a tomar Rute como esposa para poder ter o direito de possuir a terra; Boaz, ao contrário, mostrou-se disposto a comprar a terra, já que essa era a condição para ter Rute como esposa”, observa o Comentário Bíblico Adventista.

Boaz casou-se por amor, mas seguiu os ditames legais de sua época, deixando maravilhoso legado aos jovens desregrados da geração atual.

O livro de Rute termina com uma breve lista de antepassados, que conecta Perez (um dos filhos de Judá) a seu filho Obede, seu neto Jessé, que se tornaria o pai do rei Davi, a seu descendente, Jesus. O autor do livro mostra que Deus estava agindo com um propósito maior do que apenas garantir o bem-estar de Noemi, Rute e o povo de Belém. Ele estava, na verdade, preparando a vinda do Messias, que traria uma nova era de paz, justiça e liberdade, e venceria o pecado e a morte.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.