Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 20 – Rosana Barros by Ivan Barros
6 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Agora devolva a mulher a seu marido, pois ele é profeta e intercederá por você, e você viverá. Mas, se não a devolver, saiba que você certamente morrerá, você e tudo o que é seu” (v.7).

O capítulo de hoje dá a entender que, novamente, Abraão esqueceu ou duvidou da promessa que o Senhor lhe fez: “Não temas, [Abraão], Eu sou o teu escudo” (Gn.15:1). Temendo que por causa de Sara tentassem lhe tirar a vida, pela segunda vez Abraão mentiu, dizendo: “Ela é minha irmã” (v.2). Apesar do laço de parentesco, sendo Sara de fato sua meia-irmã, a omissão de que também era sua mulher não o isentou de sua culpa. Havia pouco, Deus lhe havia prometido que Sara teria um filho e essa promessa certamente fez Satanás tremer, receoso pelo cumprimento da profecia dada em Gênesis 3:15: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”.

Abraão usou do artifício da mentira e, certamente, Satanás tencionava se aproveitar da situação. Mas como Deus interviu no Éden, a intervenção divina novamente pôde ser vista ao não permitir que tocassem em Sara e ao falar em sonhos com Abimeleque. Ao se dar conta da seriedade da situação, imediatamente o rei de Gerar reuniu os seus servos, chamou a Abraão e lhe dirigiu palavras que devem ter causado muita vergonha ao profeta do Senhor: “Que é isso que nos fizeste? Em que pequei eu contra ti, para trazeres tamanho pecado sobre mim e sobre o meu reino? Tu me fizeste o que não se deve fazer. Disse mais Abimeleque a Abraão: Que estavas pensando para fazeres tal coisa?” (v.9-10).

Vale muito a pena refletirmos sobre a admoestação feita a Abraão por um rei pagão. Que lição tremenda sobre o perigo de não se confiar no cuidado de Deus! E que relato extraordinário sobre a atuação da misericórdia do Senhor! Ainda assim, percebemos Abraão dando desculpas ao invés de assumir a sua culpa. Não é assim também conosco, amados? Não foi assim no Éden (Gn.3:12-14)? Quantas vezes tentamos mascarar nossos erros com desculpas que pensamos serem suficientes para resolver nossas questões ou simplesmente atribuímos nossa culpa a terceiros, quando, no fundo, sabemos que estamos errados. Abraão, jeitosamente atribuiu sua jornada “errante” (v.13) a Deus e a afirmação de que Sara era sua irmã ao compromisso matrimonial que havia firmado com ela ao tomá-la como esposa.

Amados, pecado é pecado. Se houvesse desculpas para ele, não seria pecado. Mas apesar do erro de percurso de Abraão, Deus revelou a Sua fidelidade. Essa experiência foi mais uma revelação do amor e da misericórdia de Deus ao Seu filho errante e mais uma oportunidade de ter seu caráter moldado na olaria divina. E mesmo que tenha criado uma situação que não era plano de Deus, Deus transformou a maldição em bênção, deixando no coração daquele rei pagão a certeza de que Ele é Deus misericordioso, poderoso e um Deus pessoal.

Pode ser que você esteja atravessando um momento ruim em sua vida por decisões tomadas no impulso do medo, ou mesmo de algum outro sentimento que te levou a mentir ou ocultar a verdade. Saiba que o Deus de Abraão é o mesmo Deus que deseja redirecionar a sua vida para o centro de Sua vontade e que Ele pode começar essa obra usando meios que, inicialmente, podem até lhe causar vergonha e dor, mas com certeza são os meios perfeitos para te trazer de volta para Ele e para os planos que Ele tem para você. Não deve ter sido nada confortável para um velho homem de Deus ser repreendido por um homem mais jovem e pagão. Mas apesar de suas desculpas, Abraão se humilhou e fez o que Deus havia dito, orando por Abimeleque e sua casa e deixando ali a bênção da fecundidade.

As situações adversas dos grandes homens e mulheres de Deus contidas na Bíblia nos revelam que eles eram homens semelhantes a nós, sujeitos “aos mesmos sentimentos” (Tg.5:17). Coloque-se diariamente nas mãos do Senhor e, ainda que por vezes você cometa erros de percurso como Abraão, “temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo.2:1).

Pai misericordioso, nós Te agradecemos porque mesmo em nossa condição miserável, o Senhor nos amou e, por Jesus, nos concede o dom do perdão e da redenção! Ajuda-nos, Pai, a errar menos e acertar mais, não para exaltação própria, mas para a Tua glória e louvor! Mas se errarmos, também nos ajuda a lembrar que temos um Advogado celestial e que podemos lançar os nossos fardos sobre Ele. Concede-nos o Teu Espírito para nos conduzir os passos até chegarmos na Canaã celestial. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos amados de Deus!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis20 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.