Filed under: Sem categoria
762 palavras
1-2 José manda saírem da sala todos os atendentes egípcios. Contudo, seu alto choro é ouvido por Faraó (que, como todo bom monarca, tem ouvidos e olhos em todos os lugares) (Andrews Study Bible).
José se deu a conhecer só depois que se certificou do novo coração de que seus irmãos estavam possuídos. José, como o próprio Deus, bem sabia que a disposição mais generosa para perdoar busca a certeza necessária quanto ao arrependimento real verificado no ofensor, antes de segura e saudavelmente entregar-se à empresa de derramar lágrimas de verdadeira reconciliação. Bíblia Shedd.
3-8 Após a declaração inicial de José, seus irmãos ficam “atemorizados” (“desmaiados”) – provavelmente devido ao seu medo de possível retribuição ou mesmo por não acreditarem. Pessoas podem desmaiar em contextos de guerra (Êx. 15:15; Jz. 20:41). A primeira pergunta de José tem a ver com seu pai, talvez por conta de sua preocupação após a descrição apaixonada de Judá do sofrimento e perda de sentido de Jacó (Andrews Study Bible).
Até então, estiveram conscientes apenas da retribuição divina por seu ato, e não temiam punição humana, uma vez que o crime não era conhecido por ninguém fora de seu pequeno círculo. Agora, contudo, encontravam-se na presença daquele a quem tanto haviam prejudicado. Não é de admirar que tremessem de medo, achando que agora havia chegado a hora do acerto de contas pelos atos de Dotã. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 489.
4 chegai-vos a mim. Uma ordem geralmente utilizada para apresentar importantes eventos ou proclamações (Jos. 3:9; 1 Sam. 14:38; 1 Rs. 18:30). Apesar dos irmãos se aproximarem, ainda não há intimidade. Eles obedecem e não podem compreender o curso dos eventos (Andrews Study Bible).
5 Deus me enviou. Coração teológico da história de José (vs. 7-8; ver também 50:19-21; Atos 7:9-10). O Deus de José é o Deus das surpresas e espantosas viradas. Ele está no controle. Esta importante declaração está ligada em no v. 7 com a ideia do remanescente, o descendente sobrevivente (2 Sm. 14:7) (Andrews Study Bible).
um remanescente. Embora nenhum deles se tivesse perdido, tinham escapado de uma grande ameaça contra eles todos; assim, José os chama remanescente na confiança de que viveriam para produzir um grande povo. Bíblia de Estudo NVI Vida.
8 me pôs por pai de Faraó é a tradução do hebraico ab, mas, também, é fiel para a palavra egípcia “vizier”, cuja significação é “primeiro ministro”. Muito provavelmente é esta última a melhor tradução. Bíblia Shedd. [NVI: Ele (Deus) me tornou ministro do faraó].
9-13 A localização de Gósen não é completamente clara, mas se ajusta à região oriental do delta do Nilo (Andrews Study Bible).
12 sou eu que estou falando. Não por meio de um intérprete, como antes (v. 42, 43). Bíblia de Estudo NVI Vida.
14-15 Beijar e abraçar são parte da expressão de amor e cuidado nas culturas orientais e marcam o ponto alto emocional desta história de suspense (Andrews Study Bible).
16-20 Faraó dá a sua bênção à sugestão de José e repete o convite de José para que a família de José se estabeleça no Egito (Andrews Study Bible).
18 poderão desfrutar a fartura desta terra. Eco da bênção que Isaque impetrou sobre Jacó (v. 27, 28).
21-25 Os irmãos de José regressam a Canaã imediatamente, levando consigo provisões, cartas e outras evidências da veracidade de sua incrível história (Andrews Study Bible).
24 Não contendais pelo caminho. A transformação verificada na posição de José, pela qual ele se tornara assim afortunado, poderia ter suscitado em seus irmãos aquele interesse tão comum entre os homens de tentar fugir da culpa mediante acusações mútuas. Isto teria encorajado contendas. Bíblia Shedd.
José não queria que nada provocasse demora na viagem de volta (cf. nota no v. 9), esperando que evitassem mútua acusação e recriminação no tocante ao passado. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Esse conselho dá evidência do profundo discernimento que José tinha da natureza humana. CBASD, vol. 1, p. 491.
26 Não lhes deu crédito. Quando chegaram a casa em Hebrom, trazendo a notícia de que José não só estava vivo, mas era governador do Egito, o choque foi tão grande que o coração de Jacó quase parou. CBASD, vol. 1, p. 491.
28 E disse Israel. A mudança de nome aqui é significativa. Em espírito, Jacó se elevou uma vez mais à altura de “príncipe” de Deus. A compreensão de que seu filho havia tanto tempo perdido ainda estava vivo e a antecipação do iminente encontro com ele revigoraram o idoso patriarca. Sua vitalidade reviveu, como fica evidente pela decisão imediata de descer ao Egito. O fato de ve a José novamente seria uma rica compensação por todos os longos anos de tristeza e angústia, e uma coroação de alegria para sua vida. CBASD, vol. 1, p. 491.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário