Filed under: Sem categoria
“São estas as famílias dos filhos de Noé, segundo as suas gerações, nas suas nações; e destes foram disseminadas as nações da Terra, depois do dilúvio” (v.32).
É muito interessante estudar as genealogias iniciais, pois elas nos ajudam a compreender melhor o pano de fundo dos relatos que veremos bem mais à frente. Era comum, por exemplo, nomear as cidades conforme o nome dos descendentes e chefes de determinado local. No capítulo de hoje, vemos o nome Canaã, que daria origem a toda a região que Deus daria muitos anos depois a Israel. Vemos o nome Babel, que deu origem à cidade de Babilônia. Também encontramos o fundador da cidade de Nínive, que foi Ninrode. Além de outros lugares como Sidom, Gaza, Sodoma, Gomorra e a referência ao nome de um dos descendentes de Sem, Uz, que provavelmente teve uma região com seu nome, como podemos ver na referência em Jó 1:1.
Notem que os descendentes de Noé começaram a se espalhar pela Terra conforme a ordem divina, “cada qual segundo a sua língua, segundo as suas famílias, em suas nações” (v.5). O desejo do Senhor era de que o homem se multiplicasse e, pela revelação de Sua vontade, buscasse viver de acordo com ela. Infelizmente, não foi bem assim. A partir da descendência de Cam, a corrupção se espalharia novamente sobre a Terra. E o destaque ao nome de Ninrode e sua habilidade não se trata de um dom, e sim de um desafio constante “diante do Senhor” (v.9). Em hebraico, seu nome significa “revolta”, e sua rebelião contra Deus tornou-se aberta ao fundar o reino de Babel, assim como Caim fundou a primeira cidade ímpia.
Seria através da descendência de Sem que Deus suscitaria novamente um homem fiel, assim como havia chamado a Noé. Mas, até lá, mesmo a descendência de Sem estaria contaminada com os costumes e idolatria de seus parentes cananeus. Um problema que é sempre recorrente no curso da História. Através de costumes considerados insignificantes ou que dizem não interferir na fé, Satanás, assim, abre brechas para encher o coração dos filhos de Deus com distrações que os afastam paulatinamente da “religião pura e sem mácula” (Tg.1:27). Muitos dos descendentes de Cam foram rebeldes e obstinados. Precisamos ter muito cuidado, amados! Pois a Palavra de Deus é bem clara: “a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria” (1Sm.15:23).
Foi a partir de sua rebelião e obstinação que Lúcifer tornou-se Satanás, enganando e recrutando para si terça parte dos anjos, e multidões aqui na Terra. Sua estratégia continua sendo a mesma: desviar os nossos olhos e os nossos ouvidos da verdade. E como ele faz isso? Oferecendo à humanidade tudo aquilo que Jesus rejeitou. Através do apetite (e me refiro aqui a todos os gostos pessoais egoístas), da necessidade de reconhecimento e fama, e dos prazeres e riquezas do mundo, o inimigo de Deus deseja nos fazer cair no deserto. Mas Aquele que salvou Noé e sua família do pior momento desta Terra, foi vitorioso no deserto da tentação (Mt.4:1-11), para que sejamos vitoriosos com Ele e façamos parte da “grande multidão […] de todas as nações, tribos, povos e línguas” que estarão “em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos” (Ap.7:9).
Você deseja ter o seu nome escrito no maior livro de nomes de todos os tempos, o “Livro da Vida do Cordeiro” (Ap.21:27)? Então, mesmo em meio a “uma geração má e adúltera” (Mt.16:4), escolha Jesus e Ele lhe dará a maior herança ainda aqui nesta Terra: o Espírito Santo.
Querido Pai Celestial, o Senhor deixou a cargo do homem escolher a vida ou a morte, a bênção ou a maldição. Nós queremos a vida, Pai! Nós queremos a Tua bênção! Não queremos viver segundo os costumes deste mundo, mas segundo a Tua vontade! E para que nosso nome permaneça no Livro da Vida, clamamos que nos conceda o batismo do Espírito Santo a cada dia! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, geração eleita!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis10 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário