Filed under: Sem categoria
“Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te almaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (v.3).
O chamado de Abraão, que na verdade tinha por nome Abrão, iniciou com a ordem divina de que ele deixasse para trás os seus parentes e seguisse para uma terra desconhecida. Abrão ouviu a voz de Deus e prontamente obedeceu, “como lho ordenara o Senhor” (v.4). Isso significa, amados, que ele conhecia o Senhor e a origem daquelas palavras. O relacionamento de Abrão com Deus não começou ali, mas tornou-se conhecido a partir dali. Sua mudança repentina, sua confiança na instrução divina e seus altares de adoração tornaram-se em poderoso testemunho por onde quer que passava.
A bênção proferida a Abrão pode ser dividida em sete partes. Percebam:
1. “De ti farei uma grande nação” (v.2);
2. “te abençoarei” (v.2);
3. “te engrandecerei o nome” (v.2);
4. “Sê tu uma bênção!” (v.2);
5. “Abençoarei os que te abençoarem” (v.3);
6. “amaldiçoarei os que te almaldiçoarem” (v.3);
7. “em ti serão benditas todas as famílias da Terra” (v.3).
Primeiro, Abrão ouviu a voz de Deus (v.1). E enquanto avançava com sua caravana na terra de Canaã, ele viu o Senhor (v.7). A aparição divina é conhecida como teofania e cremos que foi o próprio Jesus que apareceu ao Seu fiel servo. Mas eu quero que vocês percebam a ordem que se dá neste capítulo e que é tão recorrente em outros relatos bíblicos: primeiro vem o ouvir, depois o ver. O ver é como se fosse o galardão dos que ouvem e obedecem. A Bíblia diz que: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia” (Hb.11:8).
Houve, no entanto, um tempo de prova para o idoso peregrino que, ao contrário de sua inicial obediência e confiança, demonstrou medo e covardia. Abrão se esqueceu completamente da promessa do Senhor ao entregar sua mulher de bandeja a Faraó. Eu não sei vocês, mas Sara é uma das mulheres que eu gostaria de ver primeiro no Céu. Sabem por quê, amados? Porque mesmo perto dos noventa anos de idade, sua beleza era fora do comum, como veremos em nosso estudo do capítulo vinte, quando Abrão mentiu sobre ela pela segunda vez. A questão é que Abrão temeu por sua própria vida colocando em risco a vida de sua amada esposa. Mas Deus foi em extremo misericordioso e interviu antes que o pior acontecesse. A Bíblia não diz quais foram as “grandes pragas” (v.17) que caíram sobre Faraó e sua casa, contudo, foi o suficiente para que Sarai fosse devolvida a Abrão e ele e sua comitiva pudessem sair em paz do Egito.
Meus irmãos, Deus nos chama hoje a sair da nossa zona de conforto e ir para onde Ele mandar. E isso só se torna possível quando conhecemos a voz do Espírito Santo. Lembrem-se que Deus é o mesmo e Ele não muda (Ml.3:6). Ele deseja conduzir a nossa vida da mesma forma que conduziu a Abrão. E isso precisa acontecer todos os dias. A experiência que tive com Deus ontem não serve para hoje, e a de hoje não servirá para amanhã. Notem a sequência: primeiro, Abrão ouviu a voz de Deus; depois, obedeceu; logo após, chegou a Canaã; então, viu a Deus e seguiu em sua jornada por Canaã, até descer ao Egito (v.10).
A nossa única segurança, amados, está em fixar os nossos olhos em Jesus. Ele é o caminho (Jo.14:6). Se olharmos para as circunstâncias desfavoráveis, como Abrão olhou para aquele tempo de fome; se deixarmos que os problemas ofusquem os nossos olhos dAquele que prometeu estar conosco “todos os dias até à consumação do século” (Mt.28:20), sentiremos medo como Abrão e nossa falta de fé pode comprometer a salvação de outros, principalmente dos de nossa própria casa, como foi com Sarai. Que, pelo poder do Espírito Santo, possamos fixar os nossos olhos em Cristo e andar em passos firmes à Canaã celestial. E que, pela fé, possamos ouvir os passos de um Deus que Se aproxima!
Senhor, nosso Deus, Tu sabes o que é melhor para nós. Nós é que tantas vezes tomamos decisões precipitadas sem pedir a Tua orientação. Perdoa-nos, Pai! Queremos ouvir a Tua voz para muito em breve Te ver. Continua falando conosco através da Tua Palavra e nos concede a virtude de Te sermos obedientes ainda que em meio a circunstâncias adversas. Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, servos obedientes ao Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis12 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário