Reavivados por Sua Palavra


Levítico 05 – Rosana Barros by Ivan Barros
20 de julho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Será, pois, que, sendo culpado numa destas coisas, confessará aquilo em que pecou” (v.5).

Havia uma necessidade urgente de ensinar aos filhos de Israel a triste condição de que o pecado faz separação entre o homem e Deus (Is.59:2). Os sacrifícios, a intercessão dos sacerdotes e a manifestação da glória de Deus deveriam ser para os pecadores a revelação do Messias, o roteiro do plano da salvação. Cada tipo de sacrifício tinha sempre o objetivo final de salvar do pecado e purificar o pecador. Os pecados, ainda que fossem ocultos, precisavam ser confessados diante do Senhor e expiados com sacrifício. Eram as ofertas pela culpa e pelo pecado.

Na segunda parte do capítulo, encontramos o sacrifício pelo sacrilégio ou prejuízo quanto às “coisas sagradas do Senhor” (v.14). Se houvesse qualquer tipo de dano às coisas do santuário, mesmo que sem a intenção de cometê-lo, era necessário o sacrifício e a restituição da quinta parte do valor envolvido. Transgredir “os mandamentos do Senhor”, ainda que não o soubesse, recebeu um grau ainda maior de culpa, constituindo “iniquidade” (v.17). Esta oferta revela a importância que o Senhor dá aos Seus mandamentos, em não eximir ninguém que os transgrida. Foi pelas nossas transgressões que Cristo morreu em nosso lugar. Seus mandamentos constituem a lei régia do Universo e serão a base legal no dia do juízo (Tg.2:12).

Em todos estes casos há a conclusão indiscutível do desejo de Deus em estender o Seu perdão à humanidade. Mas há também claros recados de que nem a ignorância e nem o que é oculto exime o pecador de ir em busca do perdão. Na caminhada cristã, o humano precisa cooperar com o divino. Não eram as ofertas em si que operavam a remissão do pecador, mas a sua intenção ao ofertá-las. Existe hoje uma necessidade absurda por divulgação da imagem. As redes sociais estão cheias de aparência, enquanto a realidade da maioria absoluta grita por socorro. E, infelizmente, amados, muitos que se dizem cristãos acabam piorando a situação tornando-se “viralizadores” do pecado alheio.

Uma das funções das ofertas era a confissão de pecados. A verdade precisava ser dita diante do Onisciente. Isto não significava que o pecador tinha de confessar os seus pecados diante de todos, e sim diante de Deus e do sacerdote oficiante. Mas todas as vezes em que um filho de Israel carregava a sua oferta a caminho do tabernáculo, ele precisava atravessar parte do acampamento até chegar lá. Somos todos pecadores e carecemos da graça de Deus. A mesma atitude que o Senhor esperava de Israel, Ele espera de nós hoje. Que quando virmos nossos irmãos indo ao Senhor em busca de perdão, possamos nos compadecer e cooperar com o Espírito Santo no processo de resgate. No que estiver ao nosso alcance, encaminhemos o errante aos pés do Salvador.

Mesmo sem essa intenção, os algozes da mulher adúltera a levaram ao melhor lugar do mundo. Enquanto o seu pecado era divulgado nas “redes sociais” de Israel, Jesus manteve o silêncio e escreveu, em lugar em que facilmente seriam apagados, os pecados de seus acusadores. Ali ela não encontrou palavras condenatórias, mas o perdão de um Deus que a amava incondicionalmente. Pode ser que você esteja passando por situação semelhante. Pode ser que você não tenha encontrado braços que lhe amparem, mas dedos que lhe acusam. Saiba que, ainda assim, há um Deus que está bem perto de você e que as pedras que lhe ameaçam a vida não têm mais poder do que a Rocha da vida eterna que, agora, te diz: “Nem Eu tampouco te condeno; vai e não peques mais” (Jo.8:11). Se você aceitar, Jesus lhe dará uma nova vida com Ele.

Nosso Pai Celestial, nossa natureza é má e tendenciosa para o pecado, mas, ainda assim, o Senhor nos amou a ponto de enviar Teu Filho amado para morrer por nós, sendo nós ainda pecadores. Obrigado, bom Pai! Senhor, perdoa os nossos pecados ocultos e nos ajuda a caminhar Contigo enquanto ajudamos nossos pequeninos irmãos pelo caminho. Que não sejamos acusadores de nossos irmãos, mas guardadores. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, alvos do amor de Deus em Cristo Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Levítico05 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.