Filed under: Sem categoria
“Depois, sepultou Abraão a Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, fronteiro a Manre, que é Hebrom, na terra de Canaã” (v.19).
Alguns anos após a experiência do Moriá, Abraão teve de enfrentar um duro golpe: a morte de Sara. A morte de sua bela e amada esposa causou profunda tristeza ao coração do patriarca que, juntamente com Isaque, lamentou e chorou por ela. Sara havia experimentado uma velhice feliz e realizada pelo cumprimento da promessa divina. Isaque tinha sido o motivo de seu sorriso e Deus havia lhe dado o presente de aproveitar a maternidade por trinta e sete anos. Agora, era Isaque quem precisava de algum motivo para voltar a sorrir. E sobre isso, estudaremos no capítulo de amanhã.
Acredito que o mais difícil quando perdemos alguém que amamos, além do sofrimento, é a burocracia que temos de lidar para providenciar o enterro. Organizar a cerimônia fúnebre, correr atrás de documentos, avisar amigos e familiares, além dos custos com tudo o que envolve a morte de alguém é, no mínimo, angustiante para quem perdeu um ente querido. Mas parece que Abraão já tinha um “plano funerário” bem elaborado e, por sinal, um dos mais caros já registrados na Bíblia.
Sua visita “aos filhos de Hete” (v.3) não foi um ato repentino de quem não sabia o que fazer, mas um ato planejado de quem sabia exatamente o que queria. Ao pedir um lugar para sepultar a sua morta, ele não apenas pediu emprestada uma cova em terreno alheio, mas “a posse de sepultura” (v.4), ou seja, o primeiro lugar na terra prometida que pudesse chamar de seu. Apesar da insistência dos filhos de Hete, Abraão recusou a oferta com inteligência, mas também com muito respeito, inclinando-se duas vezes “diante do povo da terra” (v.7, 12).
Abraão havia conquistado prestígio diante daqueles povos, que a seu respeito diziam: “tu és príncipe de Deus entre nós” (v.6). A oferta que fizeram parecia uma forma de agradecimento pelo comportamento pacífico e correto de Abraão, mas também poderia corresponder ao mesmo risco que ele não quis correr ao negar a oferta do rei de Sodoma (Gn.14:21-24). A sabedoria de Abraão ao lidar com esta situação era fruto de anos de experiência. Quantas vezes através de elogios e ofertas que parecem inofensivas, o inimigo tem laçado o coração de inexperientes filhos de Deus. Cuidado, amados! O fato de Abraão ter rejeitado aquela oferta, Eliseu ter rejeitado os presentes de Naamã (2Rs.5:16) e Paulo ter repreendido os louvores da jovem adivinhadora (At.16:16-18), já deveria ser o suficiente para abrir os nossos olhos.
Abraão adquiriu aquela porção da Canaã terrestre por “quatrocentos siclos de prata” (v.15) para sepultar a sua morta. Mas Jesus adquiriu toda a Canaã celestial através de Sua morte e ressurreição para ser a habitação dos que hão de herdar a vida eterna. Infinitamente mais caro do que o sepultamento de Sara foi o preço de nosso resgate. Não permita que as ofertas sedutoras deste mundo tirem o seu foco ou mudem os planos que Deus tem para você e através de você. A compra daquela caverna e seu entorno não representa simplesmente o túmulo dos patriarcas e das matriarcas de Israel, mas o princípio de que devemos realizar nossos negócios nesta Terra tendo sempre em mente o temor do Senhor e que o nosso lar não é aqui. Que semelhante a Abraão, nosso testemunho diário seja este: “Sou estrangeiro” (v.4).
Querido Pai do Céu, quem somos nós para chamar de nossa qualquer coisa nesta Terra? E se não merecemos nem o que seja daqui, que é corrupto e perecível, quanto mais as coisas celestiais! Mas, Pai, como Abraão nos prostramos em humilhação diante de Ti, e reconhecemos que somos pecadores e carentes de Tua graça e perdão! Perdoa-nos por todas as vezes que agimos guiados pelos impulsos de nosso coração enganoso! E dá-nos a sabedoria de que precisamos para andar Contigo em todos os negócios desta vida, nunca perdendo de vista a Jesus, que por Sua morte e ressurreição, nos garantiu a vida eterna. Em nome dEle nós Te oramos, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia da preparação, herdeiros da vida eterna!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis23 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário