Filed under: Sem categoria
“Então, disse Josué aos filhos de Israel: Chegai-vos para cá e ouvi as palavras do Senhor, vosso Deus” (v.9).
Ainda “de madrugada” (v.1), Josué se levantou para dar início à jornada da vitória. Com o apoio dos oficiais de Israel, todo o povo foi devidamente instruído, pois seguiriam por um caminho que nunca tinham passado antes (v.4). A ordem foi: “Santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós” (v.5). A marcha seria precedida pelos sacerdotes, que levariam “a arca do Senhor, o Senhor de toda a Terra” (v.13), então, os demais filhos de Israel os seguiriam à distância. Quando “os que levavam a arca chegaram até o Jordão, e os seus pés se molharam na borda das águas […] pararam-se as águas que vinham de cima; levantaram-se num montão, […] e todo o Israel passou a pé enxuto, atravessando o Jordão” (v.15-17).
O relatório dos espias (Js.2:24), deu ânimo a Josué e, novamente, ele pôde ver o milagre nas águas do Jordão à semelhança do que havia presenciado no Mar Vermelho. Antes disso, porém, ele sabia que havia a necessidade de um preparo. A ordem para que o povo se santificasse estava atrelada ao chamado para que todos ouvissem “as palavras do Senhor” (v.9). Na Palavra do Senhor está o caminho da vida. Nela encontramos a voz do próprio Deus em linguagem humana. O maior Salmo e maior capítulo da Bíblia, exalta as Escrituras como fonte de bênção e de proteção contra o pecado. Diz o salmista: “Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do Senhor”. “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua Palavra” (Sl.119:1 e 9).
Jesus também deixou claro o caminho da santificação: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (Jo.17:17). E o preparo para o povo de Deus entrar na Canaã celestial continua sendo o mesmo, pois sem santificação “ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). A Palavra de Deus recebida no coração, pela fé, torna-se a norteadora da vida, transformando o caráter, enobrecendo as faculdades e iluminando o caminho do cristão. Mas para que ela cumpra de maneira eficaz sua função, precisamos do Espírito Santo como o colírio divino, abrindo nossos olhos para enxergarmos as maravilhas do Senhor. Uma obra que dentro em breve encerrará, pois “Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a Terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. Andarão de mar a mar e do Norte até ao Oriente; correrão por toda parte, procurando a Palavra do Senhor, e não a acharão” (Am.8:11-12).
Amados, quando essa profecia se cumprir, virá então a declaração: “Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Ap.22:11). Percebam que o fato de o destino eterno de cada ser humano já estar selado, em que cada um tomou sua própria decisão, não eximirá o justo de continuar praticando a justiça e o santo de continuar buscando a santificação. Porque essa obra do Espírito Santo no coração é a obra de toda uma vida. Enquanto nosso corpo corruptível não for revestido da incorruptibilidade (1Co.15:53), nossa luta contra O nosso eu continua, até que Cristo nos liberte de uma vez por todas em Sua segunda vinda.
Se Josué tomou todo o cuidado em santificar o povo antes de entrarem na Canaã terrestre, que dirá o cuidado que precisamos ter tão perto como estamos de entrar na Canaã celeste! Temos, como Josué, levantado “de madrugada” (v.1) no anseio por buscar ao Senhor e realizar A Sua obra? Como Deus segurou as águas do Jordão até que Seu povo estivesse seguro, Ele tem contido “os quatro ventos da Terra” até que Seus últimos servos recebam “o selo do Deus vivo” (Ap.7:1 e 2). Não sabemos até quando essa obra vai durar. Mas sabemos o que fazer para que ela nos encontre preparados: “Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles” (Os.14:9).
Senhor, muitos de nós estamos exaustos! As provas e aflições têm sido bem difíceis, Senhor! Não sei o que o Senhor fará por nós, mas creio que tens uma dose de ânimo especial reservada para todo aquele que perseverar até o fim. Purifica-nos, Pai Santo! Ó, Senhor de toda a Terra, volta logo! Volta logo, Senhor! Nosso coração desfalece de saudades! Volta logo! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, santificados na verdade!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário