Filed under: Sem categoria
“Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, Eu ta darei, a ti e à tua descendência” (v.13).
Alertado por Rebeca acerca do perigo de “Jacó tomar esposa dentre as filhas de Hete” (Gn.27:46), “Isaque chamou a Jacó e, dando-lhe a sua bênção, lhe ordenou, dizendo: Não tomarás esposa dentre as filhas de Canaã” (v.1). O cuidado que Abraão teve com Isaque, Isaque teve com Jacó. A única diferença é que Jacó foi até a Mesopotâmia. A viagem não seria apenas por motivo de casamento, mas de salvar-lhe a vida, pois Esaú planejava matá-lo (Gn.27:41). Jacó prontamente obedeceu a ordem de seu pai e partiu “de Berseba e seguiu para Harã” (v.10).
Sabendo que Isaque havia abençoado a Jacó e o despedido à terra de seus parentes, “para tomar de lá esposa para si” (v.6), Esaú novamente revelou seu espírito de rebelião, pois foi “à casa de Ismael e, além das mulheres que já possuía, tomou por mulher a Maalate, filha de Ismael” (v.9). Parece que ele tinha uma satisfação maligna em atormentar os seus pais através de suas mulheres pagãs. E a obediência de Jacó era para ele como uma afronta contínua. Esaú fechou o coração para Deus e seus relacionamentos eram um reflexo disso.
O famoso sonho de Jacó nos dá um vislumbre bem diferente da situação de Esaú. Depois do que havia acontecido e diante da convivência insustentável com seu irmão, é bem provável que Jacó estivesse com o coração consumido pela tristeza. A aparição do Senhor em sonho e daquela escada mística repleta de anjos, além da promessa do cuidado divino, tudo isso renovou o ânimo do viajante cansado e lhe concedeu uma experiência impactante que o fez estabelecer uma aliança com Deus, chamando aquele lugar de Betel, “a Casa de Deus, a porta dos céus” (v.22).
Aquela escada misteriosa representa algo muito maior do que Jacó pudesse imaginar. Em Seu encontro com Natanael, Jesus desvendou o mistério ao declarar: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (Jo.1:51). Através dos séculos, os anjos de Deus têm sido “enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação” (Hb.1:14). E a obra intercessora de Cristo no santuário celestial é o que torna possível esse cuidado providencial. O sonho também aponta para a volta de Jesus com milhares de Seus anjos, “os quais reunirão os Seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus” (Mt.24:31).
É tão interessante perceber, amados, que Jacó fez de uma das pedras do lugar de travesseiro e usou a mesma pedra para erigir uma coluna. Em seu sonho, ele viu uma escada repleta de anjos. E chamou ao lugar onde estava de a porta dos céus. A Bíblia diz que Cristo é “a pedra que vive” (1Pe.2:4); que Cristo é a escada (Jo.1:51); e que Ele é a porta (Jo.10:9). O próprio Cristo Se manifestou a Abraão, a Isaque e a Jacó, mas notem que nenhuma experiência foi igual a outra. Jesus também deseja Se manifestar a mim e a você. Pode não ser através de experiências tão extraordinárias e sobrenaturais, mas com certeza Ele tem o jeito perfeito de alcançar e de consolar o meu e o seu coração.
Deus teria uma bênção tão especial para Esaú quanto deu para Jacó se aquele não tivesse escolhido o caminho da rebelião. Não permita que o inimigo manche o seu coração com inveja, rebeldia e cobiça. Mas que, sob a influência dos anjos de Deus, seu coração seja renovado com ânimo, paz e confiança, e com a esperança de muito em breve ser levado “para o encontro do Senhor nos ares, e assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1Ts.4:17).
Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, que privilégio sublime sabermos que o Senhor também é o nosso Deus! E como Deus pessoal, desejas estabelecer uma relação de amizade com cada um de nós de forma especial e única. Nós Te agradecemos pelo ministério dos Teus anjos, que cuidam de nós e nos influenciam a mantermos os olhos em Jesus! Que saibamos reconhecer, como Jacó, que o Senhor está em nosso lugar de comunhão e livra-nos de um coração rebelde e perverso! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, amigos de Jesus!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis28 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário