Reavivados por Sua Palavra


Gênesis 05 – Rosana Barros by Ivan Barros
21 de abril de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (v.24).

Talvez este seja o versículo mais destacado e lembrado deste capítulo. A vida de Enoque foi e continua sendo um exemplo de uma jornada cristã vitoriosa. Sendo o sétimo na descendência de Adão, e avô de Lameque, que viveu setecentos e setenta e sete anos, certamente Enoque experimentou a perfeita comunhão com Deus. Foi ele que, já em seu tempo, declarou a primeira profecia sobre a segunda vinda de Cristo: “Eis que veio o Senhor entre Suas santas miríades” (Jd.14). O assassinato de Abel por Caim e a terrível conduta de sua descendência são provas inequívocas de que o mal já havia se alastrado e começava a tomar proporções que logo iria requerer a intervenção divina.

Mas além do fiel testemunho de Enoque, há muito o que podemos aprender no capítulo de hoje. Notem que o verso dois diz que Deus criou o homem e a mulher, “os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados”. A aliança estabelecida no casamento é tão sagrada e profunda, que Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança não apenas no aspecto físico e no caráter, mas também abençoou a união de um homem e uma mulher como um elo inquebrável. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, mas um só Deus, o casal torna-se “uma só carne” (Gn.2:24). Quando, após o pecado, Adão deu nome à sua mulher, é porque havia um significado que apontava para a esperança de vida eterna.

Principalmente no Antigo Testamento, os nomes carregavam um peso em seu significado. A escolha não era como hoje, aleatória ou por gostos pessoais. O nome da criança refletia uma história ou uma mensagem a ser transmitida, ou mesmo a expectativa dos pais na trajetória dos filhos, e muitos possuíam um verdadeiro significado profético. Outra prática comum naquele tempo era a memorização dos relatos e das genealogias como uma forma de preservar a memória e a história, além de confirmar as promessas divinas. A genealogia de hoje, por exemplo, é uma das mais belas mensagens sobre a queda do homem e o plano da redenção.

Percebam, amados, através do significado dos nomes, a bela história que era contada de geração a geração dos filhos de Deus:

Adão: “O homem”
Sete: “Apontado”
Enos: “Mortal”
Cainã: “Desgraça”
Maalalel: “O Santo Deus”
Jarede: “Descerá”
Enoque: “Ensino, disciplina”
Metusalém: “Sua morte trará”
Lameque: “Sem esperança”
Noé: “Descanso”

Vamos organizar em uma só sentença? Ficaria mais ou menos assim:

“Ao homem está apontada uma mortal desgraça, mas o Santo Deus descerá ensinando, e Sua morte trará aos sem esperança, descanso”.

Medite hoje nesta verdade tão linda e nunca mais subestime o valor e a importância das genealogias na Bíblia. Elas fazem parte da Palavra de Deus e merecem a nossa atenção tanto quanto qualquer outro texto das Escrituras Sagradas. E ainda que o nosso nome aqui não reflita o plano de Deus para a nossa vida, apegue-se à promessa de Apocalipse 2:17: “lhe darei uma pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe”. No Céu teremos um nome que bem representará a nossa experiência pessoal com Jesus. Prepare-se para receber, muito em breve, sua nova e eterna certidão de nascimento!

Pai querido e bendito, nós Te louvamos porque desde as primeiras gerações dos Teus filhos, o Senhor deixou bem claro e de uma forma tão linda o Teu amor eterno por cada um de nós. Assim como o Senhor, o Espírito Santo e Jesus são um, Tu desejas que sejamos um Contigo e vivamos em unidade aqui, como testemunhas do Teu caráter. Ajuda-nos, Pai! E nos ensina, assim como Enoque, a andar Contigo todos os dias de nossa vida até que nos encontremos face a face. Por Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, futuros cidadãos do Céu!

Rosana Garcia Barros

#Gênesis5 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.