Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 22 – Rosana Barros by Ivan Barros
8 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“E pôs Abraão por nome àquele lugar — O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá” (v.14).

Eu não sei qual a relação entre Deus e os montes e montanhas, mas certamente esses lugares foram os mais significativos em termos de encontro entre Deus e o homem. Não seria diferente frente ao pedido divino mais difícil já feito a um mortal: “Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que Eu te mostrarei” (v.2). Abraão conhecia a voz de Deus. Ele soube imediatamente que não se tratava de um engano, mas de uma ordem que precisava ser cumprida, ainda que não a compreendesse.

Abraão se levantou de madrugada e preparou tudo o que era necessário para seguir na viagem mais difícil de sua vida. Ele teve a sua fé provada ao extremo. Como Deus lhe pedia a vida daquele por meio de quem havia prometido lhe dar uma descendência maior do que as estrelas do céu? Era um mistério que, na verdade, enchia a mente de Abraão de expectativa, “porque considerou que Deus era poderoso até para [ressuscitar Isaque] dentre os mortos” (Hb.11:19). Tamanha era a sua fé em Deus e o relacionamento de firme confiança que havia estabelecido com Ele.

As experiências diárias são as oportunidades divinas para nos conectar a Deus e para nEle permanecermos. Quando abrimos o nosso coração à obra diária do Espírito Santo, nossa vida se torna um reflexo do caráter divino. Essa, porém, é a obra de toda uma vida. Não se trata primariamente do que fazemos, mas do que permitimos que o Espírito realize em nós. Então, aprendemos a reconhecer a Sua voz; e fazer a vontade de Deus, não se torna simplesmente uma obrigação, mas o resultado inevitável de quem não consegue agir de forma diferente. A verdadeira obediência é gerada pelo verdadeiro amor, amor de quem confia em Deus e em Seus propósitos.

O relato de hoje nos confirma tudo isso. Porque Abraão, pela fé, “estava mesmo para sacrificar o seu unigênito” (Hb.11:17). A Bíblia diz que Abraão e Isaque “caminhavam ambos juntos” (v.6) e “seguiam ambos juntos” (v.8). E isso dentro do contexto de que a lenha do holocausto foi posta sobre Isaque, enquanto Abraão “levava nas mãos o fogo e o cutelo” (v.6). Sabemos que este é um tipo que aponta para o antítipo. Pois um dia o Pai Celestial acompanhou Seu Unigênito ao monte do Calvário. Cristo carregava o madeiro de Seu sacrifício e o Pai tinha o poder de consumá-lo ou não. Mas ao contrário do que aconteceu em Moriá, o Filho de Deus foi morto. Deus sofreu a dor da qual poupou Abraão de sofrer. E Cristo pagou o preço do qual poupou a todos nós de pagar.

Amados, Deus nos chama a subir com Ele no monte da comunhão diária até que estejamos prontos para testemunhar ao mundo uma fé inabalável. Pois “os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre” (Sl.125:1). Cada vez que estudamos a Palavra de Deus, em oração, relendo histórias que para nós podem já ser tão familiares, mas com a confiança de que o Senhor sempre tem algo novo a nos ensinar, o Espírito Santo ilumina o nosso entendimento e nos eleva para um encontro pessoal com o Senhor.

Meus comentários não podem jamais substituir o seu estudo particular da Bíblia. Busque por você mesmo o conhecimento das Escrituras e, só então, se necessário, vá a outras fontes. Que o Espírito do Senhor te ilumine em sua jornada e te faça subir ao monte da comunhão a cada dia, para de lá descer a fim de ser uma bênção para o mundo.

Nosso Pai celestial, todos os dias Jesus subia ao monte da comunhão e descia preparado ao vale da missão. Desejamos ser como Cristo, Pai! Ajuda-nos a perseverarmos na comunhão diária, tendo a nossa mente iluminada pelo Teu Espírito e nossa fé alicerçada sobre o sólido fundamento da Tua Palavra. E que possamos reconhecer a Tua voz e obedecê-la sempre! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, guiados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis22 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.