Reavivados por Sua Palavra


Números 06 – Rosana Barros by Ivan Barros
17 de agosto de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Assim, porão o Meu nome sobre os filhos de Israel, e Eu os abençoarei” (v.27).

Ao estudarmos a lei do nazireado, creio que todos nós nos reportamos ao nazireu mais famoso da Bíblia: Sansão. O voto de nazireu incluía a abstenção do fruto da vide e de todos os seus derivados, a proibição de cortar os cabelos e de tocar em qualquer cadáver. Era um voto feito por um período determinado ou por toda a vida. “Por todos os dias do seu nazireado, santo será ao Senhor” (v.8). Sansão nasceu de uma mulher estéril e, desde o ventre, foi dedicado ao Senhor como nazireu. Na fase adulta, porém, suas ações não condiziam com seu voto, pois depositava confiança em sua força, como se fosse um talento peculiar. Apesar de ter se arrependido no final de sua vida, como teria sido diferente o desfecho de sua história se ele tivesse compreendido a razão de sua vocação.

Quanto ao voto ou juramento, Cristo nos ordenou: “Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis […] Seja, porém, a vossa palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno” (Mt.5:34 e 37). Jesus, por meio de Sua vida e ministério, nos deixou o exemplo de que a fidelidade ao Senhor deve ser resultado de uma vida de santificação. O Senhor busca homens e mulheres que assumam o posto de seu dever com temor, tremor e humildade de coração. Será esse o povo que os anjos do Senhor reconhecerão, e, no grande Dia de Deus, a seu respeito dirão: “Isto é santo” (v.20), quando o Senhor mesmo “enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt.24:31).

Todas as vezes que Israel se preparava para marchar, segundo as orientações do Senhor, antes de partir, o acampamento era tomado por um grande silêncio e, em atitude de reverência, todos ouviam a bênção proferida pelos sacerdotes. Anjos poderosos eram comissionados por Deus para acampar ao redor do Seu povo. Jovens, idosos e crianças sentiam em seus corações a alegria de saber que o Senhor estava no meio deles, garantindo-lhes proteção e cuidado. Assim como fez com Moisés, Deus também desejava refletir o Seu rosto sobre todo o Seu povo. Israel havia sido eleito para refletir o caráter do Senhor, seu Deus: um povo santo, separado para o propósito de glorificar o Senhor em toda a Terra.

O mundo está diante dos últimos instantes de oportunidade para aceitar o chamado de Deus. É tempo de “se consagrar ao Senhor” (v.2), não mais para cumprir um juramento, mas para estar preparado para ver a Deus. “Segui”, amados, “a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb.12:14). Muitos dizem aceitar Jesus como seu Salvador, mas O rejeitam como seu Senhor. Desejam as bênçãos, mas ignoram os deveres. Se seguir a Cristo e Sua Palavra implica abandonar suas paixões e inclinações pessoais, escolhem seguir uma religiosidade menos exigente; querem um “cristo” que ignore seus pecados e os considere aceitáveis e inofensivos. Ó, amados, essa não é a religião de Cristo! “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se incontaminado do mundo” (Tg 1:27).

A bênção está relacionada à inscrição do nome de Deus sobre um povo eleito para ser santo, como o Senhor é santo. Santidade, amados, não se trata de impecabilidade, mas da perseverante e sincera busca pelo conhecimento que salva: “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo.17:3). Diante de tão solene momento, precisamos consagrar nossa vida ao Senhor e ser o reflexo de Seu caráter para um mundo que sofre em agonia. Reflitamos nas palavras de M. L. Andreasen:

“É agora o tempo de enviar a mensagem profética até os confins da Terra. Foi esta a ordem de Cristo quando nos confiou a grande comissão evangélica de ensinar todas as nações e batizá-las, ‘ensinando-lhes a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado’ (Mt.28:20). Essa ordem — de observar todas as coisas — está a par com a mensagem profética, de que obedecer é melhor do que sacrificar. Uma vez feita esta obra, o fim virá” (O Ritual do Santuário, CPB, p. 60).

“Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus” (Is.40:3).

“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (v.24-26). Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, consagrados ao Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Números06 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.