Filed under: Sem categoria
“Sai da arca, e, contigo, tua mulher, e teus filhos, e as mulheres de teus filhos” (v.16).
Foram quarenta dias de chuva, quando “romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram” (Gn.7:11). Isso explica a diversidade de relevos no mundo e a enorme quantidade de fósseis marinhos encontrados, inclusive, em locais remotos e secos. Foram 150 dias de espera até que toda água escoasse e até que o Senhor ordenasse que Noé e sua família saíssem da arca. Até o dilúvio, Deus havia avisado a Noé sobre o tempo em que viria o juízo sobre a Terra. Mas, a soltura dos pássaros e as tentativas em saber se a Terra já havia secado, mostram que houve um tempo de silêncio por parte de Deus, quando certamente a fé dos habitantes da arca foi provada.
Vivemos hoje na geração do imediato. Tudo é muito rápido e, por vezes, nos falta paciência para esperar. Infelizmente este é um mal que também tem atingido o povo do advento. Sabemos, pelo cumprimento profético, através do cenário global atual, que a volta de Jesus é iminente. Contudo, não podemos basear a nossa fé em QUANDO Jesus virá, e sim, em COMO Ele deseja nos encontrar quando Ele voltar. Em nenhum momento Noé duvidou do cuidado de Deus. Ele simplesmente fez o que lhe era humanamente possível, aguardando no Senhor o tempo determinado para sair da arca. Ele chegou à conclusão de que não iria demorar, mas esperou pacientemente a ordem divina.
E o resultado de sua fidelidade foi a saída segura de todos que estavam na arca, inclusive dos animais. A Bíblia diz que a primeira ação de Noé ao sair da arca foi a de levantar “um altar ao Senhor” (v.20). Em atitude de adoração e profunda gratidão, o patriarca “ofereceu holocaustos sobre o altar” (v.20), símbolo de sua submissão ao plano divino e monumento da aliança firmada pelo Senhor com a humanidade (v.21, 22). Sabem, amados, com certeza a arca foi severamente sacudida pelas águas e os excrementos dos animais causavam um odor nauseante, mas era ali o único lugar seguro. Enquanto Cristo não vem, Ele espera que Seu povo esteja unido num só propósito, e Seu Espírito trabalha para que sejamos Sua “igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito” (Ef.5:27). A igreja hoje está sendo sacudida e pode ainda apresentar o fétido odor do pecado, mas é ali que o Senhor ordena que permaneçamos até que Ele venha.
“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé” (Hb.11:7). A recorrente menção de toda a casa de Noé testifica o amor de Deus pela família. É desejo do Senhor que as famílias se convertam e tenham a alegria de desfrutar da companhia uns dos outros na eternidade. E a igreja tem um papel fundamental em solidificar as famílias no “assim diz o Senhor” e prepará-las para o tempo de prova que está por vir. Mas está chegando o tempo, meus irmãos, em que “ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles, pela sua justiça, salvariam apenas a sua própria vida. […] não salvariam nem a seus filhos nem as suas filhas; só eles seriam salvos” (Ez.14:14, 18).
Devemos sempre ter em mente que a salvação é individual. A minha experiência com Cristo nunca poderia substituir a sua própria experiência com Ele. Por isso que o nosso testemunho pode levar pessoas a Jesus, mas jamais mantê-las junto dEle. Precisamos, como Noé, andar com o Senhor. É algo pessoal e intransferível. Você deseja ser como Noé, herdeiro da justiça pela fé? Deseja fazer parte da última igreja de Cristo, que aguarda com paciência a bendita esperança? Então, permita que o Espírito Santo seja o condutor da sua vida e logo você chegará ao porto seguro.
Pai de amor, o nosso relacionamento Contigo precisa sair da esfera superficial, e se aprofundar em confiança, fidelidade e perseverança, para que nossos ouvidos estejam atentos ao que o Teu Espírito diz e nossos olhos abertos para enxergar os Teus planos. Senhor, como Noé, necessitamos de paciência e de uma fé que não vacile, ainda que severamente provada. Ofertamos a Ti o nosso coração e clamamos que crie em nós um coração novo e puro, que se alegre sempre em Tua presença e aguarde ansiosamente o retorno de Cristo. Por Jesus nós Te oramos, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, igreja do Deus vivo!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis8 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário