Reavivados por Sua Palavra


Josué 02 — Rosana Barros by Ivan Barros
22 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo Senhor que, assim como usei de misericórdia para convosco, também dela usareis para com a casa de meu pai; e que me dareis um sinal certo” (v.12).

Quando Moisés e o povo estavam próximos à terra da promessa, Deus ordenou que enviassem doze representantes, um chefe de cada tribo, a espiar Canaã. O relato de dez deles, porém, foi desastroso, levando todo o povo a murmurar contra o Senhor e contra Moisés e Arão. Apenas dois espias, Josué e Calebe, tentaram impedir o motim e animar o povo a confiar no Senhor. Infelizmente, sabemos que a rebelião não pôde ser evitada e o alto preço foi a peregrinação de quarenta anos no deserto: “Segundo o número dos dias que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as iniquidades quarenta anos e tereis experiência do Meu desagrado. Eu, o Senhor, falei” (Nm.14:34-35).

Certamente, a recordação daquele episódio fez com que Josué fosse em extremo cuidadoso na escolha de seus espias. Outro detalhe foi que ele os enviou “secretamente” (v.1), provavelmente a fim de não alvoroçar o povo. Como apenas ele e Calebe haviam sido favoráveis ao Senhor no passado, ele enviou apenas dois homens de sua inteira confiança. E esses homens foram guiados pelo Espírito Santo ao lugar mais improvável. Talvez tivessem entrado na casa de uma prostituta para não levantar suspeitas. Mas, percebam que, ainda assim, a notícia de que havia entrado na cidade “uns homens dos filhos de Israel para espiar a terra” (v.2), chegou aos ouvidos do “rei de Jericó” (v.3). Ou seja, é impossível esconder a identidade dos filhos de Deus.

Mas aqueles homens encontraram na casa de Raabe um refúgio seguro. Eles haviam entrado na única casa que tinha o temor do Senhor. Aquela mulher escondeu os espias, despistou os guardas do rei e revelou sua fé no Deus de Israel. Nas palavras de Raabe, percebemos que, desde o episódio em que Deus “secou as águas do Mar Vermelho” (v.10), o caminho já estava preparado para que Israel avançasse à conquista de Canaã. E que foi apenas sua incredulidade que os impediu de entrar. Diante de tudo isso, Raabe fez um pedido inusitado aos espias, para que da forma como havia usado de misericórdia para com eles, que eles também usassem para com ela e sua família. Ela estava declarando àqueles homens que, se ela e sua casa fossem salvos da destruição, estavam dispostos a servir ao Deus de Israel.

Ora, amados, a ordem do Senhor aos israelitas foi bem clara: “Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego” (Dt.20:16). Cumprir a promessa a Raabe não iria de encontro à ordem divina? Não, amados. E isso só poderia ter sido reconhecido por homens guiados pelo Espírito de Deus. Por isso que eu reforço que Josué enviou a Jericó dois servos do Senhor, homens que conheciam a Deus, Sua misericórdia e desejo de salvar o pecador arrependido. Quantas preciosas lições em apenas alguns versículos! A importância de um líder espiritual buscar no Senhor sabedoria para saber a quem delegar questões importantes. De confiar nos planos de Deus ainda que as aparências não sejam favoráveis. De ouvir e obedecer à voz do Espírito Santo, mesmo que seja para irmos a lugares improváveis. De olharmos para pessoas aparentemente condenáveis com compaixão e misericórdia.

E se fôssemos analisar cada lição dessas e as muitas outras que podemos descobrir no capítulo de hoje, poderíamos transformar esse comentário em um livro. Mas creio que, se permitimos que o Espírito Santo falasse ao nosso coração no estudo de hoje, eu tenho certeza de que cada um de nós recebeu “um sinal certo” (v.12) de Sua atuação. Como o “cordão de fio escarlata à janela” (v.18) da casa de Raabe seria o sinal de seu livramento, Cristo deseja proteger nosso lar com Seu sangue carmesim. Como aquela mulher abraçou a fé de Israel e confiou no livramento de sua casa, apegue-se, agora, à fiel promessa: “Cristo, tendo-Se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que O aguardam para a salvação”. Portanto, “Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel” (Hb.9:28; 10:23).

Aqui estamos, Senhor, nosso Deus, apresentando diante de Ti nossa vida para fazermos Tua vontade. Bem sabes, Pai, quem nós somos e os milagres que ainda precisam ser realizados em nosso coração. Tem misericórdia de nós, Senhor! Pela fé, nós clamamos que o princípio salvífico daquele fio escarlata alcance nosso lar, pois reconhecemos que o Senhor é o único Deus em cima nos céus e embaixo na terra! E dá-nos o coração arrependido de Raabe e misericordioso daqueles espias! Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, salvos pelo sangue de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#JOSUÉ02 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.