Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 34 – Rosana Barros by Ivan Barros
20 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Responderam: Abusaria ele de nossa irmã, como se fosse prostituta?” (v.31).

Diná era a filha caçula de Lia com Jacó. Certamente era cercada de cuidados por seus irmãos mais velhos. Mas enquanto estes estavam “no campo com o gado” (v.5), sua irmãzinha “saiu para ver as filhas da terra” (v.1). Uma atitude inocente que provocou uma terrível tragédia. Diná não fazia ideia do quanto sua curiosidade causaria sofrimento, destruição e morte, ela foi violentada e muito provavelmente sequestrada. Quando Hamor propôs casar seu filho com Diná, ainda que alegasse que o jovem a amava, a proposta poderia ter se tornado motivo de guerra caso Jacó se recusasse a aceitá-la. E ao permitir que seus filhos tomassem à frente da resolução do problema, Jacó confiou que tudo acabaria bem.

Mas por causa do desatino cometido contra sua irmã, os filhos de Jacó “responderam com dolo” (v.13). Ou seja, maliciosamente propuseram a circuncisão de todos os homens daquela cidade. O que se seguiu foi um massacre sem precedentes cometido pelos filhos de Jacó, Simeão e Levi. Uma mancha de sangue que Jacó temeu poder ser um motivo para o ódio geral “entre os cananeus e os ferezeus” (v.30). Que tremenda dor e decepção para o coração do patriarca que só desejava viver em paz! Seus filhos revelaram um trato violento e irascível, e isso causou à família uma atmosfera constante de insatisfação e desconfiança.

Amados, nunca as coisas deste mundo estiveram tão à vista dos filhos de Deus como em nossos dias. Não é necessário sair para ver, mas apenas clicar para assistir. E o pior é que podem ser coisas aparentemente inocentes. Então, alegamos: “Ah, é só um filme!” “Mas o dorama é tão inocente!” “Estou assistindo, mas nada disso me atinge!” Por favor, meus irmãos, sejamos honestos! Não estamos mais em tempo de passar a mão por cima quando o inimigo nunca foi tão claro em seu propósito de “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10). As inocentes distrações podem gerar consequências desastrosas e irreversíveis. Ou vocês pensam que a nossa mente não é afetada com o que contemplamos?

Como Hamor ofereceu tudo o que Jacó determinasse em troca de Diná, Satanás aparece como “apaziguador” de situações, insinuando ter a solução perfeita para resolver um problema que ele mesmo causou. Ele violenta a alma e depois oferece o que alega ser o remédio. Quando ele levou Jesus “a um monte muito alto” e Lhe mostrou “todos os reinos do mundo e a glória deles e Lhe disse: Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares” (Mt.4:8-9), Satanás deixou bem claro que o deslumbramento com as coisas deste mundo pode se transformar em idolatria. Jesus, porém, foi vitorioso sobre este pecado, amados! E podemos ser “mais que vencedores, por meio dAquele que nos amou” (Rm.8:37).

Não se aproxime da tentação! Não permita que Satanás chegue tão perto a ponto de lhe falar “ao coração” (v.3). Que o Espírito Santo guarde as suas entradas da alma e que o princípio protetor de Deus esteja sempre em sua mente: “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp.4:8).

Pai querido, o Senhor deseja restaurar em nós a Tua imagem e a Tua semelhança, de glória em glória, pelo agir do Teu Espírito. E para isso, Pai, precisamos manter nossos olhos fixos em Ti, em Tua Palavra. Mas como amaremos a Tua Palavra ao mesmo tempo em que amamos as coisas deste mundo? Nunca teremos uma experiência real Contigo a menos que tomemos a firme resolução de José, ao rejeitar a oferta da mulher de Potifar ou a firme resolução de Daniel, ao decidir não se contaminar com a mesa de Babilônia. Senhor, coloca em nós esse caráter firme e íntegro! Fixa os nossos olhos em Jesus, que venceu para que sejamos vitoriosos com Ele. Enche-nos do Teu Espírito! Em nome de Cristo Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, vencedores com Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis34 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.