Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 34 — Rosana Barros by Ivan Barros
20 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor” (v.5).

Após proferir sua última bênção a Israel, Moisés subiu ao ponto mais alto de Pisga “e o Senhor lhe mostrou” toda a terra da promessa segundo a possessão das tribos, “a terra que, sob juramento”, Deus havia prometido dar “a Abraão, a Isaque e a Jacó” (v.1, 4). Mesmo sabendo que não entraria lá e que morreria ali mesmo, o homem de Deus foi submisso à ordem divina, e “morreu ali Moisés” (v.5), o maior líder e profeta de Israel, “com quem o Senhor” falava “face a face” (v.10), não porque estivesse com a saúde fragilizada, pois “não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor” (v.7). Mas porque sua missão estava concluída e o Senhor tinha planos maiores e melhores para Seu fiel servo. E “Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos”, tornando-se o novo líder dos filhos de Israel, os quais “lhe deram ouvidos e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés” (v.9).

O último livro de Moisés cumpriu com fidelidade e precisão a ordem de Deus no tocante a preservar na mente das futuras gerações tudo o que Ele havia realizado no meio de Seu povo; uma retrospectiva do chamado divino a Abraão, Isaque e Jacó, do livramento no Egito e do Egito, das bênçãos no deserto, e também dos episódios em que o povo agiu com incredulidade e das trágicas consequências disso. A geração que estava prestes a entrar em Canaã precisava lembrar quem era o seu supremo Líder e agir de modo contrário à geração do deserto. A “arma” mais poderosa que poderiam empunhar com segurança seria a confiança em Deus. E o período de luto de “trinta dias” (v.8), certamente foi um período de profunda reflexão em todas as palavras do Senhor e no fiel legado que Moisés lhes havia deixado.

Fazemos parte do último Israel de Deus, que caminha rumo a Canaã celestial. E creio estarmos diante do Jordão, de onde, pela fé, já podemos avistar o Lar. Muitos servos de Deus têm morrido no deserto deste mundo, mas louvado seja Deus por tão sublime promessa: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham” (Ap.14:13). A mesma firme esperança sobre a qual Paulo atestou: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts.4:16). E como Moisés foi sepultado e ressuscitado pelo próprio Deus (Mc.9:4; Jd.9), todos os fiéis da Terra que já dormiram no Senhor hão de ressurgir pela promessa de Cristo: “e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo.6:44).

À semelhança de Moisés, muitos serão recolhidos antes da volta de Jesus. Mesmo que a morte seja um assunto evitado e temido, ela faz parte de nossa realidade em um mundo de pecado. O ditado que diz “Tem jeito para tudo menos para a morte” não pode ser validado diante do insuperável e verdadeiro argumento da cruz e da sepultura vazia. Com amor mais forte do que a morte, Jesus pagou o alto preço de nosso resgate para que possamos herdar a vida e o Lar que a Ele pertencem. Mesmo não sabendo se tombaremos antes de atravessar o “Jordão” ou quanto tempo mais o povo de Deus estará acampado às suas margens, uma coisa é certa, amados: “Eis que [Cristo] vem com as nuvens, e todo olho O verá, até quantos O traspassaram. E todas as tribos da Terra se lamentarão sobre Ele. Certamente. Amém!” (Ap.1:7).

“Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha” (Ap.16:15).

Pai nosso que habita no mais alto e santo lugar, mas que também habita com os abatidos e contritos de coração, ó Senhor, tem misericórdia de nós e de nossa família! Desperta-nos de nossa letargia e acende em nosso coração a chama do Espírito Santo, aquecendo e iluminando a nossa vida com o Teu amor! Quer vivamos, quer morramos, que sejamos do Senhor! E obrigado, Pai, por nos falar através da Tua Palavra! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, povo do advento!

Rosana Garcia Barros

#Deuteronômio34 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.