Reavivados por Sua Palavra


GÊNESIS 34 – Comentário Jeferson e Gisele Quimelli by Jeferson Quimelli
20 de maio de 2025, 0:30
Filed under: Sem categoria

Gênesis 34 é mais um triste e difícil capítulo da história humana, com muita dor e culpa, que tem a semente do ódio, de assassinato.

De quem foi a culpa do estupro de Diná? Inteiramente de Siquém!

De quem foi a culpa do assassinato de todos os homens da cidade? Inteiramente de Simeão e Levi!

Foi na mente destes três homens que a semente do mal foi plantada, gestada e levada a cabo.

Uma armadilha na qual não podemos cair aqui é responsabilizar as vítimas pelos violentos atos que sofreram. A defesa da honra familiar, a passividade paterna, não justificam o assassinato em massa.

Então, o que dizer da visita temerária de Diná à cidade de Siquém? Que ela teve parcela de culpa? De jeito algum! No máximo, ela cometeu uma imprudência ao sair sozinha em um ambiente desconhecido. Mas nunca parcela de responsabilidade pelo estupro.

Culpabilizar a vítima pelo estupro sofrido é reflexo milenar de desprezo do valor e da dignidade feminina, pois a mulher também foi criada à imagem de Deus. Esta prática deve ser inteiramente rejeitada.

Dizer que houve qualquer justificativa pelos atos violentos seria justificar o pecado, como Adão procurou fazer, culpando a mulher e, indiretamente, o Criador.

Se possível isto fora, não teríamos necessidade de um Substituto a pagar pelos nossos pecados e Jesus não precisaria ter passado pela infinita e incompreensível a nós, humilhação e sofrimento ao se tornar homem, sofrer rejeição e as dores da segunda morte.

Jeferson Antonio Quimelli, professor aposentado e formando em Psicologia
Gisele Alves de Sá Quimelli, professora aposentada e Assistente Social


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.