Reavivados por Sua Palavra


Levítico 12 – Rosana Barros by Ivan Barros
27 de julho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“[…] esta é a lei da que der à luz menino ou menina” (v.7).

A lei instituída por Deus a Israel acerca da purificação da mulher depois do parto dá sequência às leis de saúde. Os prazos diferentes de acordo com o sexo do bebê, porém, são a maior causa de dúvidas quanto a este capítulo. Não se sabe ao certo o porquê da diferença entre o nascimento de um menino ou de uma menina exigir da mãe prazos divergentes de purificação: 40 dias para menino e 80 dias para menina. Alguns dizem que era porque o menino era circuncidado e a menina precisava, portanto, de um período maior de purificação. Outros afirmam que era devido ao sexo masculino ser mais valorizado naquela época. Contudo, uma coisa é certa: se foi uma lei estabelecida por Deus, havia um amoroso objetivo e uma recompensa em seu fiel cumprimento.

De acordo com a medicina, o puerpério é um período em que a mulher passa por alterações tanto físicas quanto psicológicas, até que recupere a sua condição anterior à gravidez. O período em que a mãe ficava somente em função de seu bebê a mantinha mais protegida contra enfermidades, dado o seu sistema imunológico estar mais vulnerável (lembrando que naquela época não se tinha os recursos que temos hoje, como hospitais, medicamentos ou absorventes). Este período puerperal promovia também a construção de fortes laços entre a mãe e o bebê, além de proporcionar o descanso necessário para a total recuperação pós-parto. Creio que estas tenham sido as principais finalidades desta ordem de Deus, o Médico dos médicos.

Muitas vezes não compreendemos os desígnios do Senhor, e outras vezes nos parecem loucura. Questionamos o Senhor e procuramos justificar nossas atitudes com nossa própria noção do que seja certo ou errado. Contudo, a lógica humana é infinitamente aquém da sabedoria divina. Certamente, o objetivo principal da criação de tal lei foi a preservação da vida da mãe e do bebê e mais uma forma do Senhor fazer distinção entre o limpo e o imundo. Deus não está preocupado em que busquemos desvendar os motivos para tal ordem, e sim, que pelo poder da Sua Palavra, sejamos santificados. Que possamos perceber em cada ordem divina o Seu amor ali impresso. Que em cada relato possamos enxergar o Seu cuidado para com a nossa vida.

Este sempre será o real objetivo de Deus para com a humanidade: amar para salvar! Assim como Ele desejava preservar a vida dos filhos do Seu povo Israel e purificá-los desde o nascimento, Ele deseja preservar e purificar o Israel de Deus dos últimos dias. Foi pensando no bem-estar das mulheres e das crianças que Ele estabeleceu tal lei. O salmista Davi escreveu: “Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda” (Sl.139:16). Se Deus olhou para nós quando ainda nem éramos um ser formado, quanto maior cuidado Ele não tem quando iniciamos a nossa vida neste mundo?

Que muito acima de leis e estatutos, possamos enxergar o amor de um Deus que se preocupa conosco nos mínimos detalhes. Que o nosso “eu acho” se curve perante a majestade do “EU SOU”, Aquele que nos criou e age para o nosso próprio benefício conforme as nossas necessidades.

Querido Deus, nosso Pai amado, é tão lindo perceber o Teu amor e a Tua misericórdia para com a nossa vida! O Senhor pensou em cada detalhe e o Teu Espírito é quem nos ajuda a olhar para as Tuas leis e orientações com reverente assentimento e colocá-las em prática com voluntária obediência. Ó, Senhor, nosso Deus, obrigado porque não levas em conta o tempo da ignorância! Mas que cada página da verdade que se abre para nós, nos seja uma bênção que nos aproxime ainda mais de Ti! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, filhos e filhas do Pai Celestial!

Rosana Garcia Barros

#Levítico12 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.