Reavivados por Sua Palavra


Rute 01 — Rosana Barros by Ivan Barros
5 de dezembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Disse Noemi: Eis que a tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada” (v.15).

O primeiro livro da Bíblia com o nome de uma mulher é justamente a história de uma estrangeira. Rute era moabita, descendente de Moabe (filho da relação incestuosa de Ló com sua filha mais velha, Gn.19:37). Devido ao período de fome no tempo “em que julgavam os juízes” em Israel, “um homem de Belém de Judá saiu a habitar na terra de Moabe, com sua mulher e seus dois filhos” (v.1). Elimeleque e Noemi, e seus filhos, “Malom e Quiliom, […] vieram à terra de Moabe e ficaram ali” (v.2). Por mais que as razões de Elimeleque sejam legítimas – afinal de contas, qual pai de família não deseja dar o melhor para os seus – a Bíblia não registra, contudo, que ele tenha consultado o Senhor. Não sabemos a causa de sua morte, mas certamente ela causou um grande abalo emocional à família, principalmente à Noemi.

Apesar de sua grande perda, ela ainda tinha “seus dois filhos, os quais casaram com mulheres moabitas” (v.3-4). Ao que tudo indica, mesmo sendo estrangeiras, elas receberam a aprovação de sua sogra, que as acolheu como filhas. Uma relação que se mostraria preciosa no futuro. A Bíblia também guardou silêncio sobre a causa da morte dos dois filhos de Noemi. O certo é que viúva e sem filhos, Noemi se viu obrigada a voltar à sua terra natal, quem sabe para viver da generosidade de seu povo. Suas noras, porém, insistiram em segui-la enquanto ela insistia que a deixassem e voltassem para a casa de seus pais. “Orfa despediu-se de sua sogra com um beijo, porém Rute se apegou a ela” (v.14). Aquela mulher moabita havia encontrado na relação com sua sogra um amor que ela nunca havia provado antes. E sua firme resolução é digna de ganhar destaque aqui:

“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem Lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti” (v.16-17).

Foram estas palavras que convenceram Noemi de que Rute “estava decidida a acompanhá-la” (v.18). E a chegada daquelas pobres viúvas em Belém comoveu toda a cidade. O estado de espírito de Noemi era de uma pessoa sem esperança e, como ela mesma disse, cheia de “grande amargura” (v.20). Mara significa “amarga”, e assim ela considerava a sua deplorável situação. Viúva, sem filhos e preocupada com o bem-estar de sua amável nora, Noemi considerou seu infortúnio como uma manifestação da ira do Senhor. Um pensamento que encontramos, por exemplo, na experiência de Jó (Leia Jó 10:2). O grande conflito que envolveu a vida de Noemi e a de Jó teve o mesmo originador: Satanás; como a vitória final de ambos proveio da mesma fonte: Deus.

Temos que ter muito cuidado com nossas decisões quando elas envolvem toda a família. Consultar ao Senhor, hoje, deve ser tão real quanto o foi com Noé, com Abraão, com Moisés e com tantos outros que deram ouvidos à voz de Deus. A oposição de Satanás, o originador do mal, é constante e tem o objetivo final de nos destruir. Por isso a importância de permanecermos em Cristo. Noé salvou a sua casa do dilúvio, mas bastou desviar os olhos do Senhor por um instante para que sua embriaguez fosse a causa de uma maldição (Gn.9:24-25). Abraão saiu da casa de seu pai e foi à terra que o Senhor mandou, mas deu ouvidos à sugestão de sua mulher em detrimento da promessa divina (Gn.16:2). Moisés foi o homem mais manso da Terra (Nm.12:3), mas deixou que a impaciência e o orgulho dominassem o seu coração por um instante e isso o impediu de entrar em Canaã (Nm.20:12).

Talvez Noemi tivesse insistido com seu marido para não saírem do meio do seu povo. Talvez estejamos vivendo alguma situação indesejada ou sob a ameaça de vivê-la, não por nossa própria vontade, mas pelas circunstâncias familiares nas quais estamos envolvidos. E por mais que o sofrimento tenha alcançado a vida de Noemi pela morte de seus entes queridos; por mais que o inimigo tivesse arrancado seus bens e sua família, como o fez com Jó, aquela mulher carregava consigo um amor que constrangeu sua nora a tal ponto de não pensar em outro estilo de vida a não ser aquele que aprendeu com ela. E Rute foi para Noemi “melhor do que sete filhos” (Rt.4:15).

Rute declarou a Noemi que só a morte poderia separá-las. O objetivo de sua vida tornou-se servir a sua sogra e fazê-la feliz. E esse era considerado um sagrado privilégio para ela. É nosso privilégio erguer a cruz de Cristo bem alto e proclamar: Olhem e vivam! Porque o amor entre pessoas, por mais que seja genuinamente procedente da fonte divina, enquanto estamos aqui possui tempo de duração, pois, até que Cristo volte, a morte continuará agindo como um agente separador. Contudo, “nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm.8:38-39).

Seja por escolhas alheias ou por escolhas pessoais, se existem feridas difíceis de cicatrizar, escolha agora mesmo olhar para Cristo e viver. Mesmo no sofrimento, como Noemi, sejamos instrumentos do amor de Deus na vida de outros.

Senhor, nosso Deus, vivemos em tempos muito difíceis, pois a cada geração, nos tornamos mais frágeis em todos os sentidos. E muitas vezes os sentimentos tentam falar mais alto do que a fé. Ajuda-nos, Pai, para que nos momentos de aflição encontremos nem que seja uma mão bondosa para nos consolar! Ajuda-nos a não desviarmos os nossos olhos de Jesus, nem por um instante! Que, cheios do Teu Espírito de amor, sejamos bênção aos nossos semelhantes! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, amados!

Rosana Garcia Barros

#RUTE1 #RUTE01 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.