Reavivados por Sua Palavra


Josué 05 — Rosana Barros by Ivan Barros
25 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Respondeu o Príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim” (v.15).

A travessia milagrosa do Jordão causou um grande alvoroço entre os povos de Canaã, de maneira que até os reis da terra ficaram desalentados “por causa dos filhos de Israel” (v.1). Eles sabiam que era só uma questão de tempo e que Deus estava não só conduzindo Seu povo à terra prometida, mas também aplicando Seu juízo contra os impenitentes. Mas a geração que entrou em Canaã não havia observado a cerimônia da circuncisão no deserto. Acredito que as dificuldades da peregrinação os impediu de observar tal rito e que, não obstante, Deus desejava renovar a Sua aliança com eles, culminando na celebração da Páscoa, e no fim do maná, pois finalmente estavam em casa e desfrutando “do fruto da terra”, “das novidades da terra de Canaã” (v.10, 12).

“Estando Josué ao pé de Jericó” (v.13), muito provavelmente buscando no Senhor o auxílio e a sabedoria para saber o que fazer dali por diante, quem sabe sentindo-se angustiado, de repente ele “levantou os olhos e olhou; eis que se achava em pé diante dele um homem que trazia na mão uma espada nua” (v.13), um guerreiro pronto para a batalha. Era o “Príncipe do exército do Senhor” (v.14), que acabava de chegar. Percebam que Josué “se prostrou com o rosto em terra, e O adorou” (v.14). Ora, se fosse um anjo, jamais aceitaria adoração (Leia Ap.19:10; 22:8,9). Josué estava diante do próprio Cristo e, semelhante à experiência de Moisés na sarça ardente, prontamente descalçou “as sandálias dos pés” (v.15), segundo a ordem do Senhor, pois estava em solo sagrado.

As cenas que se seguirão neste mundo antes da volta de Jesus serão rápidas e sucessivas (1Ts.5:3). A peregrinação dos filhos de Deus chegará em seus dias finais e eles receberão o refrigério do Espírito Santo (Zc.10:1). Não precisarão mais ser ensinados, pois o maná, a Palavra de Deus, estará em seus corações (Hb.8:11). Livres, finalmente livres, de todo mal que os assediava, marcharão resolutos e confiantes com a armadura de Deus (Ef.6:10-18), tendo o Senhor Jesus Cristo como seu grande Comandante (Na.1:7). Os reis da Terra atentarão para isso e se lamentarão (Ap.18:9). Mas todo aquele que, semelhante a Josué, estiver buscando o Senhor como seu refúgio e fortaleza, clamando por sabedoria, será fortalecido, e Miguel, o grande Príncipe, virá em seu favor (Dn.10:21).

Eu creio de todo o meu coração que este tempo está mais perto do que possamos imaginar. Como a Páscoa era símbolo da libertação do pecado, seguida do Pentecostes, símbolo de colheita e fartura por meio do Espírito Santo, e do dia da expiação, símbolo de renovação espiritual, culminando na Festa dos Tabernáculos, símbolo da celebração nas moradas eternas, estamos, em nossos dias, pisando no solo sagrado do tempo do fim. É hora de descalçarmos nossos pés de todo orgulho humano, e estarmos atentos somente ao que é de origem divina. Satanás e seus anjos podem lutar contra nós com todas as suas armas, mas se perseverarmos em levantar nossos olhos e olhar para o Senhor dos Exércitos, Ele “os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele” (Ap.17:14).

Ó, amados, todas as nossas energias e faculdades precisam estar empregadas em mantermos nossos olhos fixos em Jesus, “o Autor e Consumador” de nossa fé (Hb.12:2)! Este mundo está em contagem regressiva e não podemos descer de nossa torre de vigia (Hc.2:1). Eu sei que a exaustão, que o sentimento de forte angústia e desânimo, causado pelas provas, muitas vezes querem nos dominar e fazer com que nossa mente seja tomada por inúmeras distrações e pensamentos nocivos. Mas nós temos a fiel promessa da constante companhia de Cristo ao nosso lado (Mt.28:20), e precisamos confiar e nos agarrar a ela, “pois Quem fez a promessa é fiel” (Hb.10:23). “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, Aquele que vem virá e não tardará” (Hb.10:35-37). Você crê?

Nosso bendito Deus, cremos que o Senhor em breve voltará. Cremos na bendita esperança de nosso resgate e que Jesus está às portas. Cremos que mesmo que a angústia se intensifique, receberemos força adicional para suportar o que há de vir. Cremos que o Senhor já proveu o nosso livramento. Cremos que tens ouvido o clamor do Teu remanescente e que depressa lhes fará justiça. Cremos no Teu amor pela humanidade e que estás chamando as Tuas últimas ovelhas. Reveste-nos de Tua armadura, Senhor dos Exércitos! Prepara-nos para Te encontrar, nosso amado Pai! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, exército do Senhor Jesus Cristo!

Rosana Garcia Barros

#JOSUÉ05 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.