Filed under: Sem categoria
“Na verdade, amas os povos; todos os Teus santos estão na Tua mão; eles se colocam a Teus pés e aprendem das Tuas palavras” (v.3).
As últimas palavras de Moisés a Israel foram proferidas em forma de bênção a cada uma de suas tribos. Começando com Rúben e terminando com Aser, Moisés declarou bênçãos condicionais, que o Senhor estava disposto a cumprir, se Lhe permanecessem fiéis. Relembrando a experiência do Sinai, de quando o Senhor lhes apareceu e “à sua direita, havia para eles o fogo da lei” (v.2), Moisés confirmou a verdade de que a lei do Senhor, como sendo a lei regente do povo, a constituição da nação, era uma declaração em reconhecimento de que “o Senhor Se tornou rei ao Seu povo amado” (v.5). O amor de Deus aliado à Sua lei era o fundamento sólido da recém-nascida nação de Israel.
O salmista Davi escreveu: “No coração, tem ele a lei do seu Deus; os seus passos não vacilarão” (Sl.37:31). A chama da lei de Deus, que é a revelação de Seu amor e de Sua presença com Seu povo, deve permanecer em nosso coração, como declarou o sábio Salomão: “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura, o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, são veementes labaredas” (Ct.8:6). E este selo, imprimindo a lei do Senhor no coração, como norteadora da vida de cada filho de Deus, é a pessoa do Espírito Santo: “em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa” (Ef.1:13).
É o Espírito do Senhor no coração que promove a verdadeira obediência, aquela que é regida pelo amor, “de sorte que o cumprimento da lei é o amor” (Rm.13:10). Colocar-se aos pés do Senhor para aprender das Suas palavras (v.3) deve acompanhar a ação de colocá-las em prática como quem verdadeiramente permanece aos pés de Cristo. Se as tribos não fossem fiéis ao Senhor, desprezando Suas palavras, como esperar que fossem abençoadas? Ter o Senhor como rei e regente da nação significava aceitar a Sua lei e observá-la como regra de fé e prática, “pois guardou a Tua Palavra e observou a Tua aliança”. “Abençoa o seu poder, ó Senhor, e aceita a obra das suas mãos” (v.9, 11).
Cada tribo recebeu uma bênção diferente. Cada uma, com suas peculiaridades, tinha um chamado e uma obra especial a realizar. Mas, juntas, unidas pela lei áurea da Palavra de Deus, formavam um só povo governado por um só Deus: “O Deus eterno” (v.27). Deus nos criou diferentes, amados. A cada um de nós Deus tem um chamado e uma obra específica a ser realizada. O grande Doador de dons deseja nos capacitar a fim de encerrarmos a Sua obra de salvação na Terra. “Povo salvo pelo Senhor” (v.29), até quando continuaremos olhando para nossos irmãos com desconfiança ao invés de buscarmos a presença do Espírito Santo em nosso coração, nos selando e edificando em Cristo? Não basta sermos o povo da Bíblia. O mundo precisa ver em nós que somos o povo do Deus da Bíblia. É diferente, percebem?
Meus amados irmãos, estamos todos envolvidos em um “grande conflito” (Dn.10:1), e somente aquele cujo coração é regido pelo Espírito Santo, segundo as Escrituras, poderá “resistir no dia mau” (Ef.6:13). “Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora” (1Jo.2:18). E se João reconheceu isso no seu tempo, que dirá nós, que alcançamos os últimos dias, amados! É tempo de dar ouvidos ao alto e último clamor do Céu: “Retirai-vos dela, povo Meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos” (Ap.18:4). O Espírito Santo deseja fazer morada em seu coração e imprimir nele a lei que Cristo viveu em sua perfeita essência: “Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei; Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo” (Jr.31:33).
Pai de amor, pelo Teu Espírito, escreve as Tuas palavras em nosso coração, pois queremos ter um caráter semelhante ao de Cristo. Não podemos Te obedecer por nós mesmos, Senhor. Por isso pedimos pelo batismo do Espírito Santo! Cobre-nos com o manto de Tua justiça, Senhor! E faz-nos Teu povo unido num só propósito: pregar o evangelho eterno ao mundo, habilitando um povo preparado para a volta de Jesus. Em nome dEle, nosso amado Salvador, nós Te oramos, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, povo santo de Deus!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário