Reavivados por Sua Palavra


Levítico 06 – Rosana Barros by Ivan Barros
21 de julho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E o sacerdote fará expiação por ela diante do Senhor, e será perdoada de qualquer de todas as coisas que fez, tornando-se, por isso, culpada” (v.7).

Diferente dos pecados ocultos ou dos pecados por ignorância, o Senhor também estabeleceu um tipo de sacrifício para os pecados voluntários. Até mesmo para pecados praticados com dolo, por vontade e escolha do pecador, há provisão para o perdão. Diante disso, éinteressante quando pessoas julgam que o Deus do Antigo Testamento é diferente do Deus do Novo Testamento. Alegam que o primeiro é rigoroso e impiedoso, um Deus tirano e irado; enquanto o último é manso e pacífico, um Deus piedoso e misericordioso. Não acredito que nenhum de nós avalie Deus Pai desta forma, mas considero válido analisarmos este ponto de vista à luz das Escrituras.

Bem, até aqui estudamos sobre a forma como Deus lidou com o pecado de Adão e Eva, como os procurou, lhes falou com paciência, prometeu libertação e como os vestiu e perdoou. Vimos Noé pregando por mais de uma centena de anos para que o mundo se arrependesse. Vimos Abraão, chamado como patriarca da nação eleita de Deus, mentindo e agindo por conta própria, mas sendo perdoado e amado pelo Senhor. Vimos Isaque sendo poupado da morte. Vimos Jacó sendo redimido e abençoado. Vimos José na corte egípcia e como Deus usou sua vida como uma bênção até mesmo para aquela nação pagã. Vimos a misericórdia divina atuando dez vezes no Egito a fim de chamar a atenção daquele povo. Estamos estudando sobre a paciência do Senhor com Seu povo murmurador. Então, vemos que Ele proveu um lugar de adoração onde Ele pudesse habitar no meio do Seu povo.

A respeito do Senhor, Moisés exclamou: “Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade” (Êx.34:6). O salmista Davi declarou: “Pois a Tua misericórdia se eleva até aos céus, e a Tua fidelidade, até às nuvens” (Sl.57:10). Mesmo diante da apostasia de Israel, o profeta Miqueias encerrou o seu livro exaltando a misericórdia de Deus: “Quem, ó Deus, é semelhante a Ti, que perdoas a iniquidade e Te esqueces da transgressão do restante da Tua herança? O Senhor não retém a Sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia” (Mq.7:18). O apóstolo João escreveu o poderoso resumo do amor de Deus: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo.3:16). E Jesus mesmo afirmou: “Não crês que Eu estou no Pai e que o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo não as digo por Mim mesmo; mas o Pai, que permanece em Mim, faz as Suas obras” (Jo.14:10).

O mesmo Deus que lidou com Israel com tanta paciência e lhe ofertou tantas oportunidades de arrependimento, é o mesmo que “Se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai” (Jo.1:14). Em um só versículo, percebemos a compreensão do apóstolo, inspirado pelo Espírito Santo, sobre a ligação entre a vinda de Jesus e o santuário. “O Verbo Se fez carne” (pátio onde acontecia o sacrifício), “cheio de graça e de verdade” (lugar Santo), “e vimos a Sua glória” (lugar Santíssimo). Percebem, amados? Em cada sacrifício, no fogo que não se apagava, nas ofertas de manjares, nas coisas santas, estava escrito o amor incondicional de Deus pela humanidade.

O Senhor nos diz hoje: “Não temas; Eu sou o Primeiro e o Último” (Ap.1:17). Ele é o Deus do Antigo e o Deus do Novo. O Deus das Escrituras. O mesmo Deus, que não muda (Ml.3:6) e “em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg.1:17). Se você pecou conscientemente e acha que não há perdão para você, lembre de quantas vezes a misericórdia do Senhor alcançou a nação rebelde de Israel. Lembre-se de Zaqueu que roubava seu próprio povo de forma premeditada, mas que agarrou a oportunidade dada por Jesus e não a deixou passar. Você é amado(a) pelo Deus vivo! Jesus morreu por você! Abra a porta e deixe Ele entrar! “Porque o Filho do Homem [ou seja, Aquele que Se identifica com você e que conhece as suas lutas] veio buscar e salvar o perdido” (Lc.19:10).

Nosso amado Deus e misericordioso Pai, nossa gratidão a Ti por Tua bondade que nos conduz ao arrependimento, por Teu perdão, por Teu amor longânimo para conosco! Louvado seja o Teu santo nome! Quantas vezes, Senhor, temos pecado de forma consciente e pensamos não haver chance para nós. Há um inimigo que constantemente nos acusa e que tenta nos convencer de que não há mais saída. Mas, como Zaqueu, nós queremos subir no sicômoro da esperança e descer para cear Contigo e Tu conosco. Que o Teu perdão promova em nós a salvação em Cristo Jesus e o desejo e o poder do Espírito de não mais ferir o Teu coração! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, perdoados e salvos em Cristo Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Levítico06 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.