Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 15 – Rosana Barros by Ivan Barros
1 de maio de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Os acontecimentos que antecederam esta fala do Senhor foram impactantes para Abrão. O peregrino cansado poderia, a partir de então, ser alvo da ira e da vingança daqueles quatro reis. É bem provável que Abrão tenha temido por sua vida e pela vida de sua casa. Mas outra aflição que sempre lhe sobrevinha era o fato de não ter um herdeiro, um descendente. O Senhor, que tudo vê, olhou para o íntimo do coração de Seu fiel servo e prometeu duas coisas: proteção e uma incontável posteridade. A Bíblia diz que Abrão creu, confiou na promessa divina e por isso foi justificado. O que prova que a justiça que vem da fé, amados, sempre existiu e, na cruz, foi consumada.

Semelhante à introdução dos mandamentos em Êxodo vinte, o Senhor falou a Abrão: “Eu sou o Senhor que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar por herança esta terra” (v.7). Primeiro, o Senhor liberta os Seus filhos e, então, os chama a uma vida de obediência. O questionamento de Abrão no verso oito revela a liberdade que temos de pôr à prova as promessas divinas. O sacrifício orientado por Deus incluía todos os animais limpos que podiam ser sacrificados, como uma representação do sacrifício completo de Cristo. E a obediência de Abrão em fazer tudo como o Senhor lhe havia ordenado representa o resultado de uma vida de inteira submissão a Deus.

Exausto de enxotar as aves de rapina que “desciam sobre os cadáveres” (v.11), Abrão caiu em sono profundo, e a Bíblia diz que ele foi acometido por “grande pavor”, sentindo-se envolto em densas trevas. A ele foi revelado o futuro cativeiro de sua posteridade, seu livramento e seu retorno à terra prometida. Em seguida, o Senhor fez passar fogo entre as fileiras para consumir os sacrifícios e fez “aliança com Abrão” (v.18), prometendo toda a terra de Canaã à sua descendência. Sabem, amados, é certo que Abrão teve o privilégio de ter visões e sonhos e de ouvir muitas vezes a voz de Deus. Mas seu relacionamento com o Senhor não se resumia a essas experiências sobrenaturais; Abrão andava com o Senhor nas experiências ordinárias do dia a dia. Não é sem razão que, a respeito dele, o próprio Deus falou: “Abraão, Meu amigo” (Is.41:8).

Quando somos acometidos por situações que nos causam medo e que nos roubam a paz, as palavras ditas a Abrão ecoam da Palavra de Deus até nós: “Não temas […] Eu sou o teu escudo” (v.1). A justiça de Cristo sobre nós está à distância de um “Sim, Senhor, eu creio”. E é justamente essa decisão, confirmada a cada dia, que nos capacita a manter um relacionamento íntimo com Cristo e a oferecer não mais sacrifícios de animais, mas o nosso “corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (Rm.12:2). Então, o Espírito do Senhor vem sobre nós como fogo purificador, habilitando-nos para entrar nas moradas celestiais. Permita que essa obra seja realizada em sua vida.

Pai de amor e de bondade, temos enfrentado muitas dificuldades nestes últimos dias, e muitas vezes nosso coração fica ansioso e cheio de temores. Ó, Deus Santo, que a Tua Palavra continue sendo a nossa fonte de esperança e de fé a cada dia, e que o Teu Espírito nos purifique e capacite para logo estarmos com o Senhor para sempre. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, justificados pela fé!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis15 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.