Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 26 — Rosana Barros by Ivan Barros
12 de outubro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Hoje, fizeste o Senhor declarar que te será por Deus, e que andarás nos Seus caminhos, e guardarás os Seus estatutos, e os Seus mandamentos, e os Seus juízos, e darás ouvidos à Sua voz” (v.17).

A entrada na terra prometida aguardava bênçãos sem medida para um povo obediente à Palavra de Deus. O segundo discurso de Moisés encerrou com a importância de colocar “diante do altar do Senhor” (v.4), “das primícias de todos os frutos do solo” (v.2) como um testemunho de que haviam entrado na terra que Deus havia prometido a seus pais; seguido da devolução dos dízimos, que deveriam ser direcionados “ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva” (v.12); e exortando os filhos de Israel a uma vida de obediência no tempo que se chama “hoje” (v.16, 17, 18).

Quando postergamos fazer o que sabemos ser a atitude correta, incorremos no terrível perigo de ignorar a voz de Deus. E quando se trata de mexer no bolso, isso só piora. Por que Moisés encerrou seu segundo discurso falando da entrega das primícias e da devolução dos dízimos? Não acredito que era porque este é um assunto de menor importância. Pelo contrário. Geralmente, o autor de um livro, por exemplo, reserva para o final a mensagem que deseja melhor fique gravada na mente do leitor. Portanto, amados, havia uma finalidade específica do Senhor em guardar no coração de Seu povo, e isso de geração em geração, de que o mesmo Deus que lhes havia tirado “do Egito com poderosa mão” (v.8) era também seu Mantenedor e deveriam confiar em Sua provisão.

“Hoje” (v.16, 17) é o tempo requerido por Deus para que tomemos uma decisão ao Seu lado. E essa decisão exige uma resposta de nossa parte por meio da obediência por fé. E não confundam obediência por fé com salvação por obras. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Obedecer pela fé se trata do resultado inevitável na vida de uma nova criatura em Cristo. Quanto mais ela se aproxima de Deus, quanto mais examina Sua Palavra, quanto mais emprega seu tempo em comunhão com Deus e serviço altruísta, mais deseja fazer a vontade divina e mais forte se torna sua aversão ao pecado.

E, hoje, eu pergunto, meus amados irmãos: Como povo de propriedade exclusiva de Deus, como último movimento profético e última igreja chamada para dar o sonido certo do evangelho eterno ao mundo, estamos dispostos a depositar no altar do Senhor o que Lhe é devido? E eu não estou falando somente de dinheiro. Estou falando de dinheiro e de tudo o mais que pode estar nos afastando do plano divino para a nossa vida e através de nossa vida. Um coração dividido se assemelha a um solo improdutivo. No início pode até parecer que dará algo bom, mas a colheita revela os resultados desastrosos de colocar qualquer coisa desta terra acima de Deus.

O Senhor, nosso Deus, tem uma terra prometida, “terra que mana leite e mel” (v.15) para cada um de nós. Mas para entrarmos nela, primeiro precisamos dar ouvidos à voz de Deus por meio de Sua Palavra, e seguirmos os passos de nosso Salvador, que foi “obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8), “para que sejas povo santo ao Senhor, teu Deus” (v.19). Porque sem santificação, “ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). O chamado do Espírito Santo, hoje, é que nos alegremos “por todo o bem que o Senhor” (v.11), nosso Deus, nos tem dado. Então, essa alegria transbordará em gratidão, e a gratidão em obediência. E sua obediência será tão somente uma resposta de amor ao “Senhor, teu Deus” (v.10).

Pai de amor e de misericórdia, “olha desde a Tua santa habitação, desde o céu, e abençoa o Teu povo” (v.15)! Clamamos ao Senhor que nos liberte das amarras do inimigo e nos prepare para Teu reino eterno! Seja a nossa obediência uma resposta de amor e de temor ao Senhor. Que, hoje, sejamos fiéis à Tua Palavra, guardando e cumprindo os Teus mandamentos de todo nosso coração e de toda nossa alma. Para isso, Senhor, nos ajuda a termos nossos ouvidos desimpedidos para ouvir com clareza a voz do Espírito Santo. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, povo santo ao Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Deuteronômio26 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.