Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 29 — Rosana Barros by Ivan Barros
15 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Não é somente convosco que faço esta aliança e este juramento” (v.14).

Acredito que o texto mais conhecido deste capítulo seja o versículo vinte e nove, que diz: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. No quarto discurso de Moisés, Deus fez uma nova aliança com Seu povo, “além da aliança que fizera com eles em Horebe” (v.1). Em todos os seus discursos, Moisés trazia à memória dos filhos de Israel os livramentos e os prodígios do Senhor no Egito e Seu cuidado paterno na peregrinação no deserto, de modo que nunca esquecessem a quem pertenciam: “para que soubésseis que Eu sou o Senhor, vosso Deus” (v.6).

Eles estavam prestes a entrar na terra prometida sob a liderança de Josué. E passariam por muitas situações em que sua fé seria provada. Não sabiam o que lhes esperava. Mas Deus estava lhes afirmando e prometendo, através de Seu profeta, que as revelações que lhes haviam sido dadas eram suficientes para que pudessem andar com Ele em obediência. Até mesmo suas roupas e suas sandálias eram testemunhas do cuidado divino (v.5). Tão somente deveriam permanecer fiéis ao Senhor e testemunhar de Seu poder às futuras gerações. A lembrança da derrota dos deuses “do Egito” e “das nações” (v.16) pelas quais passaram, deveria ser um memorial para que não houvesse entre eles pessoa alguma nem família alguma que se desviasse do Senhor, para que não houvesse entre eles “raiz que [produzisse] erva venenosa e amarga” (v.18).

“Vós, estais, hoje, todos perante o Senhor, vosso Deus” (v.10). E qual tem sido a sua atitude diante do privilégio de ter em mãos não somente os escritos de Moisés, mas a totalidade da Palavra de Deus? “O Senhor não lhe quererá perdoar” (v.20) se, “no seu íntimo” (v.19), você buscar desculpas para permanecer em uma vida de pecado. Ó, amados, hoje, hoje, hoje, hoje, hoje, hoje, hoje, é o tempo e a quantidade de vezes que o Senhor enfatiza neste capítulo para dizer a mim e a você: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.4:7). Não cale a voz do Espírito Santo! Não apresente justificativas para seus pecados, sendo condescendente consigo mesmo! Não entristeça o Espírito de Deus! Nossos pecados não precisam ser justificados, eles precisam ser perdoados. E o perdão é resultado de confissão e arrependimento: “e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mt.21:22).

O povo de Deus está, hoje, nas margens do Jordão, na linha final do deserto deste mundo. E é justamente neste ponto que nossa fé é severamente provada, porque há um inimigo irado contra nós, “sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12). Mas Deus não nos deixou sem profecia. Porque “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz” (Pv.29:18). A igreja do Senhor é um movimento profético e que guarda a lei de Deus. Não sou eu quem diz isso, amados. É o próprio Senhor através da Sua Palavra: “Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar contra os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). “Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia” (Ap.19:10).

Há multidões lá fora precisando conhecer a Deus. Até quando, meus irmãos, permaneceremos distraídos e sonolentos? Em nome de Jesus, dê ouvidos ao apelo do Senhor, hoje: “Portanto, Eu vos julgarei, a cada um segundo os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor Deus. Convertei-vos e desviai-vos de todas as vossas transgressões; e a iniquidade não vos servirá de tropeço” (Ez.18:30). Ah, amados, percebam que o Senhor nunca nos pede nada sem que haja uma recompensa envolvida. Louvado seja o Senhor por Sua infinita e preciosa graça! Se nos convertermos e nos desviarmos de nossos pecados, Ele não permitirá que tropecemos mais nesses pecados. Pois “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo.1:9).

Nós temos, hoje, revelação suficiente para nós e nossos filhos. Apegue-se diariamente à revelação do Senhor através de Sua Palavra e dos escritos inspirados do espírito de profecia. “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; credes nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr.20:20).

Pai de amor, o Senhor, mais do que nós mesmos, deseja a nossa salvação e nos dar por herança o Teu reino eterno. Esta é uma oração coletiva, mas eu Te peço, por mim e por meus irmãos, que o Teu Espírito nos convença do pecado, da justiça e do juízo, para que sejamos provados, embranquecidos e purificados. Realiza essa obra individual partindo para o coletivo de um povo preparado para entrar pelos portais de Canaã. Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, purificados em Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Deuteronômio29 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.