Reavivados por Sua Palavra


Deuteronômio 04 — Rosana Barros by Ivan Barros
20 de setembro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Por isso, hoje, saberás e refletirás no teu coração que só o Senhor é Deus em cima no céu e embaixo na terra; nenhum outro há” (v.39).

Imagine uma nação inteira parando para ouvir as últimas palavras de seu líder. Crianças, jovens e idosos, todos estavam reunidos e bem atentos às últimas instruções de Moisés. Certamente, foram momentos solenes, mas também cheios de comoção e de necessária reflexão. Que empatia havia em cada palavra proferida! Não consigo pensar no final deste primeiro discurso como um ditado comum, mas como uma emocionante tentativa de Moisés de reencontrar seus amados irmãos no Grande Dia do Senhor; de fortalecê-los na certeza de que Deus os amava com amor eterno e que os conduziria geração após geração.

A sequência de verbos utilizada por Moisés nos indica as coordenadas de Deus para a salvação: ouvir, cumprir, viver, entrar e possuir (v.1). Eis as perfeitas pegadas deixadas por Jesus Cristo, nosso Senhor! Não se trata de uma obediência cega ou forçada, amados, nem tampouco de salvação por obras, mas do resultado inevitável de quem deseja dar ouvidos à Palavra do Senhor, de quem O conhece e O ama. Cumprir ou obedecer as Escrituras resulta em vida, e vida em abundância; e ainda promove a propagação do evangelho “perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente” (v.6). Ou seja, a obediência é resultado de uma vida consagrada a Deus, que, consequentemente, reflete ao mundo o caráter de Jesus.

Em regra, obediência gera obediência. Por isso que nosso primeiro dever consiste em guardar a nós mesmos de não esquecermos a vontade de Deus (v.9) e para que nosso primeiro alvo missionário seja a nossa casa, como disse o Senhor: “Reúne este povo, e os farei ouvir as Minhas palavras, a fim de que aprenda a temer-Me todos os dias que na terra viver e as ensinará a seus filhos” (v.10). Sobre isto, Paulo advertiu: “pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?” (1Tm.3:5). E continuou dizendo: “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1Tm.5:8).

Há grande perigo em negligenciar as prescrições do Senhor. A comunhão dos pais para com Deus deve refletir sobre os filhos as bênçãos de andar com Ele. O propósito do Senhor em nos dar Suas leis é o de conduzir Seu povo em famílias para o reino dos céus. A lei de Deus revela nossas iniquidades e nossa necessidade de um Salvador que, “foi obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8). “Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma” (v.15), a fim de que os ídolos modernos não ocupem o lugar de Cristo em seu coração e em sua casa. O Senhor foi muito claro em Sua Palavra, meus irmãos: Não adore e não se curve diante de imagem alguma! Pois “não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram” (v.28). Porque só “o Senhor é Deus; nenhum outro há, senão Ele” (v.35).

“Por isso, hoje” (v.39), “não vos esqueçais da aliança do Senhor, vosso Deus” (v.23), “para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá para todo o sempre” (v.40).

Ó, Paizinho Querido, que privilégio imerecido o nosso de sermos Teus representantes na Terra! A Tua Palavra diz que nós somos chamados para ser Teus discípulos, Tuas testemunhas, Teus embaixadores, Teu sacerdócio real, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus, para que possamos proclamar as boas-novas do evangelho a toda língua, tribo, povo e nação. Mas jamais conseguiríamos cumprir e terminar essa missão sem o poder do Espírito Santo. Por isso, nosso Deus, único e soberano Senhor, nós suplicamos pelo batismo do Espírito Santo em nossa vida e em nosso lar. E o fazemos, em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, famílias que o Senhor amou e escolheu para salvar!

Rosana Garcia Barros

#Deuteronômio04 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.