Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 26 – Rosana Barros by Ivan Barros
12 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Na mesma noite, lhe apareceu o Senhor e disse: Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque Eu sou contigo; abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, Meu servo” (v.24).

Como nos dias de Abraão, houve fome na terra de Canaã e Isaque foi à terra dos filisteus. As dificuldades que enfrentaria ali, porém, poderiam levá-lo a descer ao Egito como fez seu pai. Desta vez, o Senhor preveniu a Isaque de que não fizesse isso, mas que ficasse onde Ele lhe indicasse porque Ele cuidaria dele e de sua casa, confirmando o juramento que havia feito a Abraão. Isaque obedeceu ao Senhor, mas cometeu o mesmo erro de seu pai ao declarar ao povo daquela terra que Rebeca era sua irmã. E essa mentira teria causado uma grande tragédia, não fosse Abimeleque ter visto quando “Isaque acariciava a Rebeca, sua mulher” (v.8).

A prosperidade de Isaque ganhou fama em toda aquela região, “porque o Senhor o abençoava” (v.12). De forma que ele “prosperou, ficou riquíssimo” (v.13), e isso despertou a inveja nos filisteus. Naquele tempo, a água era considerada um recurso muito precioso, principalmente pelo contexto laboral da agricultura e da criação de animais. Ao entulharem “todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado” (v.15), os filisteus deram o claro recado de que Isaque deveria ir embora. Até que o próprio rei foi bem direto em sua ordem de despejo e “Isaque saiu dali” (v.17).

Mais uma vez a perseverança de Isaque é percebida, nas tentativas frustradas de se ter um poço que pudesse desfrutar sem que houvesse contendas a respeito disso. Finalmente, ele conseguiu cavar um poço sem que ninguém o reclamasse e, na “mesma noite, lhe apareceu o Senhor” (v.24) e confirmou com ele a Sua aliança. Só neste capítulo vemos Deus aparecendo a Isaque por duas vezes, em ambas confirmando a promessa feita a Abraão, seu pai. Então, o mesmo rei que o havia expulsado de suas terras, retornou a Isaque a fim de estabelecer com ele uma aliança de paz, reconhecendo: “Tu és agora o abençoado do Senhor” (v.29). Era como se aquele rei pagão estivesse declarando que Isaque havia ficado no lugar de seu pai.

A bênção de Deus na vida de Seus fiéis pode gerar duas reações: admiração ou inveja. Alegrar-se com a bênção na vida alheia é um dom de Deus e faz parte do fruto do Espírito. Qual tem sido a nossa reação ao nos depararmos com as conquistas do nosso próximo? E como temos reagido quando tentam sabotar os nossos planos? A paciência de Isaque e seu caráter pacífico também apontam para um caráter que revelava o fruto do Espírito Santo. Ao declararem: “Vimos claramente que o Senhor é contigo” (v.28), até seus inimigos tiveram que reconhecer que Isaque era alguém diferente. Porque sua riqueza não estava no que possuía, mas nAquele a quem servia.

Percebam, amados, que o fruto do Espírito Santo (Gl.5:22-23) é percebido quando manifestado em ações e reações. Talvez a primeira impressão deixada por Isaque ao mentir a respeito de Rebeca não tenha sido das melhores; já a sua atitude frente às várias contendas nos poços, reagindo de forma pacífica a todas elas, pode ter feito seus inimigos confiarem nele assim como um dia confiaram em Abraão. E nós? Que impressão temos causado por onde andamos? É claro que a inveja pode nos atingir independentemente de nós mesmos. Mas ela pode sim ser evitada e afastada se, semelhante a Isaque, confiarmos no Senhor e obedecermos à Sua Palavra.

Confiemos no Senhor e na Sua Palavra, que diz: “Sendo o caminho dos homens agradável ao Senhor, este reconcilia com eles os seus inimigos” (Pv.16:7).

Pai Celestial, como necessitamos do Teu Espírito a cada passo, frutificando em nós o Teu caráter! Concede-nos, ó Deus, o batismo do Espírito Santo e uma vida que Te glorifique! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, ricos do fruto do Espírito!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis26 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.