Reavivados por Sua Palavra


Êxodo 26 – Rosana Barros by Ivan Barros
1 de julho de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Levantarás o tabernáculo segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (v.30).

As instruções dadas a Moisés para o santuário incluíam toda a estrutura que o guardaria da vista do povo comum. E, dentre essa estrutura, havia uma interna que impediria, inclusive os próprios sacerdotes, de acessar o Lugar Santíssimo. A respeito desse véu, foi dito: “o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos” (v.33). Apenas o sumo sacerdote, uma vez por ano, poderia entrar no Lugar Santíssimo do santuário, no dia da expiação (Lv.16:2; 23:28). Era extremamente importante que cada detalhe expresso da vontade de Deus com relação ao santuário fosse realizado segundo tudo o que Ele havia dito a Moisés. A ordem era clara: “Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte” (Êx.25:40). Ou seja, obedeça!

Era evidente que o Senhor estava com isso transmitindo não somente medidas e características do que seria feito, mas havia uma mensagem aliada a cada palavra dita, como se cada cantinho do santuário fosse uma ilustração do que Ele desejava que Seu povo compreendesse. Não eram apenas móveis e cortinas “de obra de artista” (v.31), mas era o supremo Artista revelando, através do sistema de adoração de Israel, que existem princípios e condições para a verdadeira adoração que não se limitam às estruturas em si, mas na nossa resposta às Suas orientações, restrições e mandamentos.

A repetição de ordens neste capítulo – farás, ajuntarás, levantarás, pendurarás, porás – é recorrente e aponta para a verdade que é a obediência ao “assim diz o Senhor”, infelizmente adormecida por um evangelicalismo egoísta e, por vezes, até hedonista. Percebam que Deus foi metodicamente específico no que Ele queria que fosse feito e que nada poderia fugir disso. Assim também foi nas ordens dadas a Noé na construção da arca, por exemplo (Gn.6:11-22). Imaginem se Noé houvesse negligenciado alguma das orientações de Deus, e a humanidade poderia ter sido extinta. Sim, Deus requer de nós uma obediência voluntária e baseada no amor, mas também não impede que os resultados trágicos da desobediência aconteçam. Percebem, amados?

Jesus foi o nosso perfeito exemplo de obediência em amor. Acredito que o que mais nos tem atrapalhado de aprender de Cristo é deixar de olhar para Ele através da Sua Palavra para olhar para um “cristo” criado pelas ideias e gostos humanos. Quando Jesus disse que surgiriam “falsos cristos e falsos profetas” (Mt.24:24), Ele não apenas apontou para a falsidade de homens que se diriam o próprio Cristo, mas para a construção ideológica de “cristos” humanizados que amam, sentem e reagem como o próprio homem. Meus irmãos, enquanto não formos homens e mulheres, jovens e crianças que têm familiaridade com as Escrituras, que buscam ao Senhor de todo o coração e que são submissos à ação e disciplina do Espírito Santo, nunca vamos entender ou experimentar as bênçãos da verdadeira obediência, aquela que é resultado da alegria da salvação em Cristo Jesus.

Foi quando o nosso Salvador morreu com o coração dilacerado pelos nossos pecados, “que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo” (Mt.27:51). Aquele que “a Si mesmo Se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp.2:8), foi o mesmo que ordenou tudo o que tinha de ser feito no santuário terrestre como uma maquete ilustrativa do Seu plano de redenção da raça humana. O véu já cumpriu o seu propósito e o santuário terrestre não mais existe, mas a responsabilidade de sermos “sacerdócio real” (1Pe.2:9) e “santuário do Espírito Santo” (1Co.6:19) nos diz que o Senhor tem um trabalho para nós, e este consiste em “habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lc.1:17). E só conseguiremos realizá-lo com o auxílio do Espírito Santo; e, por sua vez, Deus só concede o Seu Espírito “aos que Lhe obedecem” (At.5:32).

Jesus está às portas, amados! Estudemos a Palavra com mais oração e diligência, assentados aos pés de Cristo e sempre dispostos a dEle aprender, custe o que custar.

Pai Celestial, nosso amado Deus, a Tua Palavra emana luz e sabedoria para aqueles que, de todo o coração, têm Te buscado. E nós queremos Te buscar de todo o nosso coração, e perseverar em aprender do nosso Salvador através das Escrituras e em como estarmos preparados e preparando outros para a Sua volta. Que o Teu Espírito seja o dono da nossa vida, para que a nossa obediência a Ti seja voluntária, espontânea e fiel em Cristo. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis servos de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Êxodo26 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.