Filed under: Sem categoria
“E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” (v.9).
Antes mesmo da criação do mundo, “Houve peleja no Céu” (Ap.12:7). No coração de um ser criado perfeito, surge o pecado, algo inexplicável que conhecemos como “o mistério da iniquidade” (2Ts.2:7). Conhecido como Lúcifer, um anjo de luz, esse querubim cobridor estava constantemente na presença de Deus e conhecia de perto o caráter do Eterno (Leia Ez.28:14-15). Sua rebelião contaminou o coração de terça parte dos anjos (Ap.12:4), compondo um motim contra Deus e os demais anjos que permaneciam fiéis. Essa guerra gerou uma perda irreparável no Céu e uma enorme tristeza no coração de Deus. Pois “Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos; todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no Céu o lugar deles” (Ap.12:7-8).
O Senhor foi vitorioso na batalha no Céu, mas ainda havia uma batalha a ser travada na Terra. A essência do caráter de Deus é o amor; um fato que carrega a verdade de que no amor há liberdade. Certamente, o casal edênico foi advertido quanto a este inimigo oculto que poderia lhes tentar. Mas, astuto e sagaz, Satanás tomou a forma de uma serpente, na primeira sessão espírita da Terra. Com lisonjas e mentiras, fingindo ter interesse no ser humano, “a antiga serpente” (Ap.12:9), avançou em seu propósito de ferir ainda mais o coração de Deus através da queda do primeiro casal. E oferecendo a eles o que ele mesmo cobiçava (Is.14:14), comemorou em triunfo quando Eva comeu daquele fruto e o “deu também ao marido, e ele comeu” (v.6).
A tentação é o meio utilizado pelo Maligno para levar o homem a pecar. Entendam, amados: Tentação não é pecado. Se Eva houvesse ficado tentada a comer, mas não tivesse comido, de forma alguma estaríamos neste mundo de pecado hoje. Por isso é tão perigoso nos aproximarmos das “zonas de tentação”. Satanás sabe exatamente em que nos tentar. Mas, como Adão e Eva foram advertidos quanto ao perigo e às consequências da desobediência, hoje nós também temos a Palavra de Deus, que é viva e eficaz, e nos foi dada como uma bússola na direção de Deus.
Percebam que os olhos do casal foram abertos para o mal e fechados para a glória de Deus, pois perceberam a sua nudez. A forma humana de cobrir a nudez do pecado é ineficaz e nunca seria suficiente. Mas no relato a partir do versículo 8, temos descrito o passo a passo do plano da salvação:
- Deus procura o homem (v.8-9);
- Deus promove o diálogo entre Ele e o homem (v.11-13);
- Deus toma providência contra o mal (v.14);
- Deus traça o plano perfeito para acabar com o mal (v.15);
- Ele não esconde as consequências do pecado, mas promete cuidar do ser humano ao preparar-lhe roupas adequadas e ao vesti-lo (v.16-21).
Sabem, amados, o fato de Deus ter expulsado o casal do Éden, de lhes ter empregado duras consequências e impedido de se alimentarem da árvore da vida, nos revela a graça e a misericórdia de Deus para com a humanidade. Se não houvesse consequências ruins para o pecado, nunca nos daríamos conta de que esta não é a nossa casa original. E se a árvore da vida estivesse ao nosso alcance, o mal seria perpetuado. Ó, maravilhosa providência divina, “para guardar o caminho da árvore da vida” (v.24) até que estejamos prontos para dela desfrutar! Ali no Éden, houve o primeiro sacrifício “do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap.13:8). E Ele deseja nos vestir das mesmas vestes de Sua justiça. Só assim, estaremos prontos para novamente andar com Deus no jardim que Ele “tem preparado para aqueles que O amam” (1Co.2:9).
É só uma questão de tempo, meus irmãos, e logo o Senhor esmagará a cabeça da serpente de uma vez por todas (v.15), e nos levará para a Sua “santa cidade, Jerusalém, […] a qual tem a glória de Deus” (Ap.21:10-11).
Nosso Deus e Pai de misericórdias, nós Te louvamos pelo plano da redenção que, em Jesus, se cumpriu perfeitamente de uma vez por todas! Cremos em Tuas promessas e clamamos que nos prepare para Te encontrar, cobrindo a nossa nudez com as vestes de Tua justiça! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz sábado, justificados por Cristo!
Rosana Garcia Barros
#Gênesis3 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário